O DIÁRIO DE ANNE FRANK por Anneliesse Frank


Título original: Das Tagebuch der Anne Frank
Autor:  Anneliesse Frank
Editora: Record
Páginas: 315
Classificação:


Anneliese Marie Frank, uma adolescente judia nascida na Alemanha, tornou-se tristemente conhecida e eternizada como Anne Frank, a dona de um diário que é um dos mais sinistros legados do sofrimento causado ao mundo pelo nacional socialismo da Alemanha de Hitler.
Anne morava na Holanda com sua família quando os nazistas lançaram a temida blitzkrieg sobre os Países Baixos, em 1940. No documento mundialmente notório a garota relata a vivência no Anexo Secreto, como era chamado um anexo de quartos construídos acima de um escritório de seu pai, Otto Frank, cuja entrada era ocultada por uma falsa estante de livros. Além de versar sobre o cotidiano no esconderijo, Anne também faz surpreendentes reflexões sobre o futuro de sua família e amigos, de sua nação e seu povo – e o faz com uma surpreendente maturidade. É difícil manter-se indiferente à madureza da menina ao tratar de temas tão delicados e complexos, com notável clareza. Isso porque é fácil ficar impressionado com tais singularidades, principalmente por morarmos em um país onde a educação “efetiva” ainda é uma utopia; onde adolescentes raramente lêem e quando o fazem, em sua maioria não conseguem entender o que leem, tampouco construir um pensamento ou expressar-se adequadamente.
Anne, seus pais, sua irmã e mais quatro pessoas viveram no Anexo durante 25 meses, contando com a ajuda de funcionários de Otto Frank
O diário já se inicia em uma Holanda ocupada, onde vemos breves sinais dos estragos das leis alemãs que suprimiram direitos básicos dos cidadãos da comunidade judaica. A claustrofobia cresce vertiginosamente com o passar das páginas e ultima com o trágico destino de boa parte dos judeus varridos pela Alemanha Nazista do solo europeu.
_______________
Já li duas vezes e chorei horrores.

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos