O Conto da Ilha Desconhecida - José Saramago


Ler Saramago é sempre uma grande surpresa pra mim, e com esse livro não foi diferente. Eu iniciei minhas leituras desse autor português pelo livro Todos os Nomes (apesar de ter ganho Um Ensaio sobre a cegueira, que ainda não li), e recentemente estou lendo As Intermitências da Morte, quando passeando pelas estantes da biblioteca em que trabalho, me deparo com esse pequenino livro - tem apenas 64 páginas - mas com um grande conteúdo.
Muito já se escreveu e ainda se escreverá sobre a eterna busca do ser humano em se encontrar, e é essa a linha que é o assunto do livro. Porém, Saramago consegue nos prender na leitura - que diga-se de passagem você lê de uma só vez e relê em seguida, assim como eu fiz - nos mostrando através de suas personagens como se desenrola a busca do ser humano em se encontrar.
Cada qual terá sempre um desejo que acha relevante para sua vida e sempre haverá aquele que é mais humilde e que não pede grandes coisas da vida, apenas a felicidade, através do seu encontro consigo mesmo.
Uma passagem resume de fato essa questão, quando o autor nos diz assim:

"Acordou abraçado à mulher da limpeza, e ela a ele, confundidos os corpos, confundidos os beliches, que não se sabe se este é o de bombordo ou o de estibordo. Depois, mal o sol acabou de nascer, o homem e a mulher foram pintar na proa do barco, de um lado e do outro em letras brancas, o nome que ainda faltava dar à caravela. Pela hora do meio-dia, com a maré, A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma."

Saramago para mim é genial! E esse livro me tocou!
Recomendadíssimo!

4 comentários

•*♥*• Sanzinha •*♥*• disse...

Eu, até agora, só li um livro dele: "Memorial do Convento". Aliás, agora que vi que não falei dele aqui. Vou corrigir isso futuramente. Mas gostei muito do estilo dele e da maneira de narrar os acontecimentos. Com certeza vou gostar de outros livros dele também. E, por culpa sua, minha lista de "Esse eu quero ler" está aumentando... rs.

Beijão!

Tempestade disse...

É isso aí San, então estou cumprindo o papel exímio de uma bibliotecária: Difundir a leitura para conhecimento e diversão!
E que venham mais livros.
Beijos Tempestuosos!

Beta disse...

Obrigada querida!!!

Bj

EDER RIBEIRO disse...

Caí aqui através do blog do Élcio, e olha que adorei, pois sou um leitor contumaz, leio um livro por semana. Do Saramago li quase tudo e ele é simplismente genial. Não deixe de ler ensaio sobre a cegueira, o filme não é lá essas coisas, mas o livro é fascinante. Voltarei mais para colher. Bjos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos