ESTILHAÇA-ME - Tahereh Mafi

Título original: Shatter me
Autora: Tahereh Mafi
Série: Livro 1
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Classificação: 
SinopseJuliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.



Há exatamente duzentos e sessenta e quatro dias, Juliette, de dezessete anos, está isolada do mundo. Nada de pessoas, nada de saber o que acontece lá fora e muito menos de sua família.
Por que? Porque Juliette é uma arma letal ambulante. Seu toque mata. Um simples roçar de pele de outra pessoa na sua e pronto, a agonia é tanta que a pessoa morre. Simples assim. Os colegas da escola tinham-na como uma aberração e praticavam todo tipo de bullying com ela. Para seus pais, ela era uma maldição, um castigo dos céus. Eles mesmos entregaram-na às forças do Restabelecimento.

Mas o que está acontecendo afinal de contas?

A Terra, como nós a conhecemos, não existe mais. O que existe agora são as pessoas que sobreviveram às várias catástrofes naturais e aos ataques radioativos da guerra. Não há árvores, rios, natureza, nada. A comida é escassa e bem diferente do que costumava ser. Os animais quase não existem mais e há quem diga que, numa época muito remota, os pássaros podiam voar pelo céu, mas ninguém nunca viu, então não dá pra acreditar muito. O Restabelecimento é quem está no poder e comanda como bem quer os pobres seres humanos que restaram. Quanto a Juliette, ela será a nova arma letal de Warner, o chefe do Restabelecimento.

A história é narrada pela própria Juliette e confesso que é um pouco confuso no começo, mas a gente se habitua e acaba entendendo o motivo das frases riscadas e das repetições. Como toda distopia, Estilhaça-me fala sobre o mau uso que fazemos dos recursos de nosso planeta, nossa falta de respeito à natureza e sobre o fim de tudo isso por nossa – e apenas nossa – culpa. Mas não é só isso. O livro também tem romance, é claro, e nos introduz a uma nova geração de humanos: os mutantes. E pra quem gosta de X-men, vai ficar feliz, porque a história é nesse estilo. :)

Confesso que eu estava bem desanimada no começo da leitura, estava achando o livro chato, não conseguia prender minha atenção. Mas depois, no desenrolar dos acontecimentos, me vi cada vez mais curiosa, querendo saber o que acontecerá com Juliette e com Adam, seu par romântico.

No fim das contas, Estilhaça-me acabou sendo uma boa leitura e eu fiquei muito satisfeita. Agora resta esperar pela continuação, que virá em 2013.

Recomendo!

Abaixo, o book trailer do livro.

5 comentários

devorador de letras disse...

Bom dia Sandra,

Esse livro esta na minha de leitura e não vejo a hora de le-lo, agora com a sua resenha fiquei bem mais curioso...parabéns pela resenha.....abçs.


http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

Camila Araújo disse...

Eu me apaixonei por Estilhaça-me!
Adoro a capa! Adoro a história! Amo a pegada X-Men!
E a Tahereh é uma fofa que responde os leitores no twitter e até sabe português, se não me engano. ^^

Beijos e bom dia!

Beatriz Gosmin disse...

Oi Sandra, tudo bem?

Eu também gostei bastante de estilhaça-me e assim como você achei o começo meio parado sem dar muito para a história.
Senti falta de uma boa ação no livro, mas gostei da história e o final me deixou bastante ansiosa para a continuação!

Beijos
Bia | www.livroseatitudes.com.br

Ju disse...

Eu amei Estilhaça-me!!! Já comecei a ler entendendo a confusão na escrita como a confusão na cabeça da Juliette, e acredito que isso me possibilitou uma ótima forma de ver a história. É muito cruel esse poder que ela tem, de não poder tocar as pessoas. Espero que ela aprenda a lidar melhor com ele nos próximos livros! =)

Amanda Faustino disse...

Em breve vou ler esse livro e espero gostar. Só espero que eu não me confunda muito com a escrita diferente da autora, rs.

Beijos,
Mandi - Book and Cupcake.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos