@MOR - Daniel Glattauer


@MOR
Título original: Contra el viento norte 
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras
Páginas: 199
Classificação: *
Sinopse: Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura.

Cara Emmi Rothner,

Nós mal nos conhecemos ou não nos conhecemos absolutamente. Contudo, agradeço pelo seu afetuoso e muitíssimo original e-mail coletivo! É preciso que a senhora saiba: eu amo e-mails coletivos, enviados a um coletivo ao qual eu não pertenço.

Sds, Leo Leike.

Re:
Perdoe-me o aborrecimento por escrito, senhor Sds Leike. O senhor entrou por engano na minha lista de clientes, porque eu, há alguns meses, quis cancelar uma assinatura e acidentalmente usei seu endereço eletrônico. Vou apagá-lo agora mesmo.
P.S: Caso lhe ocorra uma maneira mais original de desejar a alguém “Feliz Natal e Próspero Ano Novo” do que usar “Feliz Natal e Próspero Ano Novo”, por favor me diga.
Até lá: Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

E. Rothner

Fw:
Eu lhe desejo uma festa agradável e torço para que o ano que se avizinha entre para os 80 melhores de sua vida. E, caso a senhora tenha, nesse meio-tempo, feito a assinatura de dias ruins, cancele-os tranquilamente – por engano – comigo.

Leo Leike. 


Assim é @mor. No livro não há narrativa, há apenas trocas de e-mails entre os personagens e nós podemos acompanhar o que se passa na vida de ambos de acordo com o que escrevem.

Essa troca de e-mails começou quando Emmi enviou um e-mail cancelando a assinatura de uma revista. Acontece que ela mandou para o e-mail errado e ele foi parar na caixa de entrada de Leo Leike. A princípio eles começam trocando farpas e e-mails carregados de sarcasmos, mas com o passar do tempo eles acabam ficando amigos e, consequentemente, se apaixonando.

A partir daí, seus e-mails giram em torno de um único assunto: devem se encontrar ou não?

Muita gente amou esse livro. Eu simplesmente odiei.
Enquanto Leo é compreensivo, sincero e divertido, Emmi é apenas Emmi. Ela é egocêntrica, egoísta e é muito, muito irritante! Ela não quer se envolver com Leo, mas também não quer que ele se envolva com ninguém e nem que tenha uma vida fora dos e-mails. Cobra satisfações, fica brava. No entanto, quando ela quer fazer o que quer, faz e pronto, e nem liga para o que ele pensa. Vive levando o coitado em banho-maria e isso me irritou profundamente. Mais ainda por ele aceitar.

E é só isso que tenho pra dizer. Emmi é um porre e muito egoísta, como já disse. E Leo é um tonto que deixa ela fazer o que quiser dele.

Tem a continuação, mas eu nem quero ler. Pra mim chega de Emmi!
E mesmo a maioria tendo amado esse livro, eu não recomendo a ninguém.
Leitura maçante demais!
Nunca havia dado apenas 1 estrela para um livro. Este foi o primeiro.


Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos