PAIXÃO, DROGAS E ROCK 'N' ROLL - Daniela Niziotek

Autora: Daniela Niziotek
Editora: Maquinária
Páginas: 192
Classificação: **
Sinopse: Brian Blue é vocalista e líder de uma das maiores bandas de hard rock do início dos anos 90 e Vicky, uma adolescente brasileira. Desse encontro improvável, nasce uma história de amor com todos os ingredientes dos tempos modernos. Com rara sensibilidade, Daniela Niziotek envolve o leitor ao abordar as dificuldades e concessões enfrentadas para a concretização dessa relação quando um fato trágico se interpõe, mudando para sempre a vida dos personagens. De modo delicado e comovente, mas com aguda percepção, Daniela fala das belezas e dores humanas, trazendo à tona, em meio a uma torrente de sentimentos, os bastidores do mundo do rock. Um mundo de muito glamour, mas também de desencanto e impossibilidades extremas. Brian e Vicky vivem e sofrem os dilemas do amor e da paixão, da insensatez e da lucidez, da luta para fazer prevalecer a razão em um universo cheio de contradições. Dessa mistura de emoções, nasce uma trama muito bem urdida que nos faz pensar sobre a essência do amor e suas nuances mais caprichosas e imprevisíveis.

Brian Blue é o famoso vocalista da badaladíssima banda de rock americana chamada Fears.
Vicky é uma garota de 18 anos que acaba de passar no vestibular e ingressar no curso de Filosofia, na USP. 
Ele era viciado, alcoólatra e irresponsável. Ela era cfd, toda certinha e só ouvia MPB. Duas pessoas completamente diferentes, com vidas e gostos diferentes, que seguiam por caminhos diferentes. Até que seus caminhos se cruzam.


O Fears está no Brasil para um show e a melhor amiga de Vicky é super fã da banda. Seu irmão trabalha para Brian Blue e conseguiu ingressos para as meninas.

O show foi hipnotizantes e apesar de Vicky não gostar daquele estilo de música, ela reconhecia que o vocalista exercia um poder estranho sobre a plateia, que delirava a cada música.


No hotel, como as meninas estavam hospedadas no mesmo andar que os integrantes da banda, uma situação desagradável aconteceu e Vicky acabou tendo que lidar com tudo sozinha e isso incluía Brian. Foi aí que eles se conheceram.


Depois de resolvido o problema e feitas as devidas apresentações, Vicky e Brian descobriram uma afinidade imensa entre eles e não conseguiram mais ficar longe um do outro. Mas a banda logo voltou para os Estados Unidos e a garota achou que sua vida voltaria ao normal.

Depois de muito fugir e tentar negar, ela acaba se rendendo e admitindo que estava apaixonada. Felicíssimo, Brian volta para o Brasil para ficar alguns dias com a namorada.


A paixão que tomou conta dos dois era avassaladora, tornando ambos dependentes um do outro. A mudança de Brian por causa de Vicky era visível e seus companheiros de banda até o estranhavam. Ele já não se drogava mais, não bebia, não fumava, não fazia mais sexo com qualquer uma...  E a cada visita de Brian ao Brasil, era mais difícil ir embora, até que ele não aguentou mais e acabou pedindo a Vicky que se casasse com ele. Enquanto ele era totalmente impulsivo, ela era muito pé no chão e quis analisar bem a situação. 


Depois de muitos desentendimentos eles chegaram a um acordo e estavam cada vez mais felizes. E então chegou o dia da primeira visita de Vicky a Brian em sua casa, em Los Angeles. Ela passaria as férias com ele. Porém, o que era para ser um período de felicidade cheio de amor, tornou-se um inferno. 


Brian teve a pior notícia de sua vida e isso acabou com todos os seus sonhos e com os de Vicky também, fazendo com que ele voltasse a ser o antigo Brian, de comportamento irresponsável, violento e autodestrutivo.


A partir daí, ambos tentam sobreviver à tragédia que se abateu sobre eles e tentam juntar os cacos e encontrar uma maneira de seguir em frente.


A princípio eu gostei do livro. Daniela soube retratar muito bem o caminho destrutivo ao qual a irresponsabilidade pode levar. Soube nos mostrar o efeito das drogas na vida de uma pessoa e de como é fácil deixar-se se levar por elas, transformando-se numa pessoa violenta e sem limites. Ela também tocou sutilmente num tema interessante, que é aquele relacionamento tão intenso que acaba se tornando doentio, causando dependência. 


Enfim, Paixão, drogas e rock’n’ roll tinha tudo pra ser um livro muito bom, mas eu acho que a autora perdeu a mão no fim da história. Independente de o livro ter ou não um final feliz, acho que deixou muito a desejar. A impressão que eu tive foi a de que ela não soube como terminar a história e então transformou o fim de um capítulo no fim de tudo e acrescentou um epílogo, dizendo o que aconteceu muito, muito tempo depois. Não gostei e achei muito mal feito.


Eu sei que há muitas pessoas que adoraram o livro, mas pra mim o final estragou tudo. De qualquer forma, acredito que ela teve sucesso em passar a mensagem que queria.


Não recomendo a leitura para menores de 16 anos, pois as “cenas” sobre drogas, sexo e violência são bem pesadas.




Esta resenha foi feita para cumprir o item 15 do Desafio Realmente Desafiante:

15 - Ler um livro com a capa feia.  


Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos