UM GATO DE RUA CHAMADO BOB - James Bowen

Título original: A street cat named Bob
Autor: James Bowen
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
Classificação: 
Sinopse: Quando James Bowen encontrou um gato ferido, enrolado no corredor de seu alojamento, ele não tinha ideia do quanto sua vida estava prestes a mudar. Bowen vivia nas ruas de Londres, lutando contra a dependência química de heroína, e a última coisa de que ele precisava era de um animal de estimação. No entanto, ele ajudou aquele inteligente gato de rua, a quem batizou de Bob (porque tinha acabado de assistir a Twin Peaks). Depois de cuidar do gatinho e trazer-lhe a saúde de volta, James Bowen mandou-o embora imaginando que nunca mais o veria. Mas Bob tinha outras ideias. Logo os dois tornaram-se inseparáveis, e suas aventuras divertidas — e, algumas vezes, perigosas — iriam transformar suas vidas e curar, lentamente, as cicatrizes que cada um dos dois trazia de seus passados conturbados. Um Gato de Rua Chamado Bob é uma história comovente e edificante que toca o coração de quem a lê.

James Bowen teve uma infância difícil. Seus pais se separaram, sua mãe o deixava sozinho para trabalhar e depois dava mais atenção ao seu padrasto do que a ele. James sofria bullying na escola e tudo isso o transformou num adolescente rebelde e viciado em drogas.

Depois de muitos problemas, ele acabou deixando a Austrália, onde morava, e foi tentar ter uma vida melhor em Londres, o que não aconteceu. Acabou sendo internado numa clínica de desintoxicação.

Ao sair da clínica, James conseguiu alugar um pequeno e precário apartamento e começou a procurar um emprego. Ainda estava em tratamento e supervisão da clínica e isso acabou dificultando sua vida profissional. Assim, ele pegou seu violão e decidiu tocar na rua em troca de algumas moedas. O que conseguia não era grande coisa, mas ele conseguia sobreviver.

Numa noite, ao chegar em casa, ele encontrou à sua porta um gatinho laranja, de rua, com a perna machucada. Deixou-o entrar e deu-lhe um pouco de comida, percebendo que o bichinho estava realmente com fome. No dia seguinte, tentou fazer com que o gato fosse embora, mas isso não aconteceu. Nem no dia que se seguiu.

Concluindo que o gato decidira ficar com ele, James levou-o ao veterinário para cuidar de seus ferimentos. Tinha pouco mais de 30 libras no bolso e gastou-as todas com o gato, sem saber quando ou quanto de dinheiro teria novamente. A cada dia que se passava, ele se apegava mais ao gato e batizou-o de Bob.

Certo dia, ao sair para trabalhar, James viu que Bob o seguira e estava determinado a ficar com ele onde quer que ele fosse. Sem escolha, James o carregou e levou-o consigo. Bob ficou quietinho ao seu lado enquanto ele tocava, não deu trabalho nenhum e, para surpresa de James, ao final do dia ele percebeu que recebera o triplo de dinheiro! Tudo por causa de Bob. O gato chamava tanta atenção que as pessoas paravam para brincar com ele e acabavam deixando uma moedinha o outra ali para James.

"Ele era um morador de rua e sem qualquer esperança... até que encontrou um gatinho cor de laranja"


Bob chegou na vida de James para mudá-la de uma vez por todas, e pra melhor!
O gato tornou-se o melhor amigo de James e este fazia de tudo para poder cuidar dele direito.
Ter um gato despertou no rapaz o senso de responsabilidade e ensinou-o a ter mais disciplina. Também o ajudou na parte do vício. Ele estava tão feliz com seu novo amigo que não queria que ele tivesse que conviver com seu passado obscuro a rondá-los. Assim, James libertou-se das drogas de uma vez por todas e nunca mais tornou a usá-las. Até decidiu procurar por um emprego novamente.


"Todo mundo precisa de um tempo, todo mundo merece uma segunda chance. Bob e eu agarramos a nossa”


As aventuras e situações inusitadas vividas por James e Bob são inúmeras e emocionantes. É impossível não se emocionar com a história desses dois e com a amizade linda que nasceu entre eles.

Eu, como apaixonada por gatos que sou (a maioria de vocês já sabe que tenho 3 em casa), fiquei muito tocada ao ler sobre mais uma pessoa que foi tocada e transformada pelo amor de um bichinho tão especial.

"Era como se ele soubesse o que eu estava sentindo. Algumas vezes enquanto eu cochilava, ele se aproximava de mim e colocava o rosto perto do meu, como se dissesse:" tudo bem ai, companheiro? Estou bem aqui se precisar de mim"

O que mais me emocionou foi James dizendo que antes, quando ele ia pra rua tocar sozinho, as pessoas sequer olhavam para ele, mal cumprimentavam. Ele diz que era invisível para todos. No entanto, depois que ele passou a levar Bob consigo, era difícil dar dez passos sem ser parado na rua. A todo momento as pessoas queriam brincar com o gatinho, turistas queriam tirar fotos, as pessoas paravam para conversar, saber sobre o gato e como James fazia para cuidar dele. Muitos até compravam comida e presentes para Bob!

Bob foi um acontecimento crucial na mudança de vida de James. Hoje ele continua tocando nas ruas de Londres, mas também vende seu livro e é conhecidíssimo. E podemos esperar ansiosos, pois parece que os direitos já foram vendidos para o cinema e em breve teremos um filme sobre essa história fofa!

Um gato de rua chamado Bob é uma história linda sobre amizade, superação e amor incondicional. Leitura obrigatória para todas as pessoas.

Os que gostam de animais, certamente se emocionarão com o livro.
Os que não gostam, talvez passem a pelo menos respeitá-los um pouco mais.

Porque eles merecem.

Recomendadíssimo!

Abaixo, um dos muitos vídeos de James e seu fofo Bob (ele conta sua vida nessa entrevista, mas está em inglês e sem legenda):




Página oficial no Facebook: A Street Cat Named Bob

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos