De Tudo Um Pouco - Devaneios da Gih (minha rotina literária)

Minha rotina literária
Obrigação, desejo, futuro

Olá, galera! Como vai essa força?

Bem, antes de tudo quero me desculpar pelo sumiço, não foi intencional, mas estou feliz em estar de volta e poder compartilhar com vocês meus gostos e experiências.

Para estrear esse novo cantinho da San (e de todos nós), bem, estreia dos meus posts pelo menos kkk, decidi falar um pouquinho sobre a minha rotina literária, então...sejam gentis ;)

Como uma boa estudante de Letras, tenho uma lista de livros cuja leitura é obrigatória, e isso realmente me frustra porque sempre preciso dar um tempo na minha leitura 'pessoal', mas por outro lado aprendo muito e conheço mais sobre uma de minhas paixões: literatura.

A leitura obrigatória da vez é O Crime do Padre Amaro de Eça de Queirós, grande obra do Realismo Português, mas que tem exigido uma boa dose da minha paciência.


Sinopse (skoob): O que acontece quando o padre de uma pequena cidade portuguesa se apaixona por uma paroquiana? A resposta é dada nesse divertido e sarcástico romance de Eça de Queirós, autor lusitano do século XIX. Amaro, o pároco, escandaliza o lugarejo e mergulha numa espiral de perdição.

Mas para poder me dedicar às minhas leituras obrigatórias tive de deixar minhas leituras 'pessoais' de lado. O livro que parei de ler (e me doeu o coração ter que fazer isso) foi Orgulho e Preconceito de Jane Austen, que eu estava adorando e logo volto a ler.


Sinopse (skoob): Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

Ando com vontade de ler muita coisa nova também, é uma pena eu não ter tempo, e um dos livros que me interessou muito por aí foi O Mago de Camelot de Marcelo Hipólito.


Sinopse (skoob): De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável e temido, Merlin vem a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago. Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade. A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e pela guerra irrompe em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia. "O druida, então, abriu um sorriso malévolo aos soldados saxões. Hengist gritava às suas tropas para se manterem firmes, mas sua vanguarda ruía à medida que um resoluto Merlin avançava, a passos largos, na sua direção. A defesa saxônica se fragmentava perante o pavor supersticioso imposto pela figura aterrorizante do druida. Face à derrota iminente, Hengist se desesperou, girando seu machado e galopando para Merlin. O druida estancou diante do ataque rápido e brutal do rei saxão. Sem tempo para conjurar um feitiço protetor, Merlin percebeu, tardiamente, a estupidez de seu erro. Em sua soberba e imaturidade, ambicionara vencer sozinho a batalha. Agora, contudo, sua queda restauraria o ânimo dos saxões, desgraçando o contingente britânico. Merlin experimentou o fragor das narinas do cavalo e o tremor do solo sob seus cascos potentes. O machado de Hengist se projetou para lhe separar a cabeça dos ombros". Acesse www.marcelohipolito.com

Mas algo me diz que a rotina de vocês está bem mais interessante que a minha...me contem! ;)

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos