A lista negra - Jennifer Brown

Título original: Hate list
Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Páginas: 272
Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.


Valerie Leftman e Nick Levil são dois adolescentes que sofrem bullying na escola. Mas não é uma coisa à toa, é bullying pra valer. Diariamente eles são humilhados, desprezados e criticados por seus colegas.

Valerie, como válvula de escape, tinha um caderno vermelho onde ela anotava o nome de todas as coisas, pessoas e situações que ela gostaria que não existissem na vida dela. Quando começou a namorar Nick, ele começou a fazer ali as anotações dele também. E acabaram apelidando o caderno, por brincadeira, de A Lista Negra.

"E foi assim que começou a famosa Lista negra: como uma piada. Uma forma de descarregar a frustração. No entanto, ela acabou se transformando em algo que eu nem imaginava"

O problema é que, enquanto o caderno era uma maneira de extravasar a raiva para Valerie, para Nick era coisa séria.

Sem que a namorada soubesse, Nick começou a traçar um plano horrível com respeito à Lista Negra. Valerie notou que ele vinha tendo um comportamento estranho nas últimas semanas, mas jamais imaginou o que passava por sua cabeça.

E foi aí que, no dia 02 de Maio de 2008, Nick chegou à escola dizendo que resolveria todos os problemas a respeito da lista. Dirige-se à praça de alimentação e começa a atirar, matando e ferindo pessoas.

Demorou um pouco para que entendessem o que se passava, mas notou-se que Nick não matava aleatoriamente, ele estava procurando por pessoas específicas. Foi aí que Valerie se deu conta: ele estava matando as pessoas da lista.

Atordoada, ela começa a se embrenhar no meio da multidão que corre desesperada, procurando por Nick. Algum tempo depois ela o encontra, já pronto para atirar em outra menina. Valerie, sem pensar, se joga na frente, não por que ela quisesse especificamente salvar a vida da menina, mas porque ela queria fazer Nick parar com aquilo. A bala não chega até a menina, acerta a própria Valerie, na perna. E depois de Nick ver que atirou na namorada, ele mira a arma para a cabeça e se mata, deixando vários jovens mortos e outros gravemente feridos.

Todo o livro gira em torno disso, do que aconteceu no dia 02 de Maio de 2008.
Alternando a narrativa entre presente e passado, Valerie nos mostra a realidade de uma pessoa que sofre bullying. Ela nunca havia feito nada para que fosse desprezada e humilhada por seus colegas. Simplesmente uma outra garota, que era popular, achou que seria divertido atormentá-la, sem motivo nenhum. E como todo mundo acompanha aquele que “pode mandar”, todos passaram a tratá-la da mesma maneira. E o mesmo aconteceu com Nick.

A lista negra não é um livro para todos. A crueza da situação relatada ali pode chocar algumas pessoas. Não é um livro bonitinho. É uma história que mostra o que realmente acontece no interior e na vida de uma criança/adolescente que sofre esse tipo de coisa.

Ao voltar para a escola, Valerie foi mais desprezada ainda, pois o caderno era dela. Logo, acreditavam que foi ela quem influenciou Nick a fazer tudo aquilo. Seus amigos já não a querem mais com eles. Professores não falam com ela. Sua mãe acha que vive com uma bomba relógio dentro de casa e seu pai a despreza mais do que todos os outros juntos. Ele acredita que Valerie é tão culpada quanto Nick e diz que jamais a perdoará. De todos os personagens, o pai de Valerie é o mais cruel.

Sua vida depois do 02 de Maio acaba ficando pior do que já era e ela está sozinha, podendo contar apenas com seu psiquiatra, com quem ela é obrigada a fazer terapia. Ela sente falta de Nick e ao mesmo tempo o culpa por toda a destruição que ela tem que enfrentar sozinha. E está confusa com tudo isso, pois como ela pode sentir falta de alguém que desgraçou tantas famílias e também a sua vida?

Mas nenhum daqueles sentimentos parecia se encaixar, como se eu estivesse montando um quebra-cabeça e duas peças quase se encaixassem - e esse “quase” era de enlouquecer. Você pode colocar as peças juntas e forçá-las a se encaixar, mas, mesmo que consiga isso, de fato, elas não se encaixam exatamente, não ficam certas.

E se você desejasse a morte de uma pessoa? E se o assassino fosse alguém que você amava?

É muito difícil expressar o que senti lendo esse livro. Derramei algumas lágrimas em alguns momentos, mas não chorei tanto quanto outras pessoas que o leram. No entanto, não deixei de saber de sua importância por isso.

A lista negra não é uma história fofa, com final feliz. É uma história forte, cruel e dolorosa, sobre como os adolescentes podem ser mesquinhos apenas porque acham que podem, e sobre resultado que isso tem na vida do alvo de toda essa crueldade.

Acredito que esse livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas, já a partir do 7º ou 8º ano, para todos os adolescentes.

Me entristeci, mas gostei muito do que li.

Recomendo muito!





Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos