Se eu ficar - Gayle Forman

Título original: If I stay
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Duologia: livro 1
Páginas: 224

"Ele está tão pertinho de mim que quase consigo sentir seu cheiro (…) Adam começa a murmurar alguma coisa. Com a voz bem baixa. Ele não para de repetir: por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por favor. Por fim, ele para e olha bem para o meu rosto:

- Por favor, Mia – implora. – Não me faça escrever uma música.”

Mia Hall é uma adolescente de 17 anos, cujo maior sonho é entrar para a Juilliard, uma das melhores escolas de música de Nova York.

Filha de pais músicos, a música sempre esteve presente em sua vida e acabaram se tornando uma das coisas mais importantes para ela.

Outra coisa importante é seu namorado, Adam, que tem uma banda de rock que está começando a fazer sucesso e ficar conhecida. O problema é que ele anda viajando bastante por causa da banda e isso acaba criando uma certa distância entre eles, o que deixa Mia preocupada, sem saber como será se ela for para Nova York. Mas eles se amam, disso não há dúvida.

Mia também tem sua melhor amiga, Kim, com quem pode contar para qualquer coisa. Tornaram-se melhores amigas depois de se estapearem na escola.

Os pais de Mia são ótimos, bem-humorados e engraçados, sempre alegram os que estão à sua volta, e Teddy, seu irmãozinho caçula, é meigo e fofo, começando a idade de ficar curioso sobre tudo. Mia o adora.

Uma manhã, quando as aulas são suspensas por causa de uma forte nevasca, a família resolve visitar uns amigos que não viam havia algum tempo, então arrumam as coisas, entram no carro e seguem viajem.

Até que o inesperado acontece.
Um caminhão perde o controle na estrada e, por causa do gelo, não pode parar, o que o faz ir direto pra cima do carro da família de Mia. A batida foi fortíssima, causando um terrível acidente.

Quando Mia recobra sua consciência, percebe que toda a sua família se foi. Todos morreram no acidente. E então vem outro choque: ela vê seu corpo deitado no asfalto e se dá conta de que, de alguma maneira, ela está fora dele.

Quando o resgate chega, eles levam seu corpo terrivelmente machucado – e quebrado, diga-se de passagem – e começa aí uma batalha por sua vida.

No entanto, aos poucos Mia descobre que, independente do quanto seus amigos e avós queiram que ela fique e do quanto a equipe médica se esforce para mantê-la viva, caberá apenas a ela decidir se deseja ter sua vida de volta ou se deseja partir.

“Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha.Todo esse lance de coma induzido é papo de médico. Não cabe aos médicos. Não depende dos anjos que não podemos ver. Também não depende de Deus que, se existir, está em algum outro lugar por aí neste momento. Só depende de mim.” 


Já havia muito tempo que eu queria ler este livro, desde quando ele havia sido lançado nos EUA, em 2009, mas sempre fui adiando e nunca comprei. Felizmente a Novo Conceito o lançou e eu recebi um exemplar! :)

Embora tenha sido comparado a A culpa é das estrelas, eu não vejo nenhum motivo para isso. Ambos tratam sobre histórias trágicas, mas é só. Uma não tem nada a ver com a outra.

Devido à sua tamanha repercussão, eu confesso que esperava um pouco mais, mas nem por isso deixei de gostar e de me emocionar.

É uma história bonita e tocante, que até me arrancou algumas lágrimas num determinado momento.

Leiam! Recomendo muito!

Sua continuação – sim, são dois livros – já saiu aqui no Brasil com o título de Para onde ela foi, também pela Novo Conceito. Desta vez, a história é narrada por Adam, namorado de Mia.

O filme já estreou e o pessoal tem gostado bastante.
Eu ainda não vi, mas verei em breve.

Segue o trailer: 






Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos