[Resenha premiada] A traição de Natalie Hargrove - Lauren Kate

Título original: The betrayal of Natalie Hargrove
Autora: Lauren Kate
Editora: Galera
Páginas: 239


"Um dia, você pensou que podia ser quem quisesse. Que podia fazer com que o cara certo se apaixonasse por você e a resgatasse do seu próprio destino. Que você poderia ser mais esperta do que todos, deixando seu passado para trás de uma vez por todas.Como você trabalhou para ter o que queria.Como o destino a traiu com crueldade no fim."

Uma adaptação contemporânea de Macbeth, Shakespeare, A traição de Natalie Hargrove, apesar de não seguir exatamente o plot do clássico, traz seu principal ingrediente: intrigas.

Natalie Hargrove é uma adolescente que mora em Charleston, uma cidade dividida por dois tipos de pessoas: as ricas, que moram na enseada, e as pobres, que moram do outro lado da ponte. Natalie é da parte da enseada, é claro, embora seu berço tenha sido do outro lado da ponte e lá ela tenha vivido até os 14 anos.

Agora, veterena da importante escola Palmetto High, ela tem a vida perfeita que sempre quis: tinha certo dinheiro, era popular e tinha o namorado perfeito e devotado - e rico -  Mike. A clássica alpinista social, assim como a Lady Macbeth de Shakespeare. Só faltava uma coisa: o título de princesa de Palmetto ao lado de Mike como príncipe. 

Natalie transfomou esse desejo em seu objetivo de vida e trabalhava duro para que tudo saísse como ela queria.  

Ela é desagradável e egoísta, faz de tudo para manter seu pai viciado e sua vida pobre enterrados no passado. Tudo o que ela quer é ser aceita e reconhecida entre os ricos. Felizmente, ela tem beleza e bons contatos, o que mantém todos à disposição para ajudá-la no que ela precisar. 

Com seu plano correndo como o esperado para alcançar seu objetivo, ela pretende concluí-lo com chave de ouro numa festa oferecida por um amigo da escola. Aquela seria a noite em que Natalie humilharia Justin Balmer, rival de Mike, acabando com qualquer chance que ele pudesse ter de ganhar a coroa de príncipe. 

O problema é que o trote que ela prega no garoto acaba dando muito errado e é aí que todo o drama do livro tem início. 

Nenhum personagem chega a chamar a atenção de fato, com exceção de Natalie. Ela não é uma pessoa boa, é egoísta e não se importa com os outros, tampouco com as consequências de seus atos, desde que ela consiga o que quer, o que, como eu já disse, a torna bem fiel à personagem de Lady Macbeth. Mas, como a própria protagonista diz a certa altura do livro, há duas Natalies: a primeira é poderosa e segura, invejada. É a Natalie que a escola conhece. A segunda, insegura e vulnerável, cheia de medos e com pavor de algo em sua vida possa dar errado e ela tenha de voltar a viver sua vida pobre e insignificante que ela tanto se esforça para deixar para trás. Esse seu outro lado nos permite ver que ela é humana, afinal. Nada justifica sua crueldade com as demais pessoas, mas você consegue entender os motivos dela por trás de suas atitudes.

Apesar de tudo isso, não achei nada de grandioso no livro. A ideia de trazer Macbeth para os tempos atuais, entre jovens, é bastante interessante, mas não acho que tenha funcionado bem no ambiente do ensino médio. Acabou ofuscando a intenção, uma vez que as histórias que se passam no ensino médio não precisam de Shakespeare como background para serem cruéis e sempre o mesmo jogo de poder entre adolescentes.

Quem não conhece Shakespeare, não faz ideia de que o livro foi baseado em uma de suas peças. Quem conhece, consegue se divertir com certos diálogos e as sacadas dos personagens.

Mas tenho que ser justa e dizer que o final foi fiel ao clássico, embora a gente não possa exatamente dizer que a justiça tenha sido feita.

Gosto bastante da série Fallen, de Lauren Kate, e por gostar dela eu quis ler este livro (que foi seu livro de estreia no mercado editorial). 

Não posso dizer que amei o livro ou que fui surpreendida. Foi uma leitura pra passar o tempo e cumpriu com seu papel. 







Se você leu a resenha e se interessou pelo livro, eis sua chance!
Vou sortear um exemplar entre os leitores.

Regras

1) Ser seguidor do  O Blog da San  (clique em PARTICIPAR DESTE SITE ao lado direito da página) 

2) Ter um endereço de entrega no Brasil.


ATENÇÃOÉ obrigatório seguir o blog. Depois de preencher esse item no Rafflecopter, as demais opções são liberadas.

Você pode fazer o login com sua conta do Facebook ou preencher com seu nome e e-mail clicando em "use your name and e-mail".

Depois clique nos BOTÕES DO IT de cada opção para validar sua participação.

A promoção vai até dia 25/07/2015, então tem muito tempo para vocês participarem. :)

a Rafflecopter giveaway



UPDATE

Quem vai levar o livro pra casa é...


Parabéns!
Por favor, envie seus dados para

oblogdasan@hotmail.com


Você tem 3 dias para entrar em contato.
Caso contrário, o livro será enviado a outra pessoa.

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos