Papa Francisco lê J.R.R. Tolkien e recomenda























De acordo com o blog italiano Inoltre, do escritor Saverio Simonelli, Papa Francisco já leu as obras de Tolkien e as recomenda a todos como uma boa literatura contemporânea.
Quando ainda era cardeal, Francisco leu os livros de J.R.R.Tolkien e utilizou as obras em seus sermões.  Dentre eles, destaca-se o sermão realizado na homilia de uma missa de páscoa em 2008:
“Na literatura contemporânea, Tolkien retrata em Bilbo e Frodo a imagem do homem que é chamado a caminhar e seus heróis conhecer e aplicar, apenas andando, o drama  da escolha “entre o bem e o mal”. Mas é uma luta, acrescenta ele, em que não falta a dimensão do “conforto e da esperança” . “O homem no caminho – explica –  tem dentro de si a dimensão da esperança: aprofunda-se na esperança. Em toda a mitologia e nessa história ressoa o eco do fato de que o homem é um ser ainda cansado, mas é chamado ao caminho, e se não entrar nesta dimensão desaparece como pessoa e se corrompe”.
Desse ensinamento de Francisco, percebe-se que ele falava sobre os momentos de aflição de Bilbo e Frodo diante da tentação pelo uso do Um anel, ressaltando que é necessário manter a esperança e lembrar-se dos momentos de conforto. Esse é justamente um dos pontos chaves de O Senhor dos Anéis na viagem de Frodo, que, quando em momentos difíceis, lembrava-se do Condado e isso lhe dava esperanças para continuar a caminhada a até a Montanha e destruir o anel.  (Fonte: Tolkien Brasil)

Além de carismático, centrado e humilde,  nosso querido Papa demonstra ter um excelente gosto literário. :)





Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos