O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Ransom Riggs

Título original: Mrs. Peregrine's home for peculiar children
Autor: Ransom Riggs
Editora: LeYa
Trilogia: Mrs. Peregrine's peculiar children - livro 1
Páginas: 366

“Sempre soube que era estranho. Nunca sonhei que fosse peculiar.” 



Jacob Portman sempre adorou o avô que, frequentemente, lhe contava suas grandes aventuras numa ilha misteriosa, na costa do País de Gales, onde morou quando era criança.

Para Jacob, as histórias do avô eram maravilhosas e mágicas, e ele queria muito ter a oportunidade de vivenciar todas aquelas histórias também, e conhecer as pessoas das fotos que o avô sempre lhe mostrava.

Mas à medida que Jacob foi ficando mais velho, passou a prestar atenção mais ao seu pai do que ao seu avô, acreditando que na verdade todas aquelas histórias não passavam de loucura da cabeça de seu avô, principalmente quando ele dizia que era um matador de monstros.

Já não havia mais espaço em sua vida para aquelas histórias fantasiosas, de modos que começou a se distanciar do avô. No entanto, depois de uma tragédia, Jacob jura ter visto uma criatura muito sinistra na floresta e fica com a ideia fixa naquilo e nas histórias que sempre ouvira desde criança. Assim, seus pais decidem que ele deve procurar por um psiquiatra.

O que eles não esperavam, é que o próprio psiquiatria recomendaria que Jacob fosse até a tão falada ilha no País de Gales e visitasse o orfanato em que o avô crescera, pois só assim ele conseguiria se livrar daquela obsessão e encontrar as respostas de que tanto necessita.

Ao encontrar o lugar e as suas crianças, Jacob entende o motivo de o avô dizer que elas eram peculiares. Cada criança tinha um dom, um poder diferente, algo que a tornava peculiar, e por isso ia parar naquele orfanato.

É ali que ele vai descobrir muitas verdades sobre seu avô e sobre si mesmo. E que sim, monstros existem. 





Já tem algum tempo que eu vejo booktubers americanos falando maravilhas sobre este livro e classificando com 5 estrelas no Goodreads. E eles falaram tão bem, mas tão bem, que acabei ficando curiosa. Primeiro porque as fotos (das crianças peculiares) contidas no livro são muito bizarras, o que me fez pensar: “Taí um livro assustador que eu quero ler!”.





Ledo engano.

Os personagens não são nada interessantes, todos rasos. A história em si, apesar de a premissa prometer bastante, não traz nada de original. Não passa de mais uma escola para crianças com superpoderes (algo do tipo X-men) que tiram fotos estranhas.

Eu fui cheia de sede, acreditando que o livro era bom, mas acabei me deparando com um livro infantil. Não se deixem enganar pela classificação “jovem adulto”. Não é. Nem vou continuar a ler a trilogia.





A boa notícia é que Tim Burton está dirigindo um filme baseado no livro, que estreará neste ano, e que certamente será muito melhor!

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos