O Inquisidor - Catherine Jinks

Título original: The inquistor: a novel
Autora: Catherine Jinks
Editora: Contexto
Páginas: 397


"...Quando se é inquisidor da depravação herética, embora a verdade possa estar escondida, consegue-se senti-la a maior parte das vezes, assim como o porco consegue encontrar as trufas enterradas."


No ano de 1318, o padre dominicano Bernard Peyre gozava de uma vida relativamente pacífica, trabalhando para a Inquisição da Depravação Herética em Lazet, uma pequena cidade no Sul da França.

Sua função é auxiliar seu superior, padre Jacques Vaquier, em suas tarefas relativas à inquisição: investigando as pessoas da região à procura de hereges, prendendo os suspeitos e fazendo um profundo interrogatório em busca da verdade.

Quando padre Jacques morre, no entanto, chega ao priorado o seu substituto, padre Augustin Duese. Austero e doente, padre Augustin começa um minucioso exame nos registros dos casos acompanhados pelo falecido. Porém, tanto padre Augustin quanto padre Bernard percebem que alguns registros estão desaparecidos e, mesmo procurando muito e perguntando a várias pessoas, não conseguem sucesso. Os registros simplesmente desapareceram.

Paralelamente à investigação, padre Augustin começa a visitar, com bastante frequência, uma casa fora da cidade, em Caussade, onde vivem quatro mulheres. Toda vez que Bernard pergunta o que tanto ele vai fazer naquela casa, Augustin sempre desconversa e não diz.

Numa dessas visitas, Augustin e os quatro mercenários que faziam sua guarda foram brutalmente assassinados, tendo as cabeças decepadas e os corpos picados a machadadas por inteiro, ficando aos pedaços. Ninguém tinha visto nem ouvido nada. Seria muito difícil descobrir a identidade dos autores do massacre.

Por esse motivo, o priorado necessita de outro substituto. É nesse momento que chega o maquiavélico padre Pierre-Julien. Além de ser um expert no que se diz respeito a rituais de magia negra, seus métodos de inquisição são muito suspeitos e ele enxerga o demônio em tudo.  Por causa disso, por várias vezes ele e Bernard acabam entrando em conflito, já que várias pessoas inocentes estão sendo consideradas culpadas perante o julgamento de Pierre-Julien.

"...Falou do Apocalipse como o ato de "pisotear as uvas" e o Juízo Final como a "degustação do vinho". (Parte do vinho seria absorvida por Deus e parte cuspida.) Tenho que confessar que eu estava rindo muito ao final do sermão, mas tinha que fingir estar comovido, que meus grunhidos e lágrimas eram prova de aflição, e não de riso contido. Contudo, acho que Pierre-Julien não se convenceu disso. Ele com certeza não me considerou uma das uvas mais suculentas do mundo."

Ciente de todas essas “virtudes” de seu superior, Bernard resolve ir pessoalmente visitar as misteriosas mulheres que padre Augustin se empenhava tanto em visitar. É assim que ele acaba conhecendo Johanna, uma viúva, mãe de uma jovem muito perturbada mentalmente, chamada Babilônia.

Bernard se afeiçoa tanto a essas mulheres que acaba comprando uma briga muito grande com Pierre-Julien, que insiste em querer acusá-las de heresia e responsabilizá-las pela morte de padre Augustin.

Para protegê-las, Bernard acaba se tornando o principal suspeito do assassinato e se colocando numa grande enrascada, sendo obrigado a fazer algumas coisas que, segundo a igreja, são consideradas inapropriadas. 


O Inquisidor é o primeiro livro de Catherine Jinks que eu leio e devo dizer que gostei bastante!

Toda a narrativa é em primeira pessoa, exposta a nós por Bernard. Na verdade, ele está escrevendo uma carta ao rei para contar toda a verdade sobre os acontecimentos em Lazet e, à medida que ele relata os fatos, nós também ficamos sabendo.

Tenho que confessar que o começo do livro foi bem arrastado e eu achava bem chatinho. Havia muitas coisas escritas na carta de Bernard que eram completamente desnecessárias, pois ele começava a divagar e escrever sobre coisas que não tinham nada a ver com os acontecimentos.

Mas depois das primeiras 50 páginas a leitura ficou bem melhor e eu pude, enfim, mergulhar na história. 

Bernard é muito inteligente, mas também é orgulhoso e muito arrogante. No entanto, tem um ótimo senso de humor e eu dei altas gargalhadas em determinadas partes do livro. 

Demora bastante para descobrirmos a verdade sobre o assassinato de padre Augustin e eu achei que o suspense do livro foi na medida certa, mas confesso que achei meio estúpido o motivo pelo qual ele foi morto. 

De qualquer maneira, gosto muito desse tipo de história, que se passa num cenário religioso, e esse livro conseguiu me entreter bastante.  

Enfim, O Inquisidor é um bom livro de mistério e eu recomendo a leitura a todo mundo que também gosta do gênero. 




Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos