O sorriso da hiena - Gustavo Ávila

Título: O sorriso da hiena
Autor: Gustavo Ávila
Editora: Verus
Páginas: 266


“E foi assim que os olhos da sua mãe, que sempre conseguiram dizer tudo sem precisar de uma palavra sequer, silenciaram para sempre ao som de uma arma de brinquedo.”


O sorriso da hiena começa já numa cena muito tensa. Um casal e seu filho de 8 anos estão presos em casa, cada um amarrado em uma cadeira, e um homem usando uma máscara deixa bem claro que o terror está apenas começando. O pobre garoto vê seu pai tendo a língua arrancada com um alicate e morrendo sufocado com seu próprio sangue e, em seguida, sua mãe levando um tiro na cabeça. Seus pais foram assassinados, mas ele foi poupado. Ficou sozinho na casa, amarrado à cadeira, por uns dois ou três dias, até que alguém o encontrou e chamou a polícia.

Vinte e quatro anos depois, acontece um crime exatamente igual e Artur, detetive da divisão de homicídios, é chamado para o caso.

Depois de analisar a cena do crime, Artur tenta conversar com o garoto que foi encontrado ali, mas não obtém sucesso, pois a criança está traumatizada e possivelmente em choque. Assim, ele decide levar o menino até William, um renomado psicólogo da cidade, que é especialista em tratar de crianças.

O que Artur e William não esperavam, era que o assassino entraria em contato com o médico e lhe faria uma proposta irrecusável e que mais quatro casais estão prestes a perder sua vida e, por conseguinte, outras 4 crianças terão seus pais violentamente arrancadas de suas vidas.


Eu já havia lido algumas resenhas sobre esse livro há algum tempo, e todas elas eram muito elogiosas, o que me deixou bem curiosa. No entanto, depois de ler, acredito que minhas expectativas estavam muito altas. Na minha opinião, não foi aquilo tudo que todo muito dizia ser.

Gostei bastante do detetive Artur. De longe, ele foi o melhor personagem. O final do livro, apesar de ter sido surpresa pra bastante gente, eu já tinha previsto.

As crianças, que eram importantes na trama, a partir de certo momento, acabam ficando em segundo plano e não acompanhamos mais o que acontece com elas. Acho que esse ponto poderia ser melhor desenvolvido e explorado, o que deixaria a trama bem melhor.

Não achei um livro ruim, mas também não está na lista dos melhores que já li.


No entanto, recomendo pra quem gosta de tramas policiais. 


Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos