O CLUBE DO FILME (The Film Club) - David Gilmour



Editora Intrínseca. 240p.

Um pai. Um filho. Três filmes por semana.

"É um relato sincero sobre como é difícil crescer, como é difícil ver alguém crescer e como no meio da raiva e da desordem de uma família não há nada tão bem-vindo quanto um filme." - The New York Times

Eram tempos difíceis para David Gilmour: sem trabalho fixo, com o dinheiro curto e o filho de 15 anos colecionando reprovações em todas as matérias do ensino médio. Diante da desorientação e da infelicidade desse filho-problema, o pai faz uma oferta fora dos padrões: o garoto poderia sair da escola - e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel - desde que assistisse semanalmente a três filmes escolhidos pelo pai. Com essa aposta diferente na recuperação e na formação de um rapaz que está "perdido", formaram o clube do filme. Semana a semana, lado a lado, pai e filho viam e discutiam o melhor (e, ocasionalmente, o pior) do cinema: de A Doce Vida (o clássico de Federico Fellini) a Instinto Selvagem (o thriller sensual estrelado por Sharon Stone); de Os Reis do Iê, Iê, Iê (hit cinematográfico da Beatlemania) a O Iluminado (interpretação primorosa de Jack Nicholson, dirigido por Stanley Kubrick); de O Poderoso Chefão (um dos integrantes das listas de "melhores filmes de todos os tempos") a Amores Expressos (cult romântico e contemporâneo do chinês Wong Kar-Way).
Essas sessões os mantinham em constante diálogo - sobre mulheres, música, dor de cotovelo, trabalho, drogas, amor, amizade -, e abriam as portas para o universo interior do adolescente, num momento em que os pais geralmente as encontram fechadas.
David Gilmour, crítico de cinema e escritor premiado, oferece uma percepção singular sobre filmes, roteiros, diretores e atores inesquecíveis ao relatar essa vivência com olho clínico e muita sinceridade. O autor emociona ao colocar os leitores diante da descoberta da vida adulta pelos olhos de um jovem e dos dilemas da adolescência administrados por um pai muito presente. Nas palavras de Gilmour: "É um exemplo do que o cinema é capaz, de como os filmes podem vencer suas defesas e realmente atingir seu coração."
_________________
Eu não sei dizer muito bem o que esperava desse livro quando comecei a ler, mas, certamente, não era o que eu encontrei ali. Diante de olhos superficiais, nenhuma grande história, nenhuma grande vida a ser relatada. Mas esse livro não foi escrito pra isso. Foi escrito para tratar sobre dedicação, presença e cumplicidade, e apenas os que dão valor a isso saberão encontrar o tesouro escondido nessas páginas.
Espero que apreciem a leitura. Eu apreciei muito!

3 comentários

Tatiana disse...

Olá San... como dou muito valor a essas coisas essências da vida, creio que vou apreciar a leitura desse livro!
Bela dica!

Um beijão

OBS: Não sei por que andam procurando alguém para falar de literatura no nosso blog, você faz isso com mestria.

Cadinho RoCo disse...

É muito bom chegarmos a um bom livro.
Cadinho RoCo

Luciana disse...

Oi San
Tbém vi o filme e tenho ele em dvd estou gostando do livro sim mas ler no pc demora muito pra terminar esse que é o problema mas de resto tudo bem.
Bjs
Lu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos