QUEM É VOCÊ, ALASCA? (Looking for Alasca) - John Green


Editora WMF Martins Fontes. 240p.

Classificação: 


Miles Halter é um adolescente magrelo, solitário, amante de biografias e colecionador de célebres últimas palavras. Quando ele decide estudar em Culver Creek (colégio interno em quem todos os homens da família de seu pai estudaram), seus  pais lhes perguntam se ele tem certeza daquilo e dizem que ele poderia estudar onde quisesse, sem cumprir uma tradição de família. Mesmo assim, Miles queria ir. Então sua mãe lhe perguntou por quê ele queria ir para Culver Creek. Miles foi até a biblioteca, pegou um volume com a briografia do poeta François Rebelais  e leu as últimas palavras deste antes de morrer:

"Saio em busca de um Grande Talvez”.

Era por isso que Miles  estava indo embora. Para não ter de esperar a morte para procurar o Grande Talvez. E assim, ele seguiu para Culver Creek.
Na escola, no quarto 43, Miles conhece Chip Martin, seu colega de quarto e estudante veterano. Chip (o General) parece ser durão, mas simpatiza com Miles logo de cara. Enquanto Miles coleciona célebres últimas palavras, Chip decora os dados geográficos dos países e suas capitais. Acabam por tornar-se bons amigos.

Também em Culver Creek, Miles (agora "Gordo", apelido dado por ser magrelo) conhece Alasca Young. A garota dos sonhos de qualquer garoto adolescente.

“Entramos. Eu me virei para fechar a porta, mas o Coronel balançou a cabeça e disse: “Depois das sete temos de deixar a porta aberta se estivermos no quarto de uma garota”, mas eu quase não o ouvi, pois diante de mim estava a garota mais linda da história da humanidade, com jeans cortados à altura das coxas e uma camiseta regata cor de pêssego”

Alasca era uma jovem vibrante, eufórica. Chamava a atenção em qualquer lugar que passasse, tinha personalidade forte e era destemida e  muito inteligente. Mas também era sensível, inconstante e bipolar.
Mas não havia problemas com isso. Miles a amara mesmo assim, desde o primeiro instante em que seus olhos a viram.

Depois, Miles conheceu Takumi e Lara. E assim formou-se um grupo sólido de cinco amigos – coisa que Miles nunca teve na vida antes – que colocavam a lealdade acima de tudo.

No decorrer da história, aprendemos várias lições com esses adolescentes e também com um dos professores deles, o Sr. Hyde, o professor de Religião – um dos meus personagens preferidos! A todo instante somos levados  a questionar a importância da vida e o por quê de estarmos aqui.

“Então está bem, Sr. Garoto-das-Últimas-Palavras, tenho uma para você.” Ela pegou a mochila abarrotada de coisas e tirou um livro. “Gabriel García Márquez. O general no seu labirinto. É um dos meus prediletos. É sobre Simón Bolívar.” Eu não conhecia Simón Bolívar, mas ela não me deu tempo de perguntar. “É um romance histórico, então não sei se é verdade, mas, no livro, sabe quais foram as últimas palavras dele? Não, não sabe. Pois, então, vou lhe dizer, Señor Últimas-Palabras.”Ela acendeu um cigarro e deu uma tragada tão longa e profunda que pensei que a coisa toda ia se queimar de uma só vez. Ela soltou a fumaça e leu para mim. “‘Ele’ – ou seja, Simón Bolívar – ‘estremeceu diante da revelação de que a corrida arrojada entre seus males e seus sonhos estava chegando ao fim. O resto eram trevas. ‘Droga’, ele suspirou. ‘Como sairei deste labirinto?’”

E o que era o labirinto? A vida e os sofrimentos trazidos com esta. Essa era a pergunta de Alasca Young: Como sairei  deste labirinto?

Todos temos, acredito, um pouco de Alasca Young em nós. É o nosso lado que se revolta, que expõe alguns medos e esconde outros bem lá no fundo da alma. Todos queremos sair do labirinto. Alguns tentam, outros sentam no caminho e desistem, esperando o tempo passar... E outros têm vontade apenas de correr, correr e correr...

“Quais são as regras deste jogo e qual a melhor maneira
de jogá-lo?”

Ao final do livro, nos damos conta de que a resposta e as regras do jogo estão dentro de nós e somente a nós cabe responder e jogar da melhor forma.
Não vou contar sobre o que mais acontece na história. Estragaria a surpresa e eu lhes entregaria de bandeja o Grande Talvez.

Quem é você, Alasca? é um livro que me impressionou, me ensinou e me marcou muito. Me fez rir e também me fez chorar. E quero terminar esta resenha  com outro grande trecho do livro:

“Tantos de nós teríamos de conviver com coisas feitas e deixadas por fazer naquele dia. Coisas que terminaram mal, coisas que pareceram normais na hora, porque não tínhamos como prever o futuro. Se ao menos conseguíssemos enxergar a infinita cadeia de consequências que resultariam das nossas pequenas decisões. Mas só percebemos tarde demais, quando perceber é inútil”.

Recomendo, recomendo e recomendo.

*Resenha feita para o Book Tour do blog Confissões Literárias. 

28 comentários

Ágatha Alves disse...

NOssa que Historia muito da interessante, eu esses dias comprei 4 livros, mas se eu tivesse visto esse post antes tinha comprado esse, gosto de historias assim.

Beijão

Paola Patricio disse...

Olá!!!

Obrigada, tbm adorei seu blog!
Tenho ouvido falar muito sobre esse livro, mas sempre tem uns livros a mais para comprar!
Mas, depois da resenha, com certeza irei comprar!!

Vou colocar seu link também em meu blog!!

Beijos,
Paola Patricio

Plantão Online

EDER RIBEIRO disse...

Depois desta resenha maravilhosa e da recomendação, não ler este livro é burrice. Vc, como sempre oferecendo boa leitura. Bjos.

Claudinha Teles disse...

É o livro mais desejado no momento por mim, quero muitoooo! Mas fui comprar na Saraiva e tá em falta. #mimimi


Beijos

Nanda disse...

Ei San,

Nossa para mim estava lançando agora e vc já leu rsrs.

Amei, não sabia nada sobre a história, vai para lista dos desejados. Resenha perfeita ^^

bjo

Bianca Wagner disse...

Disseram que é O livro. Estou louquíssima pra ler.

Bjs

Bianca Briones disse...

Quero muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito ler esse livro! *-*
Esse ainda nem tenho. rs
Beijo.

Entre Fatos & Livros disse...

Arrasou Sanzinha!
Estou doida para ler esse livro!
Sua resenha ficou ótima demais e só aumentou a minha vontade de ler.

BjoO
Pri
Entre Fatos e LIvros

★★ GIZA ★★ disse...

FLOR ADOREI O LIVRO E A RESENHA
MUITO LINDA A CAPA
BEIJOS

Kelly Marques disse...

Oi Sanzinha!
Estou querendo ler esse livro, já há um tempinho. Adoro rir e chorar com livro, então é certeza que logo terei o meu :D
Beijos!
Ah, adorei as citações que você colocou!

Books Journal disse...

To simplesmente doida pra ler esse livro! Por ver muitas resenhas positivas e tal, não é pra tanto que ele será minha próxima compra. Adoro livros que tenham uma lição de vida por trás da história. Gosto de coisas inteligentes e reflexivas <3

Beijos, adorei o blog :D
Kaká Xxx

Ju Lopes disse...

Eu decidi não ler o seu texto todo porque gosto de não saber muito sobre os livros antes de começar a ler hahahaha.

Eu tenho um blog também, e acabei fazendo um post "sem querer" sobre esse livro. Se vc quiser saber porque quero ler esse livro, visite:
http://pessoaesdruxula.blogspot.com/2011/02/bizarro-post-aleatorio.html

Bjss

Mariana Ribeiro disse...

Olá San, fico muito feliz em saber que assim como eu, você também gostou do livro. Adorei a sua resenha, vou linkar seu post lá no blog. Realmente Quem é você, Alasca nos traz uma grande lição de vida e certamente recomendo sua leitura para todos.
Bjos.


Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Clarisse Cunha disse...

Olá Sanzinha, tudo bom?

Estou aqui por causa do seu recado no skoob para ver sua resenha.
Aqui estou. E ADOREI!

Essa é a primeira resenha que leio de Looking for Alaska. Já ouvi coisas maravilhosas a respeito do livro, e tbm estou muito curiosa! Quero lê-lo!!

Já estou cansada de livrinhos que não tem nada para acrescentar, dessas histórinhas fantasiosas sem nexo. Até que enfim algum livro para fazer o povo pensar.

Só discordo de vc em uma frase: "Todos temos, acredito, um pouco de Alasca Young em nós." Acho que alguns não!! Como disse, tem muito livros que sugam o pouco de cérebro que tem. Mas John Green vem para reverter isso. E eu achei ótimo!! Não se vai me entender mas tudo bem!

Obrigada pelo convite!

XOXO, da Lisse

Ptah disse...

Então é um livro sobre filosofia e questionamentos? Interessante. Ando meio cansada de livro sobre relacionamentos, porque quem já tem vivencia tudo e um pouco mais do que constam nos livros. Nos de chick lit nada é de verdade e dioficil de alcançar na vida. Agora filosofia nos faz pensar... quero ler... agora preciso ganhar muito dindin com a L&B (tá dificil) para comprar ;).

Bjão

Letícia Santos disse...

Oi :)

Quero MUITO ler esse livro!
Antes mesmo dele ser lançado por aqui
O problema não é ler 3 livros ao mesmo tempo, o problema é que eu sou MEGA enrolada!
Quero ler tudo ao mesmo tempo e acabo não conseguindo ler nada :s

Bjs :*

Andy disse...

Quero muito ler esse livro, já li ótimas resenhas sobre ele. Pra mim, um ótimo livro além de ter uma história interessante, ele precisa lhe ensinar algo. E esse livro parece que se enquadra nesses requisitos!

Lu disse...

Esse livro parece ser ÓTIMO. To louca pra ler, e adorei a resenha! To seguindo o blog. Beijos

Luiza,
Express Coffee

Mare Soares disse...

Esse livro muda vidas. Sério.

Raphaela disse...

Oi Sanzinha :D

Ah... eu QUERO TANTO ler esse livro *-*
Sabe que ainda não achei nenhuma resenha criticando o livro?!
Todos, assim como vc, adoraram o livro!!
Preciso comprar!!
VOU COMPRAR! hehehe

Beeijos

Niii disse...

Tbém gamei no Sr. Hyde! hauahua

ótima resenha flor!
Adorei o blog *_*
bjo


Ni
Faz Parte...

Carol disse...

Ai mais essa parte que você disse que é de chorar me desanimou =x

Mônica disse...

Este livro eu vou comprar com toda certeza
com carinho MOnica

Raquel disse...

Oi,
Adorei a resenha vi tanto sobre esse livro mas não sabia do que se tratava direito pareceu interessante e ainda mais por ser contado por um menino o que não é meu hábito de leitura normal. Adorei a resenha e vou ver como andam as finanças se der acho que dou uma chance para ele.
Tem um meme para você lá no meu blog...
Bjks
Raquel Machado
Leitura Kriativa

Daniel Savio disse...

Parece interessante, mas com certeza há pessoas que linda conos que nos mudam totalmente...

Fique com Deus, menina Sanzinha.
Um abraço.

paros28 disse...

Estava em dúvida em comprar esse livro, mas adorei a resenha e imaginava outra história pela sinopse, mas lendo a resenha to vendo que irei adorar o livro

Camila disse...

Esse livro é otimo, é como leitura obrigatoria!
A resenha ficou muito boa *-*

Beijos
Camila Soares
World Of Books

Glaucea Vaccari disse...

Eu tô louca pra ler esse livro.
Já tinha me apaixonado pela sinopse, e toda resenha que eu leio só me deixa com mais vontade ainda de ler.
Adorei a resenha. E os trechos e quotes *-*
Bjo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos