De Tudo Um Pouco - Devaneios da Gih #10


The 60’s


Chamados de Os Anos Rebeldes os anos 60 influenciaram o mundo de uma forma gigantesca. Foi nessa década que o Poder da Flor cresceu e os hippies se apresentaram com um novo movimento pacifista contra a Guerra do Vietnã.


O Brasil se tornou bicampeão na Copa do Mundo de Futebol no Chile. O russo Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem a entrar no espaço. O homem chega à Lua em 20 de julho de 1969.


Em agosto de 1961, ocorre a construção do Muro de Berlim. Em abril de 1968, é lançado um grande sucesso do cinema: 2001, Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick.


Em 22 de novembro de 1963, enquanto fazia uma visita à Dallas, o presidente J. F. Kennedy é assassinado. 
 

Em 31 de março de 1964, um golpe militar no Brasil  tira do poder o presidente João Goulart. Início da ditadura militar no Brasil. Em 4 de abril de 1968, é assassinado o ativista pelos direitos civis Martin Luther King.


Em novembro de 1962 é gravado o primeiro disco dos Beatles intitulado Please, Please, Me. O lançamento ocorre em março de 1963. Esta década foi marcada pelo grande sucesso musical desta banda de rock.

Janis Joplin é o símbolo do movimento de contracultura na música.


Com essa década cheia de acontecimentos importantes que não paravam um minuto, o mundo se viu tomado por uma cultura nova que marcou toda uma era.

Surge a música de protesto, com Bob Dylan, Joan Baez, Peter, Paul and Mary, entre outros, já nos primeiros anos da década. O Rock and Roll ganha crescente popularidade no mundo, associando-se ao final da década e à rebeldia política.


Em 1969 ocorre o Festival de Woodstock, nos EUA, com apresentações ao vivo de Jimi Hendrix, Creedence Clearwater Revival, The Who, Sly and Family Stone, Carlos Santana, entre outros lendários do rock clássico. O festival se tornou o símbolo da união entre Rock e paz e amor. Jovens se reuniam para desfrutar de três dias de paz, amor e música.



A atriz Audrey Hepburn estrela Breakfast at Tiffany's (no Brasil Bonequinha de Luxo). O figurino de Hepburn para o filme é do estilista francês Givenchy.


Surge a série de filmes de James Bond, o espião 007, das novelas de Ian Fleming. O primeiro é Dr. No , no Brasil 007 Contra o Satânico Dr. No, com Sean Connery e a sensual Ursula Andress. No filme, a célebre cena de Andress usando um inesquecível biquíni branco saindo do mar.
 

Uma época com uma grande bagagem. Alguns vivenciaram cada etapa dela, participaram de protestos, curtiram um bom show de rock, criticaram as autoridades, foram rebeldes. Outros preferiram não se manifestar, assistir tudo da arquibancada. Mas o fato é que todos que passaram por essa década têm muita coisa pra contar.

Beijos e até a próxima!

11 comentários

Luks Vieira disse...

Anos 60 = a "tudo de bom"...rs.
Att.,
Luks

Luciana Mara disse...

Ei Gih!

Parabéns pela pesquisa. Muita coisa aí eu nem sabia que era dos anos 60.
Eu adorava assistir os 007 antigos... bom d+!

Bjins

Unknown disse...

Oi :)

Gostei muito de sua pesquisa, gosto muito de umas músicas do anos 60, as internacionais.

Beijos:*
Parabéns.
Natalia.
http://musicaselivros.blogspot.com/

Julia Cedro disse...

Acho que as melhore músicas apareceram nos anos 60, como por exemplo The Beatles...
Tanta coisa ai que eu nem sabia que era dessa década...

Paz e amor, KK.
Sonhos de Garota

Sandra disse...

Aiai, Sean Conery.... rsrs

Ótimo post, Gi!
To adorando essas viagens que vc tá fazendo. Parabéns!

j disse...

Uau, quanta riqueza de idéias em um único post. Acredito que talvez isso se deva à riqueza da década, mas parabéns pelo ótimo trabalho em nos reunir um resumo bem completo. Eu, que adoro história, me sinto hipnotizada por cada tópico, e sinto que acaba tão rapidinho.

Beijos
Conjunto da Obra

Angela Graziela disse...

Nossa, nunca tinha parado para analizar os anos 60
Muita coisa bacana aconteceu
Acho que foi a decada mais movimentado, mas temos que ver as outras para fazer essa analize
Beijos

Kellen Baesso disse...

Mais um post incrível.
Adorei conferir.
Parabéns!
Beijos

Glaucea Vaccari disse...

Adorei o resumo da década de 60.
Teve coisas ruins, tipo a ditadura, mas também teve muitas coisas boas, principalmente na música.
Parabéns pela pesquisa.
Bjo

Clube dos Novos Autores - CNA disse...

Ameiiii!!!
Adoro anos 60!


Venha conhecer o nosso blog, o clube dos novos autores, fazer parte da construção dessa história de amor e luta, nos unimos, os novos autores para fortalecermos aquilo que a sociedade literária ainda não aceita – o nosso novo talento.,
Obrigada por seguir o blog, você concorre a livros todos os meses, agora em setembro, serão 16. Quanto mais comentar, mais aumenta suas chances em serem sorteados, pois o sorteio será feito através dos comentários!

Cacá SS disse...

Oi Gih,
Amei o post! Quanta coisa aconteceu...
Pelo menos no campo musical, eu acho que nasci na década errada. Janis Joplin, por exemplo, é puro amor!!, rs
Beijos

Cacá
*Meus Discos e Livros e Tudo o Mais*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos