Nos bastidores: parcerias

Olá pessoal,

Antes de qualquer coisa: obrigada pelos comentários no meu primeiro post aqui no blog da Sanzinha, adorei a forma como fui recebida. :D
E o carinho de vocês só aumentou minha vontade de caprichar nos posts.

Bom, hoje vou comentar sobre o assunto de parcerias. Vejo que esse assunto é levado mais em consideração nos blogs liteários. Blogs sobre moda, maquiagens e afins tem parcerias também, mas parece que é tratado de uma forma mais...light. Não que não seja importante para os blogs sobre beleza, mas lá, parece que é tratado com mais calma, já nos blogs literários, sinto uma urgência em fazer parcerias desde o primeiro dia que o blog está no ar. Não sei se estou certa, mas essa é a impressão que tenho.


Fonte
Enfim, vamos ao assunto...

Lembram dos itens que falei no outro post "Nos bastidores"? Eles tem muito haver com parcerias. Como? Eu acredito que antes de pensar em parcerias tem que pensar no blog e um blog organizado causa uma melhor imprensão do que uma bagunça virtual.

* Parceria é interessante, mas parcerias se conquistam com bom conteúdo, com blog organizado...e mesmo assim nem sempre é fácil. Sugiro que quem quer começar com parcerias, busque inicialmente com outros blogs.  Ofereça seu blog como parceiro de outro semelhante, troque banners, links, isso gera visitas de ambas as partes.


Fonte


* Comente em blogs nos quais você gosta, mas comente direitinho, hehehe, não é aquela correria de comentar qualquer coisa, leia o post (o mundo não vai acabar amanhã...tenha calma), faça um comentário legal, mesmo que pequeno. Visite com frequência estes blogs (quem administra o blog percebe quem comenta sempre). Visite os blogs parceiros que conquistou. Responda os comentários deixados no seu blog, retribua a visita de quem foi conferir seus posts. Tudo isso gera troca de visitas, mais comentários, mais seguidores (o que eu acredito, ser bem visto pelas editoras - no caso de blogs literários - e pelas empresas de produtos - no caso de blogs sobre beleza =)



* Outra dica (esta dica mais específica para blogs literários), é se comunicar com os autores. Siga eles no twitter, facebook, etc,  troque mensagens, ofereça seu blog para ser parceiro. Mas caso receber uma negativa, não caia na má educação, seja educado sempree. E confira se estes autores não estão fazendo booktour, se sim, inscreva-se...é interessante ter esse contato, conhecer mais livros. No caso de outros tipos de blogs, sempre que fizer um post sobre um produto de uma empresa X, procure a forma de contato com a empresa e mande o link do post que você comentou sobre o produto deles. Empresas gostam de saber o que os clientes estão falando sobre os produtos que lançam.

Mas e as parcerias com editoras (para os blogs literários)?

Pessoal, eu penso que hoje em dia seja difícil porque há tantoss blogs literários, há tantos sendo feitos todos os dias que realmente fica inviável as editoras serem parceiras e abastecer todo mundo com livros. Porque aí fica fácil ganhar livros né? Abri um blog literário hoje, ok, quero livro de graça. Não é bem assim...

Acredito que cada um, pode divulgar os lançamentos e eventos das editoras na boa mesmo...por querer divulgar. Preocupe-se com o conteúdo do teu blog, em divulgar ele... E se coloquem no lugar das editoras...pensem que elas precisam lucrar sim para pagar seus funcionários e os autores receberem o dimdim pelos seus trabalhos, e se as editoras distribuirem livros de graça para todos os blogs que aparecerem na internet, realmente acredito que ela e os autores vão à falência.
Ganhar livros é ótimoooooo, eu adoro,  mas precisamos pensar na parte mais prática ($$$) do lado das editoras e autores. É fato, ninguém vive de vento, todos precisam trabalhar e ganhar seu dimdim para viver.




Fonte

Claro, se abrir inscrições para parcerias com editoras, não custa candidatar seu blog, quem sabe né? Mas não pense exclusivamente nisso. Amigos, graças ao meu blog Trilhas Culturais, agora que vejo como funciona mais ou menos esse meio e acho muitaaaaaaaaaaaa sorte quem tem poucos seguidores (menos de 100 por exemplo), poucos posts e fechar parcerias com editoras. Porque não é fácil não, quem consegue tem que agradecer todos os dias pela conquista, hehehe.

As dicas acima, são exclusivamente uma opinião super pessoal minha!! Vocês não são obrigados a concordar ou seguir. Eu acredito que elas podem ajudar, mas nada melhor do que cada um adaptar essas dicas para seu tipo de blog, para sua forma de pensar.

Quem tiver mais dicas, deixe nos comentários!! Grande abraço!!

13 comentários

Cíntia Mara disse...

Pra mim, no caso dos blogs literários, as parcerias são meio culpadas pela falta de originalidade. Por exemplo: Você comentou que um blog pode divulgar os lançamentos de uma editora, mesmo não sendo parceira. Ok, pode. Mas por que fazer algo que 98877676 outros blogs já fizeram/vão fazer? Por que não investir seu tempo e criatividade em algo original, que vá realmente fazer com que seu blog se destaque em meio à multidão? E não só nesse tipo de post, mas tudo é muito padronizadinho. Aí acaba que muitos dos comentários também são assim, sem muito conteúdo, porque as pessoas (mesmo que não admitam) uma hora se cansam de ver a mesma coisa.

Eu acho que as duas coisas fundamentais pra fazer o blog crescer são: originalidade e interatividade. Interagir com outros blogueiros de forma genuina, sem interesses escusos e sem ficar de mimimi porque comentou em 20 blogs e só recebeu 3 comentários de retorno. É óbvio que é melhor quando a interação tem "mão dupla". Eu me sinto muito mais à vontade pra deixar minha opinião no blog de alguém que também interage comigo. Mas se eu vejo alguma coisa legal, que vale a pena ser comentada ou divulgada, faço isso independente de ser meu melhor amigo ou alguém que eu nem conheço.

Beijos

Cynthia. disse...

Parceria com blogs tem se tornado, sim, um ponto muito positivo para editoras e empresas. Mas concordo que às vezes parece fácil se aproveitar disso e só montar um blog para tentar parcerias e ganhar coisas de graça ou itens para sorteio sem precisar tirar do bolso. E sorteios são outra coisa que tem atraído muitas pessoas para os blogs, e percebo que, muitas vezes, as pessoas entram nos blogs apenas para participar e não voltam mais... Antes de pensar em ganhar mais visitas ou coisas de graça com sorteios e parcerias, é preciso pensar no motivo que levou a pessoa a ter um blog sobre determinado assunto. Independente de conseguir ou não parcerias, acho que a pessoa tem que fazer o que gosta, e postar pelo prazer e pela vontade de compartilhar informações, e não apenas para conseguir vários comentários, visitas e, principalmente, parcerias.

E também acho que um pouquinho de paciência para comentar sobre o post, e não apenas para divulgar um link (o que não acho errado, mas qualquer blogueiro ou blogueira se sente frustrado/a quando vê um comentário sem conteúdo), não custa nada.

Achei muito interessantes as dicas, ajudaram a esclarecer muitas coisas não só pra mim, mas acho que para outras pessoas também.

Um abraço!
http://ninanoespelho.blogspot.com

Unknown disse...

Ah!!!!!!!!! Isso é complicado e muito, digo, parceiras e comentários são algo assim... Tipo eu conheço muitos blogs e tento comentar em quase todos, mas chega uma hora que esgota.

Como parece que todo mundo leu o mesmo livro e a resenha é a mesma coisa. Ou o anúncio de livros e lançamentos que são padronizados que eu vou falar o que?

Olha eu até tentei uma parceria e ia conseguir, mas vi que eles exigiam demais em alguns pontos que eu não ia poder cumpri e achei por bem deixar por um tempo de lado a parceria.

Já os links e banner sempre coloco ou recomendo os que acho legais e não dou a louca se eles comentam ou não, pois eu sei que eles leem mesmo que às vezes.

E sinto que muitas pessoas veem blogs como mega compromisso, não que não seja, mas a pessoa que tem se divertir com o blog e saber que é legal fazer as resenhas, postar um tema X, trazer tal assunto e não criar neura e enviar mensagens suplicando por comentários.

Puxa!Tenho tanta coisa a comentar mais deixo para o próximo poste. Parabéns e sorte!

Andressa Oliveira disse...

Gostei bastante do post.
Já pensei em criar um blog literário, mas, definitivamente, não me vejo sendo uma blogueira. Nunca fui de ler blogs, seguir e etc...mas depois que viciei em leitura eu comecei a seguir muuuuitos blogs, 95% literários. Adoro me interar das novidades ou até mesmo tirar dúvidas sobre livros entre outras coisas, e os blogs me ajudam bastante.
Esse post me ajudou entender melhor sobre parcerias, até lê-lo, eu tinha um conceito errôneo sobre elas.
É isso.
Beijos

Anônimo disse...

Concordo totalmente com a Cíntia Mara.
Eu sei que meu blog vai de mal a pior rsrsrs, mas pelo menos eu coloco sempre o que penso e realmente acho legal.Se você recebe um livro da editora, lê e não gosta, não vai poder fazer suas críticas negativas sobre ele.
bjs

http://coisasdatatah.blogspot.com/

Anônimo disse...

Com certeza Cíntia, isso acarreta blogueiros com péssima originalidade, e uma escrita horrível, fazendo sucesso.

#SejaIgualPosteUmLançamento :)

Carol Ardente disse...

Concordo com muitas coisas ditas no post. Eu amo comentar em blogs e ver que há um retorno dos mesmos. Eu fiz a minha primeira parceria com a Novo Conceito fiquei muito feliz. E a partir daí, o blog só cresceu. Eu gosto de tudo organizado no blog. Tudo no mesmo tamanho, em ordem alfabética, post com mesma fonte, etc. Isso e outros fatores dão uma bela imagem ao patrocinador do blog.
Eu amo comprar os livros das editoras e manter contato com as mesmas. Acho ridículo a pessoa que cria blog só para ganhar livros de graça, porque assim a pessoa mostra-se uam usurpadora (lembrei-me da novela HUAHAU).
Adorei o seu post e as dicas!
Beijos ;*

Ana Carolina
http://loucospor-livros.blogspot.com

devorador de letras disse...

Boa noite,
Mais uma vez esta coluna trouxe dicas muito interessantes e com certeza continuaremos aprendendo com elas, parabéns.
Abçs.

http://devoradordeletras.blogspot.com/

Glaucea Vaccari disse...

Eu acho muito mais válido fazer parceria com outros blogs do que com editoras. Eu tenho um blog e claro que é a parceria é importante de certa forma, porque é bacana receber um livro e nem sempre o blogueiro tem como comprar todos os lançamentos, então a parceria é bacana tanto pro blogueiro como pra editora, porque ajuda na divulgação. Mas depois que as editoras começaram a firmar parcerias com blogs começou uma infestação de blogs literários com pouco conteúdo que só visam ganhar livro de graça. E muitas editoras se baseiam em numero de seguidores e não no conteúdo do blog, o que faz com que com que vários blogs sem conteúdo 'cresçam' E isso que algumas pessoas falaram eu concordo, tem dias que tem uns 15 blogs com a mesma resenha e a gente acaba fazendo um comentário não tão bom porque já tá cansado de ler a mesma coisa. Mas pelo conteúdo do blog dá pra diferenciar quem tem blog só pra fazer parceria e ganhar livros de quem tem parceria como uma coisa natural em vista do trabalho no blog.
Agora quanto as parcerias com autores eu já tento evitar porque já tive experiência com autor que não aceita critica negativa e acabei nem correndo atrás mais. As pessoas acham que porque você recebeu o livro grátis você tem que só falar bem dele e não é bem assim. Um blog é um lugar pra dar sua opinião, claro que sem ofender ou falar mal a troco de nada, mas dar sua opinião sincera e eu vejo que as vezes os parceiros não pensam assim.
Então voltando ao tópico inicial, é válido fazer parceiras com blogueiros porque é a forma que o seu blog tem de crescer, e parceria não é só colocar o banner do lado e pronto, eu considero muito mais parceiro quem sempre comenta ou está presente no blog do que quem tem meu banner no seu blog.
O bacana de ter um blog é falar sobre o que você gosta, dar sua opinião, interagir, se divertir independente de parcerias e número de seguidores.
Bjo

Luana Rodrigues Farias disse...

Menina disse tudo!! Sobre pessoas que passam no nosso blog e só dizem "Gostei passa no meu?" tem de monte, mas as que realmente te ajudam a crescer são poucos. Parceiro é para os dois seguirem juntos não?? Bah e as editoras todo mundo queiro ou não pensa em ganhar livros, mas eu concordo com vc que tem que ser de coração! Por se não vão ver que e uma coisa mega falsa não tem jeito!

E você tem razão em educação sempre,

Bjs, ótimo post.

Adriana Brazil disse...

Puxa, ficou muito legal a coluna, explicando um pouco sobre os blogues literários. Adorei as dicas!
Como autora eu posso falar, os blogues literários são sempre bem-vindos por nós,autores, porém é muito chato quando percebo que uma minoria só quer o livro pra ler, mas não está preocupado no nome "parceria", de uma ajuda mutua. Sou mui feliz por ter verdadeiros blogues parceiros e que vão além da parceria, são amigos que apoiam, que estão sempre por perto, mesmo que do outro lado da telinha, tais, valem ouro pra mim! E os novos que tem chegado, também tem me deixado muito feliz, tenho certeza que qualquer autor, iria adorar ter o privilégio de ter como parceiros os blogues da minha listinha!
Parabéns pelo post! E... o Universo Literário é uma dessas preciosidades pra mim!
bjs

Unknown disse...

adorei,gostei muito dessa postagem ,parabéns!isso ajuda muito os iniciantes como eu ,bjs!

http://diariodeumasonhadora2.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

The basal appearance of their lenses are the antioxidant baptize and attenuate oil technology which prevents lens face from ambiguous abnormality and keeps stain-resistant at the aforementioned time.[url=http://medqual.fr/pro/sac-lancel.php]sac lancel[/url] Singing as a hobby is a great way to enjoy your love for singing, and as a career, singing can be the ultimate way to make a living doing what you love, but how practical is a career in singing for YOU?
Fake frames Tend to be composed of plastic, or even metals, or aluminum, but weigh less.
"We were all fearing for our lives," Parnell said Thursday.


cool sunglasses and micro strings which has all the qualities which is an best idea for the dynamic male and sportsman build.The only way public schools can loosen the grip of the testing industry is to take away its most valuable weapon : your child's test scores.[url=http://medqual.fr/pro/sac-lancel.php]lancel[/url] It may be argued that you may get any sunglass at a very cheap price from the street vendor then why must you burn a hole in your pocket and buy a branded one.
Skateboarding and surfing are both recognized all over the world.
Teach them to not just throw everything into their locker or backpack.


, used to store separate headsets for his cell phone and iPod in a backpack, but the wires often became tangled.Everyone has a desire to possess a pair of Oakley sunglasses, but not all can afford the originals.Each key is unique treasures, it is synonymous with style.[url=http://www.designelementsco.com]fake oakley sunglasses[/url] Lined up outside is the same material is a soft feeling.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos