Nos bastidores: sopa de letrinhas, placar luminoso e musicais

Oie amigos,

Como estão vocês? Vamos a mais uma sessão falando dos bastidores dos blogs, trocando idéias e sugestões? O último post do ano dessa sessão...passou rápido né pessoal? Mas ano que vem a coluna estará mais recheada aindaa de posts legais.

Hoje comentarei sobre 3 tópicos: verificação de palavras nos comentários, músicas e layout-placar luminoso.

Primeiro quero comentar sobre as músicas nos blogs, mas não são as músicas em si (afinal amoo músicas), mas sim sobre quem coloca um player em seu blog e no qual a música vaiiiiii tocar automaticamente quando a página estiver sendo carregada, querendo você ou não.
Amigos...por favor não façam isso!! Além de vocês não darem opção para o futuro visitante de seu blog em querer ou não a música, já pensaram que nem sempre ela é bem vinda? Vou dar uns exemplos:
Fonte


- o leitor está com dor de cabeça, mesmo assim ele decide que antes de sair do computador, quer visitar seu blog (ele pode gostar muito do que você escreve), mas aí ele é recebido com uma música que faz a dor de cabeça piorar... Hehe, ok, este exemplo é meio fraco...mas pode ser real.

- a pessoa pode estar...humm..numa sala de espera de um hospital (vocês podem pensar: "credo Fernanda falar em hospital!!"). Sim hospital, acompanhando alguém que está fazendo exames de rotina, visitando alguma amiga que ganhou bebê (e o quarto está cheio de visitas, por isso esta esperando na sala de espera para entrar), pode estar sendo acompanhante de alguém que está internado pelos mais variados motivos, pode estar esperando um (a) amigo (a) que trabalha no hospital e que está terminando seu turno e vocês combinaram um barzinho após o trabalho, enfim, vários motivos...aí enquanto espera, a pessoa resolve visitar seu blog...de repente, quando a página carrega a música alta começa e você esqueceu de  baixar o volume do aparelho que estiver usando para acessar a internet (seja ele notebook, smartphone...etc etc). Hospital não pode ter barulho lembram? Isso pode piorar se vocês demoram para achar o botãozinho de pausar a música no blog.

- o visitante de seu blog está numa aula chataaaaaa (seja colégio, faculdade, aulas de pos-graduação, etc) e quase dormindo...na discrição resolve acessar seu blog e de repente...a música invade a sala e pior.. a atenção do seu professor...

Exemplos não faltam...e é mais do que evidente que música que carrega automaticamente seja em que página for na internet não é bem vinda!!! Quem quiser colocar em seu blog deixe como opção apenas, assim se o visitante quiser escutar ELEEEE clica no play.

Outro assunto é os layouts-placar luminoso. Não estou falando em layouts coloridos cheios de figuras, estou falando em placar luminoso. Na faculdade, eu tive uma disciplina onde aprendíamos sobre a interface dos programas, sites, etc. Aprendi a notar muitas coisas importantes, e por isso noto e me incomodo com layouts poluidos demais. Mas ninguém precisa ter essa disciplina na faculdade para saber que muita luz piscando não faz bem...
Fonte
Eu já conheci muitos blogs que parecem aquelas ruas cheias de comércio de grandes cidades do mundo, onde é um placar luminoso em cima do outro. Poluição visual em 100%.

Um blog com luzinhas, uns piscas eu acho bemm legal, mas tudo que for em excesso não dá né? Cuidado quando for colocar luzes e pisca piscas em seu blog, faça isso com moderação, porque senão o leitor corre o risco de ver tudo...de encontrar tudo no seu blog, menoss onde está o post...Sim, porque já visitei blogs que piscavam tanto que eu tinha que sair procurando onde estava o post...Minha atenção era desviada para os piscas e não para o texto do post em si.
Então, cuidado gente ao colocar luzes demais em seus blogs, faça com moderação.


Agora um assunto que divide opiniões: a verficação de palavras nos comentários. Tem muitas pessoas que são a favor, muitas que são contra...
Fonte

Eu particularmente não gosto. Porque? Porque a gente lê o post, escreve um comentário com calma e clica em enviar...nessa hora queremos ir ler outro post, comentar em outro blog, ler um e-mail, mas temos ainda que ficar para digitar a sopinha de letras da verificação. Eu, Fernanda , não sou fã.
Talvez essa verificação seja um meio de proteger seu blog...mas proteger do que? De comentários maldosos? Automáticos do tipo: copia e cola? Bom, aí eu acho mais válido é escolher a aprovação dos comentários, no qual não tem a verificação mas o comentário só é exibido quando o dono do blog liberar.

Eu, no meu blog, por enquanto não achei necessidade de colocar a aprovação dos comentários..mas se um dia eu achar que devo coloco, porém, sem verificação de comentários e sua sopa de letrinhas.

Este é um assunto que imagino vai dividir opiniões. Mas como sempre digo aqui, o que escrevo é minha opinião pessoal, ninguém é obrigado a concordar. Respeito todos os que tiverem opinião contrária e estou aqui disponível para ler a opinião de quem não concorda (desde que seja feita com educação).

E vocês o que acharam das dicas de hoje?
Aproveito e já desejo um maravilhoso final de ano, que 2012 seja um ano ótimo para todos!!!
Abraços carinhosos.

6 comentários

Erica Lopes disse...

Assim como você Fernanda, eua cho super chato aquelas letrinhas, aff, já desisti de comentar em várioas blogs por causa disso!

Gostei muito das dicas, super valiosas ^^

Bjks

Rafael Castellar das Neves disse...

Eu gostei muito destes comentários. Acho muito pertinentes e concordo muuuuito com eles. Quero até comentá-los:

Música automática no blog: realmente não dá! Irrita abrir um blog para ler e de repente começa uma música no meu computador que concorre com a que já estou ouvindo. E detalhe: normalmente o player está bem escondido e difícil de achá-lo para parar com a música. O que acaba acontecendo: Fecho o blog! Chato isso!

Layouts luminosos: são um exagero. Parecem que resolveram reunir e misturar, sem cuidado, todos os recursos visuais disponíveis. Dói de ver e nos expulsa do blog, isso quando fica difícil, inclusive, de ler o texto, que o principal.

Verificação de palavras: entendo a intensão do uso, quando a questão é controlar comentários impertinentes e ofensivos, mas é chato, pois já perdi vários comentários pq cliquei em publicar e fechei a janela...concordo contigo, moderar os comentários é muito melhor para o visitante. E quando usam os dois??

Temos que tomar cuidado mesmo, pois os nossos blogs não são nossos, mas dos leitores e para eles têm de ser agradáveis.

Muito bem!

[]s

Rafael

Sandra disse...

Fer, a do hospital é ótima e muito real. Minha mãe trabalha em hospital. Quando vou buscá-la e tenho que esperar ela terminar de passar o plantão, às vezes faço uma horinha mesmo navegando pela net... e a pior coisa é realmente entrar numa página com o som que começa a tocar qdo vc não espera. Mas como isso acontece muito, eu já aprendi e qdo estou em lugares públicos, deixo o note sem volume ou com fone de ouvido... rsrs.

Beijocas, adorei o post!

Anônimo disse...

Oi!
Adorei esse post =)
Realmente, aqueles blogs com pisca de mais, coisas de mais acabam cansando a visão da gente... e até achar o post... rsrs
Bom final de ano Fer, bjs.

Cíntia Mara disse...

Sobre o player automático, simplesmente fecho a página e dificilmente voltarei. Posso imaginar diversas situações em que a música pode ser inconveniente, mas resumo com: Ninguém tem o direito de escolher o que o outro quer ouvir. Quer fazer uma recomendação? Ok, escreva um post. Mas não me obrigue a ouvir o que você ouve.

Com relação ao layout, sou adepta do "menos é mais". Também tive uma matéria dessas na faculdade e acho que todos deveriam saber um pouco de usabilidade. Tem blog que dá dor nos olhos de tantas cores. Se o conteúdo for bom, acompanharei apenas no Reader, mas na página eu não entro.

Já sobre as palavras... Sei lá, acho que é muito barulho por pouca coisa (de ambos os lados). Já usei e realmente facilita um pouco pro blogueiro, pois evita boots. Mas também não é grande coisa. Como leitora, não me incomodo de preencher, apesar de, obviamente, concordar que é melhor quando não tem.

Bjs

Marina Menezes disse...

Odeio essas musicas no blog! Parece que voltaram depois do Tumblr, eu costumo mexer muito na internet de madrugada, sempre esqueço o volume no maximo, aí entro em um blog com musica super alta e acorda todo mundo (já aconteceu muitas vezes comigo). Aí não dá ne? Pior é quando a musica é uma que você odeia com todo o seu coração e não tem lugar pra pausar (aqueles malditos players ocultos).

Também não suporto essas letras, mas as vezes eu aguento por causa do dono do blog ^^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos