A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Záfon


Título original: La sombra del viento
Autor: Carlos Ruiz Záfon
Tradutora: Marcia Ribas
Editora: Suma de Letras
Páginas: 400



Sinopse'A sombra do vento' é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. 

Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível; em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. 

O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de 'A Sombra do Vento', do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu.


A Sombra do Vento é daqueles livros que te prendem, mesmo que eu tenha levado mais de um mês pra terminar, devido às minhas atividades diárias, é uma leitura intrigante, e que vale a pena.

Livros sobre livros, leitura, cartas, biografias sempre me chamaram a atenção, e percorrer essas páginas tendo como guia Daniel Sempere e todo o mistério que permeia cada frase e seus personagens, foi intenso e inesperado.

Eu já tinha esse livro desde a época do seu lançamento, no ano de 2007, mas os livros nos escolhem, e ele me escolheu agora, justo em uma época em que saiu a sua continuação, intitulado O Prisioneiro do Céu, o qual iniciarei a leitura.


Percorri cada rua de Barcelona, e sofri junto com Daniel, Bea e todos os outros personagens, sim, por causa de um livro, A Sombra do Vento, mas não só o livro, vidas que cruzavam, e destinos misturados. Guardar um segredo, levar uma vida de filme e livro foi o que aconteceu nessas 400 páginas.

Uma lição de vida, lealdade, amizade, e amor, principalmente o amor entre amigos, na família, e tudo que envolve aqui que acreditamos.

Recomendo a leitura e deixo o seguinte trecho, um dos muitos que gostei:


"O destino costuma estar na curva de uma esquina. Como se fosse uma linguiça, uma puta ou um vendedor de loteria: as três encarnações mais comuns. Mas uma coisa que ele não faz é visitas em domicílio. É preciso ir atrás dele." página 188



10 comentários

Isabelle Vitorino disse...

Estou desesperada para ler algo de Záfon, todos que o já leram sempre me recomendam a leitura de seus livros. Sem contar, que adoro livros que falam de livros, amei Coração de Tinta e sei que vou amar este também.

Beijos!

Adorei o quote.

--
Isabelle
http://www.blogmundodoslivros.com/

Samuel Medina (Nerito Samedi) disse...

Li "A Sombra do Vento" por indicação da Fefa, do blog "Apaixonada por papel". E não me arrependi. No início, achei a leitura um pouco parada, por conta da forma rebuscada de escrita, um texto sinuoso, quase barroco (apesar de que amo o Barroco).
Mas não nego que ao final me vieram lágrimas aos olhos. O que me incomodou foi que eu queria ler os livros de Julián Carax, por conta daqueles títulos instigantes, inclusive por conta do estilo literário do personagem. Por vários momentos, o leitor fica sabendo que Carax escreve literatura fantástica e seus textos são sombrios. Imagino como seriam esses textos...

Anônimo disse...

Acabei de conhecer o seu blog e gostei bastante !

Comecei com um blog literário também! Depois dá uma passadinha lá se quiser conferir!
http://beyondofbooks.blogspot.com.br/

Bruxa do 203 disse...

Estou louca para ler. Vai ser o próximo. Eu também tenho ele há um tempinho (em espanhol mesmo) e parece que agora é o momento de ler.

Maritza Bom disse...

Oi Letícia, eu li esse livro já faz algum tempo, mas me lembro bem da leitura! Com certeza é uma estória muito bonita e a narração do autor realmente emociona! Também estou ansiosa pela continuação!!

até mais!

Prólogo da Leitura

Frases Soltas disse...

Este livro está na minha lista de leitura há um tempinho, to ensaiando pra ler, mas acho que você tem razão, esse livro ainda não me escolheu.

Beijinhos.

www.chatadoslivros.blogspot.com.br

Bruno disse...

Um dos melhores livros que eu já li.

devorador de letras disse...

Boa tarde,

Ainda não li nada do autor, mas tenho muita vontade, parabéns pela resenha....abçs.


http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

Deivison - Eu Tenho Livros disse...

Eu sou apaixonado pela escrita do Zafón. Eu já li Marina e ADOREI. É simplesmente lindo. Espero ler A Sombra do Vento em breve.

Um grande abraço,
Deivison Amorim
Blog Eu Tenho Livros - @eutenholivros
eutenholivros.com.br

Thais Priscilla disse...

Já li várias resenhas do livro mas não tenho vontade de ler, infelizmente :/

Beijocas,
Thais - http://thaypriscilla.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos