PELAS PORTAS DO CORAÇÃO - Zíbia Gasparetto


Tìtulo: Pelas portas do coração
Autora: Zíbia Gasparetto
Editora: Vida e Consciência
Páginas: 456
Sinopse: Pensando fazer o melhor, acabamos por nos conduzir ao vale do desajuste e da dor. Até que a audácia de uma alma forte e lúcida como a de Juliana nos mostre que o verdadeiro vencedor é aquele que tem a coragem de calar o mundo em si e caminhar pelas portas do coração.

Em Pelas portas do coração, nós conheceremos Juliana e sua família.
Norma e Dagoberto, seus pais, têm três filhos: Clóvis é o mais velho, com 24 anos. Depois dele vêm Vera, com 19, e Juliana, com 16.

Dagoberto é um médico cirurgião renomado, muito conhecido e rico, sempre em destaque nas notícias e rodas da alta sociedade, o que deixa sua esposa muito satisfeita, pois bom nome, reconhecimento e colunas sociais são coisas importantíssimas para ela, que vive preocupada quanto a seus filhos, fazendo de tudo para que cada um deles encontre um bom partido – de uma família muito rica e de bom nome, é claro – para se casarem o mais rápido possível.

Clóvis está na faculdade estudando Comunicação, o que é um grande desgosto para seus pais, que esperavam que ele seguisse a carreira do pai Aliás, é um desgosto para o próprio Clóvis, que odeia estudar e só dá importância a sair com os amigos, carros e garotas. Sempre falta à faculdade, vai mal e nunca faz os trabalhos, nem estuda.

Vera está no ensino médio e, para ela, aparência é tudo. Sempre bem vestida com as roupas da moda, saindo com suas amigas ricas e à procura de um namorado rico também. Filha preferida de Norma, por pensarem de maneira igual.

E aí nós temos Juliana. Sempre calada, não conversa muito com a família, não tem amigos e sai sempre sozinha. Os irmãos acham-na esquisita. O pai acredita que é uma fase da adolescência e a mãe morre de medo que ela sofra de alguma doença mental.

Além dessa personalidade completamente introspectiva, quando conversa, Juliana expõe pensamentos profundos muito incomuns à sua idade. Parece uma pessoa bem mais velha falando, o que faz com que sua família ache-a ainda mais esquisita. Porém, o que eles não sabem, é que antes de vir à Terra, ela recebeu uma missão muito importante e estava prestes a começa-la.

Guiada pelo espírito de Dora, com quem Juliana se encontrava quando saía do corpo durante o sono,  menina recebia conforto, incentivo e encorajamento da amiga, que sempre lhe afirmava que por mais que as coisas parecessem ruins, tudo terminaria bem.

E então o drama começa. Certa vez, enquanto Dagoberto discutia um caso difícil no hospital com seu amigo, Dr. Moreli, Juliana aparece na sala do nada, em transe, e dá a eles o diagnóstico da paciente, dizendo que precisava de que eles a levassem até a mulher porque ela podia curá-la. Dagoberto ficou tremendamente desconcertado com a situação, levou a filha par o quarto e voltou dizendo ao amigo que a filha sofre de sonambulismo e diz coisas sem nexo durante esse estado.

A partir daí, Juliana passou a fazer predições sobre coisas que aconteceriam com seus familiares e, algumas vezes, a falar como se não fosse ela. Sua família começou a ficar horrorizada quando tudo o que ela predisse começou a acontecer, mas preferiam fazer de conta que era coincidência para não terem que lidar com aquilo. Norma até levou a filha a um psiquiatra para uma consulta, mas o médico lhe garantiu que não havia nada de errado com a menina.

Uma noite, Clóvis e seu amigo Cláudio se metem em uma grande confusão. Correndo com o carro e prestando atenção em duas meninas que passavam pela rua, não viram quando um homem atravessou e acabaram atropelando-o. Desesperados, fugiram sem prestar socorro. Ao chegar em casa e contar o que houve, Clóvis é levado pelo pai de volta ao local do acidente, para saber o que podem fazer e para que o filho assuma a responsabilidade. Porém, quando chegam ao local, encontram apenas um policial que informa que o homem já havia sido levado para o hospital e que não houve testemunhas, ninguém sabia quem o havia atropelado.
Dagoberto acabou deixando passar, mas ficou furioso com o filho.

Mais tarde, naquela mesma noite, Juliana vai ao quarto de Clóvis e diz que ele precisa leva-la até o hospital para que ela possa ver o homem, pois ela pode curá-lo. Mas duas coisas causaram espanto no rapaz: 1)  Juliana não sabia do acidente, apenas os pais dele. 2) A menina referia-se a si na terceira pessoa, como se outra pessoa houvesse se apossado de seu corpo.

Num primeiro momento, Clóvis ficou chocado. Depois atribuiu o fato ao suposto sonambulismo da irmã. No dia seguinte, ele comentou com Cláudio sobre o ocorrido e disse que, apesar da estranheza, eles não deveriam se preocupar. No entanto, Cláudio o contraria e diz que se Juliana disse que deveria ir até o hospital, eles deveriam leva-la e insistiu até que o amigo concordasse. Depois de encontrarem uma desculpa, pegaram Juliana na escola e dirigiram-se ao hospital. Quando chegaram, ela se dirigiu sozinha ao lugar onde estava o homem, sem pedir informação nenhuma a ninguém. Quando encontrou-o, fez uma prece, conversou com ele, que estava em coma, e ele acordou. Ela o havia curado.

Não vou me alongar ou acabarei contanto o livro todo. Mas, resumindo, as curas e predições de Juliana continuam a acontecer cada vez com mais frequência e ela sempre conta com Clóvis e Cláudio para a ajudarem. Em contrapartida, sua família está cada vez mais horrorizada com isso e chegam ao ponto de tomarem medidas extremas para impedir que ela continue com sua “loucura”.

Muitas coisas acontecem não só com Juliana, mas com todos de sua família, amigos e novos personagens que vão aparecendo ao longo da história e tudo sempre gira em torno dela e seu dom de cura.

Pelas portas do coração é um livro emocionante que nos leva a refletir sobre a dureza de coração das pessoas que se apegam demais à racionalidade e não se permitem abrir a mente e acreditar nas coisas que a ciência não pode explicar.

Mais um livro da Zíbia que eu gostei muito, vindo de uma feliz parceria entre o blog e a editora Vida e Consciência.

Recomendo!

5 comentários

Kellen Baesso disse...

Gosto dos livros da Zíbia, já li muitos e faz tempo que não leio. Essa história parece bem interessante e se você recomenda, já está na lista de futuras leituras. ;)
Beijocas, gêmea.

Srt . Vasconcelos disse...

adorei a resenha, apesar de nunca ter lido Zíbia, por puro "preconceito" de livros religiosos mesmo. acho que vou tentar esse ano, ja comecei lendo um.

Anônimo disse...

Já li várias resenhas de livros da autora mas não li nenhum ainda. Acho interessante esse tema onde trata de coisas que a razão não explica mas que sentimos e temos fé.

Luciana Mara disse...

Ei gêmea,

Eu lia muito livro espírita da mamys (quando ainda não tinha dindim pra comprar os meus). Nunca li nenhum da Zíbia porque a mamys não gosta de como ela escreve.

Quem sabe um dia eu não me arrisque? =P

Bjins

Mys disse...

Oi San
Li resenha e achei interessante. Já até perguntei para me explicar alguns trechos, e você o fez. rs
Esse livro foi indicado para eu ler e coincidentemente faz parte do meu desafio livral. rs #AchoCoincidência Apesar de tu achar que não. rs
Enfim... quando ler, poderei dizer minha opinião sobre isso. =)
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos