De Tudo um Pouco - Devaneios da Gih (O Conde de Monte Cristo)

De Olho nos Clássicos
O Conde de Monte Cristo
Alexandre Dumas



Sinopse (skoob): O futuro do jovem marinheiro Edmond Dantés parecia promissor. No entanto, a conspiração de três inimigos invejosos ocasionou sua prisão por catorze anos. O que ninguém esperava era que ele conseguiria sair da prisão, com uma sede de vingança que não pouparia nenhum dos responsáveis pela sua tragédia.

"Somente quem sentiu o supremo desespero é capaz da suprema bem-aventurança."

São poucos os que ainda não ouviram falar do famoso Conde de Monte Cristo, mas infelizmente a maioria dos que o conhecem só sabe o que viu no cinema, não são muitas pessoas que podem dizer de boca cheia já terem lido o livro, até porque muitas nem ao menos sabiam que havia um livro.

A história desse clássico escrito pelo francês Alexandre Dumas é voltada para a vida de Edmond Dantés, um jovem marinheiro que foi acusado injustamente de auxiliar Napoleão (até então ainda exilado na ilha de Elba) em seu retorno ao poder.

Passando pelas piores provações durante os vário anos em que esteve preso Edmond aprendeu muito com um abade de nome Faria que foi quem o instruiu e confiou ao rapaz um grande segredo: um tesouro escondido na ilha de Monte Cristo.

Depois de uma fuga inacreditável, Edmond passa por diversas situações até encontrar o tesouro e volta para a França, mas não como o pobre marinheiro e sim como o abastado Conde de Monte Cristo. E protegido por seu disfarce ele planeja sua vingança contra os que o humilharam.

Além da ideia geral ser excelente, bem planejada e interessante, Dumas leva seu herói a um nível diferente e o faz pensar em suas ações e no que considera certo, fazendo com que o leitor acompanhe a trajetória de Dantés, compreenda seus motivos, se compadeça de sua dura vida, mas principalmente se surpreenda com tamanha coragem, bondade e humildade.

Não é um livro fácil de ler, tive dificuldade já que a linguagem é antiga e o autor presa pelos detalhes dando certas voltas que considerei desnecessárias, mas o interessante é ver como há inúmeras histórias interligadas e como Dumas não se perdeu ao colocar cada uma delas no papel.

Provavelmente a adaptação mais famosa de O Conde Monte Cristo é a de 2002 dirigida por Kevin Reynolds e com Jim Caviezel no papel principal. Mas se me permitem dizer, principalmente aos que não leram o livro ainda, o filme é ótimo, mas o livro é ainda melhor, além de ser completamente diferente, portanto, LEIAM! kk




Fonte: 1001 livros para ler antes de morrer.

Beijos da Gih...
...e até a próxima!

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos