P. S. EU TE AMO - Cecelia Ahern

Título original: P. S. I Love You
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 365
Classificação: 
Sinopse: Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.

“Gerry havia partido para nunca mais voltar. Era a realidade.”


Nas brincadeiras entre Gerry e Holly, ele sempre dizia que deixaria uma lista para ela quando morresse. Uma lista de coisas a fazer, pois tinha a certeza de que ela não saberia se virar sem ele. Mas ele não imaginava que iria morrer antes dela de fato. E tão logo.

Holly e Garry eram mais que marido e mulher, eram melhores amigos, cúmplices, eram tudo um para o outro. Quando ele morre, Holly perde seu chão e sua vontade de viver. Não sai mais de casa, não liga para os amigos, não come, não toma banho, nem quer conversar com ninguém. Porém, um dia sua mãe liga e avisa que havia chegado para ela um pacote e que ela precisava ir buscá-lo. Ela não sabia o que era, apenas disse que estava escrito “A Lista” no verso do tal pacote. Holly se lembrou da promessa.

Quando abre o pacote, ela vê que há vários envelopes, um para cada mês do ano, que só podem ser abertos no mês correspondente. Em cada um deles, há uma coisa que Holly deve fazer.

Uma confusão de sentimentos a preenchem: saudade, raiva (pois se ele estivesse vivo, ela não precisaria da lista), amor (e muito mais saudade!) e necessidade. Holly se apegou àqueles envelopes na ânsia de ter um pouquinho mais de Gerry antes de ele ir embora para sempre. Enquanto ela tivesse os envelopes, ele estaria por perto, ela sentia. Ela sabia.

E então ela parte nessa jornada de um novo recomeço, seguindo o caminho apontado por Gerry, nos levando consigo.

O começo desse livro foi extremamente difícil pra mim. A perda de Gerry tão recente e o modo como Holly se sentia... e depois ela encontrando as cartas... Nossa! Até a terceira carta eu chorei muito, muito mesmo! Tanto que tive que dar uma pausa na leitura e ler outra coisa, pra depois então retomar. E deu certo. Depois disso eu chorei menos. (rs)

É linda a maneira como Holly vai se abrindo pra vida novamente e vai deixando Gerry partir. Não que ela o tenha esquecido, nada disso. Mas ela aprende a conviver com sua ausência.

Há muitos momentos engraçados, onde ela lembra uma ou outra situação com Gerry onde ele, sempre de bom humor, fazia uma gracinha ou uma surpresa e mandava embora toda a energia ruim. Há outros momentos em que choramos com as palavras de Gerry, ou quando imaginamos o esforço dele para preparar essa ou aquela surpresa para Holly e vemos o tamanho de seu amor, que sabia que ela não ia conseguir seguir na sua ausência e precisaria que ele ficasse por aqui por um pouco mais de tempo, mesmo que de maneira diferente. Ele pensou em absolutamente tudo.

Acompanhar essa parte da vida de Holly nos faz crescer. Faz com que olhemos para nós mesmos e enxerguemos a parte boa daquilo que até então só víamos como ruim.

O livro é bem diferente do filme, mas ambos são igualmente lindos, cada um a seu modo.

P. S. Eu te amo é um livro pra se guardar no coração.

Abaixo, o trailer do filme.


Esta resenha foi feita para cumprir o item 4 do Desafio Realmente Desafiante:

4 - Ler um livro com um casal apaixonado na capa.

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos