Resenha - Quem Matou Nola Payne

Nome: Quem Matou Nola Payne?
Páginas: 240
Autor: Walter Mosley
Editora: Landscape
Sinopse: Logo depois que quebra-quebras devastadores arrasaram Los Angeles em 1965, quando o ódio era intenso e o medo ainda cozinhava em fogo brando, a polícia bate à porta do Easy Rawlins. Ele espera pelo pior, como sempre. Mas a polícia veio lhe pedir ajuda. Um homem foi arrancado do automóvel por uma turba no auge do tumulto e fugiu para um prédio de apartamentos nas vizinhanças. Logo depois uma mulher de cabelos vermelhos, conhecida como Pimentinha, é encontrada morta naquele prédio, e o fugitivo é o suspeito óbvio. Mas o homem tinha sumido. A polícia teme que sua presença em certos bairros crie um novo inferno, por isso pede a Easy Rawlins para ver o que pode descobrir. O homem desaparecido é a chave, mas é apenas o começo. Easy pede ajuda a Rato, seu amigo de longa data para decifrar o mistério. E o que Easy encontra é um assassino cujo ódio, como aquele que ardeu na cidade durante semanas, está misturando paixões profundamente arraigadas, sentimentos que ecoam dentro do próprio Easy. A caçada ao assassino que Rawlins promove revela uma nova cidade surgindo das cinzas com a promessa de uma vida nova para Easy, Rato e seus velhos amigos, Jackson Blue e Jewele.


Quem matou Nola Payne.

Nesse livro vemos a longa investigação de Easy Rawlins à procura do assassino de Nola Payne. Isso com a ajuda da policia, que o procura para investigar e não chamar atenção, afinal, policia num bairro de negros é uma coisa bem complicada.

Tudo começa após dias de quebra-quebras em Los Angeles, no ano de 1965. A polícia, com medo de “atiçar” ainda mais essas brigas, contrata – à força – um negro, dali mesmo, para ajudá-los a pegar o assassino de Nola Payne. Esse cara é Rawlins.

Rawlins, um negro que serviu seu país na Segunda Guerra Mundial, vivia com sua mulher e seus filhos. Um cara bacana, humilde e trabalhador. É um zelador de uma das escolas em L.A e foi chamado pelo investigador Suggs para descobrir o tal caso misterioso de Nola Payne, uma negra que foi assassinada, supostamente, por um cara branco que ela acabara de salvar dos quebra-quebras.

O livro nos mostra muito, mas muito mesmo, a “rivalidade” entre Brancos e Negros, parece que estamos vivendo num terrível Apartheid. O autor vai jogando personagens e mais personagens para comprovar isso, pessoas sofrendo porque perderam lojas, parentes e etc.


O livro em si é bom, só esperava mais do desfecho dele. Mas no resto, gostei bastante. Uma escrita fácil e com bastantes gírias – por exemplo, “O que cê foi fazê, home?” –. Isso te passa mais o realismo da história. Uma coisa que eu achei exagero foi o autor ir jogando personagens que, muitas vezes, não faria diferença tê-los no livro. Enfim, de 0 a 10, eu daria 8. 

É isso gente, até a próxima. 

Bruno ~ Leitura Nas Estrelas

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos