5 MANEIRAS DE LER MAIS LIVROS


Bom dia, gente!
Dias atrás eu li este artigo na net e guardei pra dividir com vocês, achei muito legal. As anotações em vermelho são minhas. :)


5 Maneiras de ler mais livros



leitura pode trazer diversos benefíciospara a vida de uma pessoa. Com ela você expande os seus horizontes, aumenta o seu nível de cultura, ganha mais vocabulário e, em consequência, se torna uma pessoa mais inteligente. Porém, para alcançar todas essas vantagens é preciso fazer da leitura um hábito. Se você ainda não tem intimidade com os livros e quer se tornar alguém mais inteligente, veja dicas que vão ajudá-lo a ler mais livros:



1. Tenha sempre um livro
O melhor incentivo para ler mais livros é ter um exemplar sempre à mão. Leve um livro com você para onde você for, assim você pode utilizar o tempo livre para adiantar sua leitura. (Sempre tenho um livro e/ou meu tablet na bolsa. Nunca saio sem nenhum dos dois e isso me ajuda pra caramba a manter a leitura em dia)


2. Use os recursos digitais

Pesquisas sobre experiência de usuário mostram que cada vez mais as pessoas usam aplicativos ou recursos digitais para leitura. Se você não quer o peso de um livro, opte pela versão digital dele. Dessa maneira você pode ler no seu tablete ou mesmo no smartphone. (Nunca li no smartphone, mas, como disse, leio no tablet)


3. Grife as partes interessantes

É comum se distrair por alguns momentos durante a leitura e ter de acabar voltando várias páginas para entender o contexto do que está sendo discutido. Para evitar esse tipo de problema, uma boa saída é grifar o que você considera mais importante, independentemente de ser um livro técnico ou de ficção. Isso vai fazer com que você se mantenha atento ao que está lendo e evita a perda de tempo por voltar a conteúdos que você já viu. (Às vezes eu sublinho uma frase ou outra. Agora, grifar com marca texto... jamais! rsrs)


4. Alterne leituras fáceis e difíceis

Existem leituras mais complexas que outras, o que pode desmotivar você e destruir seu interesse. Por isso, uma boa estratégia é alternar entre leituras mais difíceis e outras simples. Não é vergonha nenhuma ler livros de entretenimento, ninguém precisa ler apenas grandes nomes da literatura mundial ou obras que discutem temas profundos e complexos. Tente adaptar sua lista para que ela seja confortável para você. (Sempre leio pelo menos dois livros ao mesmo tempo. Ajuda bastante)


5. Crie um hábito

A leitura pode ser maçante no começo, mas se tornará mais simples conforme você pratica. Por isso é fundamental que você não desista no primeiro livro que considerar difícil, vá em frente e crie o hábito de ler. Uma boa ideia é estabelecer metas. Quantos livros você quer ler no período de um mês? Aumente os objetivos conforme você perceber que a leitura está fluindo melhor. (Bem, no meu caso, o hábito veio de berço. :P)



6 comentários

Raquel disse...

Oi flor,

Desculpe demorar tanto a aparecer mas vim...adorei o novo visual assim que conseguir atualizo lá no meu blog seu endereço...rsrs...Então adorei o artigo só tem algumas coisas que não concordo como grifar os livros..."que sacrilegioooo"...huahua tri neurotica eu ne...sabe o que eu faço coloco post its nas páginas que tem os trechos que achei interessante ai não tem problema de estragar o livro...sobre carregar um livro tipo sempre ne...e o hábito realmente vira costume o problema e quando você pega aquele livro que não quer lagar ai é dificil voltar a realidade....adorei o post

bjsss

Raquel Machado

Leitura Kriativa

http://leiturakriativa.blogspot.com.br

Gabi disse...

Oi San!
Primeiro, parabéns pelo novo blog, pelo novo layout, por tudo o que seu blog é, pois ele é lindo e encantador! *-*
E ah, que texto ótimo. Simples, objetivo, e sim, tudo o que está ali funciona. Também não saio de casa sem um livro na bolsa, e eu leio em qualquer lugar onde eu possa ter cinco minutinhos, heheh.
Beijos!

Babi Lorentz disse...

É sempre bom ler, né? Acho que levar um livro na bolsa sempre ajuda. Quando esqueço, morro de ódio, rs. Mas como no celular eu tenho o aplicativo da Amazon, acabo lendo um pouco por lá.
Beijos.

Camila Araújo disse...

Concordo com tudo isso - tirando a parte de grifar que eu não consigo fazer nem a pau! -, mas acho que faltou uma coisa: comece pelo estilo de história que você mais gosta.
Não adianta nada uma pessoa que gosta de ficção histórica querer começar a ler por livros eróticos, por exemplo. Ela pode até vir a gostar do estilo, mas pra criar hábito acho que é melhor começar pelo que você já gosta.
As vezes encontro pessoas na livraria ou em outros lugares que não têm o hábito de ler e querem começar, daí eu pergunto que tipo de filme elas mais gostam de assistir, porque geralmente bate com o estilo de leitura preferido, e tento indicar alguns títulos. =)
Beijos.

Trilhas Culturais disse...

Eu sempre estou carregando um livro junto, as vezes pesa na bolsa mas mesmo assim não sei mais sair de casa sem um livro. :)

Mys disse...

Hi Tratante!

1º Esse gato no post me fez lembrar do outro e cai na gargalhada kkkkkkkk

2º Como a pessoa novata aqui, num sabe o que seria leitura "fácil ou difícil" , sempre leio o que o povo me indica, geralmente. rs

3º Esse lance de grifar livros, faço apenas nos digitais ;)

4º "Bem, no meu caso, o hábito veio de berço. " => Mas é metida merrrmoooo !!!!!! Falo nada ..... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gostei deste post!
Bj =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos