O PODER DA ESPADA - Joe Abercrombie

Título original: The Blade Itself
Autor: Joe Abercrombie
Série: A primeira lei / The first law - Livro I
Editora: Arqueiro
Páginas: 474
Sinopse: Sand dan Glokta é um carrasco implacável a serviço da Inquisição de Sua Majestade. Nas mãos dele, os supostos traidores da Coroa admitem crimes, apontam comparsas e assinam confissões – sejam eles culpados ou não. Por ironia, Glokta é um ex-prisioneiro de guerra que passou dois anos sob tortura. Mas isso nunca teria acontecido se dependesse de Logen Nove Dedos. Ele jamais deixaria um inimigo viver tanto tempo. Só que isso foi antes. Agora ele está decidido a mudar. Não quer ser lembrado apenas por seus feitos cruéis e pelos muitos inimigos que se alegrarão com sua morte. Já a felicidade do jovem e mulherengo Jezal dan Luthar seria alcançar fama e glória vencendo o Campeonato de esgrima, para depois ser recompensado com um alto cargo no governo que lhe permitisse jamais ter um dia de trabalho pesado na vida. Mas há uma guerra iminente e ele pode ser convocado a qualquer momento. Luthar sabe que, nos campos do Norte gelado, o embate segue regras muito menos civilizadas que as do esporte. Enquanto a União mobiliza seus exércitos para combater os inimigos externos, internamente se formam conspirações sanguinárias e um homem se apresenta como o lendário Bayaz, o Primeiro dos Magos, retornando do exílio depois de séculos. Quem quer que ele seja, sua presença tornará as vidas de Glokta, Jezal e Logen muito mais difíceis. Agora a linha que separa o herói do vilão pode ficar tênue demais.


A série A primeira lei tem sido muito elogiada e considerada uma das melhores séries de fantasia no momento, tendo como primeiro livro, O Poder da Espada.

Neste livro, a história gira em torno de uma possível guerra que está se levantando na União, encabeçada por Bethod, o autoproclamado Rei dos Nórdicos. Simultaneamente, parece que estão acontecendo conflitos em Gurkhul, ao Sul da União.

O povo não sabe muito bem o que está acontecendo e há muita gente desinformada. Poucos são os que sabem sobre isso, mas também não sabem muito, são apenas rumores e suposições.

Há também uma divergência quanto ao que dizem à Primeira e a Segunda Leis, já existentes no reino há muitos séculos e consideradas sagradas por alguns, mas ultrapassada por outros, porque isso também envolve política.

Magos misteriosos, guerreiros corajosos, soldados covardes e fanfarrões, mocinhas em perigo e outras perigosas são os personagens envolvidos nesta trama. Sem me esquecer, é claro, de Glokta, o inquisidor. Meu personagem preferido. Ele é implacável, cruel, e faz todo tipo de tortura para arrancar de suas vítimas as confissões que ele quer ouvir, sejam estas verdadeiras ou não. Também sarcástico ao extremo. Me diverti muito com seus pensamentos.

Jezal é um nobre metido à besta que quer fazer parte do exército apenas para manter um status e para agradar seu pai, mas odeia o que faz e é um fanfarrão mau caráter.
No entanto, sua evolução durante a história é bem clara e ele cresce bastante, o que o torna muito mais interessante.

Inquisição, intrigas e guerras são o mote desta trama, bem como as questões políticas, mas, apesar de isso não ser novidade na literatura, tenho que dizer que Joe Abercrombie soube lidar muito bem com isso e foi feliz em sua escrita.

E por que eu estou sendo tão vaga?

Porque o livro tem 474 páginas, repletas de traições, planos escusos e conspirações, e eu estragaria tudo se fosse comentar algo sobre.

Assim, deixo aqui apenas a ideia central do livro, mas devo dizer que gostei muito e que eu recomendo a todos! 

=)








6 comentários

Camila Araújo disse...

Agora estou mais curiosa pra ler. Adoro esse mote. =)
Também gostei demais da capa e acredito que, por ser da Arqueiro, esteja muito bem revisado.
Vai pros desejados!
Beijos.

Sandra Mendes disse...

Está, sim, Camis!
É bem o tipo de livro que a gente gosta.
Eu gostei bastante, espero que logo saia a continuação.

Marco Antonio disse...

Olá Sandra,

Ontem eu postei uma resenha desse livro também, gostei demais e não vejo a hora de ler a continuação, só a capa que achei fraca, que bom que gostou também.....parabéns pela sua resenha....abraços.

devoradordeletras.blogspot.com.br

Myris disse...

A premissa do livro é boa, gosto de livros que contem a história dessa era medieval, mas não sei porque, ele não me atraiu. Pode ser um pré-conceito mal formado, quem sabe. Um dia espero quebrá-lo e dar uma chance ao livro!

Beijos,

Myris
http://www.nacabeceiradacama.com.br

Kellen Baesso de Sousa disse...

Gostei dessa capa e da premissa do livro. Apesar de não ser o gênero que mais leio, acho muito interessantes livros assim. Fiquei curiosa com todas as traições e conspirações que você comentou, deve ser cheio de surpresas para o leitor.
Espero poder ler.
Beijinhos

Trilhas Culturais disse...

Gosto do que leio sobre esse livro e esse mistério no ar me deixa ainda mais curiosa para ler. A capa achei muito bonita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos