Legend - Marie Lu

Título original: Legend
Autora: Marie Lu
Editora: Prumo
Trilogia: Livro 1
Páginas: 253
Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.

A verdade se tornará lenda.

Day. Esse é o nome do delinquente mais procurado de toda a República. E seu nome é a única coisa que sabem a seu respeito. Não sabem como ele é, de que cor são seus cabelos os ou seus olhos, nem de onde ele vem. Nada. No entanto, esse “fantasma” já roubou bancos, explodiu aviões e enganou os militares da República inúmeras vezes. Nunca matou ninguém, mas deu um bocado de trabalho aos oficiais. E continua dando.
June Iparis é uma garota de 15 anos e o prodígio de sua nação. Com essa pouca idade ela já está quase terminando a faculdade, tem um dos QIs mais altos de toda a República e está sendo treinada para ser militar e fazer parte do alto escalão. Ninguém é mais inteligente do que ela, a não ser, talvez, seu irmão mais velho, o capitão Metias Iparis.
O que a República desconhece é que Day também é um prodígio e tem a mesma idade de June. Mas, diferente dela, ele não é rico e não vive uma vida tranquila e repleta de regalias. Day vem das favelas, do meio da praga e de “gente imunda” – nas palavras da República. Ele é o Robin Hood de seu tempo, sempre roubando dos ricos para dar aos pobres.
Em circunstâncias normais, os caminhos de Day e June jamais se cruzariam. Mas o que de fato é normal na República?
Quando Metias morre, Day torna-se o principal suspeito e June, então, jura vingança, envolvendo-se pessoalmente em sua busca.
No entanto, depois que o encontra e o conhece, a agora nomeada Agente Iparis surpreende-se questionando não só as ordens que recebe, mas como também seus superiores e todo o seu sistema de governo.
Numa luta entre seu lado militar-patriótico e seu lado humano, June se vê obrigada a tomar decisões e a fazer coisas que jamais sonharia em fazer.

Legend é mais uma distopia feliz. Feliz porque é bem-escrita. É muito difícil não se apegar a Day logo de cara, com seu jeito de menino malandro, mas gentil ao mesmo tempo. Como também não é difícil torcer o nariz para June assim que a conhecemos, com seu jeito de riquinha arrogante, que faz e tem tudo o que quer, e que acha que as pessoas que moram na favela não passam de lixo.
Metias é cativante e eu ainda me pergunto por quê ele teve de morrer. Ok, eu sei o motivo. Mas poxa, podiam matar outro personagem, né? ¬¬
Em nenhum momento Marie Lu perde a mão em sua narrativa e, com maestria, ela nos leva a seguir por entre conspirações e desconfianças. O crescimento pessoal de June é visível e se dá com naturalidade.
Enfim, se você gosta do gênero, não pode deixar de ler este livro.
Já estou ansiosa para ler a sequência!

Recomendo!









*Este livro foi minha leitura de Novembro para o Gêmeas Book Club, escolhido pela Kellen

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos