O presente - Cecelia Ahern

Título original: The gift
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 317
Sinopse: Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.


Já é final de Dezembro, o Natal está próximo e Lou Suffern, antes de entrar em seu prédio para trabalhar, por algum motivo que nem mesmo ele sabe dizer qual foi, desiste de tomar o seu café e acaba oferecendo-o a um mendigo que fica sempre ali na frente desse mesmo prédio.

Curiosamente ele, que está sempre com pressa e precisando estar em dois lugares ao mesmo tempo, começa uma conversa com o mendigo. Descobre que seu nome é Gabe e que ele é muito perspicaz e observador. Inclusive, muito parecido fisicamente com o próprio Lou.

E foi que, num estranho rompante, Lou acaba dando um emprego a Gabe. Empresta-lhe um terno sobressalente que ele tinha no escritório e deixa que Gabe comece no mesmo instante.

A princípio todos no escritório pensam que Lou enlouqueceu por dar emprego a um mendigo, mas depois que começam a perceber o quanto Gabe é eficiente, inteligente e prestativo, mudam de ideia e parabenizam Lou o tempo todo pelo seu acerto.

No entanto, Lou percebe que Gabe é diferente e que coisas estranhas sempre acontecem quando ele está por perto. Sem contar que Gabe é cheio de mistério, sempre parece saber o que Lou está pensando e sempre o faz refletir sobre as coisas e enxergar muito mais além.

No decorrer da história, Lou está sempre confuso. Uma hora ele se surpreende com Gabe e gosta do rapaz, noutra ele acha que Gabe é apenas um espertinho que quer se dar bem às suas custas. Até que Gabe oferece-lhe um presente que mudará sua vida.

O que vem primeiro na sua vida?

Para Lou era o trabalho e as coisas que este lhe proporcionava: riqueza, poder, reconhecimento. Não havia espaço para a família em sua vida. Ele era um homem muito ocupado, eles precisavam entender isso. Ele não visitava seus pais, mal falava com seus irmãos, conversava com a esposa muito pouco e nunca brincou com seus filhos. Nunca dava tempo.

O Presente é uma história que fala de prioridades, que mostra como deve-se organizar as coisas na escala de valores e como perdemos um tempo precioso dando importância a coisas supérfluas.

Apesar da lição de vida, não gostei muito do livro.
Entendi a mensagem e a reflexão que ele nos traz, mas acho que ambas poderiam ser aproveitadas melhor num outro tipo de história.

Mesmo assim a mensagem é tocante e nos faz refletir.










Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos