A conspiração - Clive Cussler

Título original: Crescent Dawn
Autor: Clive Cussler
Editora: Novo Conceito
Série: Dirk Pitt - Livro 21
Páginas: 527
Sinopse: Uma embarcação romana naufraga no século IV. Durante a Primeira Guerra Mundial, um navio inglês é destruído por uma bomba. Atualmente, no Oriente Médio, ícones da fé islâmica são bombardeados. E um misterioso pergaminho relacionado à vida particular de Jesus pode limitar o poder da Igreja Católica. Como eventos e fatos tão distantes podem ter alguma relação? O engenheiro naval Dirk Pitt (Diretor da NUMA – Agência Nacional Marítima e Subaquática) está acostumado a explorações subaquáticas — e a revelar mistérios indecifráveis — e parece ser a pessoa mais indicada para trazer a público o elo entre esses episódios tão incompatíveis. Mas a que custo? Uma aventura que mistura ¬ ficção e realidade em uma criação cheia de surpresas e mistério. Acompanhe o incansável herói Dirk Pitt em uma história em que arrepiantes artefatos religiosos, a CIA e o Mossad misturam-se às mais magníficas construções da arquitetura medieval.


Quando o engenheiro naval e presidente da NUMA (Agência Nacional Marítima e Subaquática), Dirk Pitt, tem um problema com seu barco no mar da Grécia, ele não imaginava o que viria a seguir. Como teriam de esperar algumas horas até a ajuda chegar, ele e seu companheiro de vida e de trabalho resolvem dar um mergulho pelas imediações e ver o que escondem aquelas águas.

Em meio a esses mergulhos, eles encontram uma embarcação muito antiga afundada entre uns corais. Lá dentro, eles conseguem encontrar uma caixa contendo uma coroa, muitas moedas e algumas outras relíquias.

De posse de todos esses objetos, Dirk viaja à Turquia para visitar sua esposa e, aproveitando a viagem, vai se encontrar com um antigo amigo e pesquisador num museu, onde ele poderá lhe dar informações sobre as coisas encontradas no navio. Esse era apenas o começo de tudo.

Enquanto isso, a alguns milhares de quilômetros dali, em Jerusalém, Dirk Pitt Junior, filho de Dirk e também pesquisador que trabalha para a NUMA, encontra algumas caixas com vários pergaminhos antigos, que lhe renderão alguns problemas.

Mais alguns quilômetros longe dali, Summer, a outra filha de Dirk e irmã gêmea de Dirk Junior, foi contratada por uma jovem pesquisadora para investigar um navio afundado, da Segunda Guerra Mundial. Em sua análise, ela percebe algo que nenhum outro pesquisador percebera antes: o navio não foi atingido por um míssil como todos imaginavam, ele explodiu de dentro pra fora. Ou seja, o que quer que tenha feito aquele navio afundar, estava no meio de sua bagagem. Cruzando essas descobertas com as informações obtidas por sua contratante, elas descobrem que precisavam partir em busca de um diário desaparecido, de um dos ocupantes do navio, que morrera com sua explosão. E esse diário deveria estar em Londres, o próximo destino delas.

O tempo vai passando e tanto Dirk quanto seus filhos passam por inúmeras aventuras e perigos, até que eles se encontram novamente na Grécia, cada um com sua história para contar e muito longe de chegarem a um fim. Mas a surpresa maior se deu quando eles descobrem que tanto as relíquias de Dirk, quanto os pergaminhos de Dirk Junior e as descobertas feitas por Summer estavam todas interligadas, levando a um mesmo ponto, que era o paradeiro de um antigo Manifesto, onde se encontravam registrados todas as coisas que pertenciam a Jesus, o que era uma prova irrefutável de sua existência.

A Conspiração é o primeiro livro de Clive e Dirk Cussler que eu leio (embora ele seja o 21º de uma série ¬¬) e tenho outros dois deles aqui, ainda não lidos. E que surpresa! Um livro delicioso, cheio de aventura, ação e investigação. E o mais interessante é que os autores fizeram uma mistura muito bem-feita entre ficção e fatos históricos, o que deixa a trama muito próxima à realidade.

(Tenho apenas uma ressalva: Novo Conceito, que tal lançar os livros de séries na ordem certa? Qual é o problema? ¬¬)

Com certeza daria um bom filme de aventura. Fui completamente cativada pela escrita dos autores e mal posso esperar para conferir os outros livros.


Recomendo muito! 



Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos