Um certo verão na Sicília - Marlena de Blasi

Título original: That Summer in Sicily: a love story
Autora: Marlena de Blasi
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Sinopse: A Sicília é a terra da berinjela, dos tomates, do azeite, das flores - e do silêncio. Na difícil missão de fazer uma reportagem sobre a vida no interior da ilha, Marlena de Blasi e seu marido chegaram às portas da misteriosa Villa Donnafugata. Dezenas de mulheres vestidas de preto, com tranças em torno da cabeça, trabalhavam, cantavam, rezavam e brincavam numa ensolarada paisagem de torres, sacadas, hortas, campos e colina.





Este é o quarto romance biográfico de Marlena de Blasi. Eu tenho os 3 anteriores, mas comecei a leitura por este aqui porque sim.


A aventura começa quando Marlena recebe a incumbência de fazer uma reportagem sobre como é a vida no interior da Sicília. Assim, ela e seu marido seguem para lá a fim de fazer o trabalho, mas o resultado é bem diferente do que esperavam: silêncio. Sicilianos não gostam de conversa, são introspectivos e não falam quase nada sobre si, muito menos dos outros. Desestimulados, resolvem seguir para o coração da ilha e aproveitar o lugar, uma vez que já estavam lá mesmo.

Foi quando souberam da existência de um tipo de pousada chamada Villa Donnafugata. Uma villa habitada principalmente por viúvas e pessoas solitárias, sem família, que ficava quase que no topo da montanha, isolada de tudo e, para a surpresa dos dois, o lugar era praticamente auto-suficiente. Lá os habitantes criavam seus próprios animais, tinham sua plantação e tiravam de lá mesmo o seu sustento, tudo funcionando sob o comando da signora Tosca Brozzi, uma senhora misteriosa que mora no local desde os seus 9 anos de idade e é sua proprietária.

Marlena simplesmente se encanta pela villa e pela rotina do lugar. Tenta se aproximar das pessoas, conhecê-las melhor e, depois de um ou dois dias, já se sente como uma deles. Porém, o que ela quer mesmo é saber mais sobre Tosca e como ela chegou àquele lugar, sem nunca mais sair de lá.

Aos poucos, e com a ajuda do padre (bonitão) local, Marlena ouve suas histórias e divide-as conosco, fazendo, com sua escrita, com que nos sintamos participantes da conversa todas as tardes, maravilhando-nos com a linda história de vida de Tosca e do grande amor de sua vida, Leo.

Durante a leitura, eu realmente me senti parte daquele lugar. Vislumbrei a villa e as plantações descritas por ela, senti o cheiro das flores, o aroma e os sabores das essências e das comidas e prestei atenção a cada palavra das histórias contadas pelo padre.

Um certo verão na Sicília é, sem dúvida, um livro que nos arrasta pra dentro de si e, quando acabamos a leitura, é com pesar que saímos dali de dentro e voltamos para casa.


Recomendo!




Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos