O Teste - Joelle Charbonneau

Título original: The testing
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 320
Trilogia: The Testing Trilogy - livro 1


"Não confie em ninguém"


Malencia ValeCia para os mais próximos – tem 16 anos e vive na colônia Cinco Lagos, onde foi um dia a região dos Grandes Lagos nos Estados Unidos.

Depois de uma grande guerra no mundo, onde toda sorte de bombas e armas foram usadas, além da destruição, os sobreviventes tiveram de lidar com outra coisa: as mutações genéticas em humanos, plantas e animais. E a contaminação da água.

Para sobreviver, a população foi forçada a criar um novo sistema de governo. Várias colônias foram criadas e cada uma é responsável por um trabalho específico. A colônia Cinco Lagos, onde Cia mora, é responsável pela agricultura e o desenvolvimento de novas plantas que possam se desenvolver em solo contaminado. O pai de Cia é um dos grandes responsáveis pelo projeto dessa colônia.

Visando continuar com o progresso e o desenvolvimento, o governo seleciona, todos os anos, alguns alunos recém-formados de todas as colônias para passar por um teste. Esses alunos são os melhores de sua turma. Aqueles que conseguem passar pelo teste, vão para a Universidade e têm a chance de estudar e ter uma profissão, tornando-se os novos líderes dessa sociedade. Outra vantagem é que conseguem que suas famílias sejam amparadas pelo governo, tendo melhores condições de vida.

O sonho de todos os alunos é poder participar do Teste.
Na família de Cia, apesar de todos os seus irmãos serem brilhantes, nunca nenhum deles fora escolhido. Assim, apesar de desejar muito poder ir para a universidade, suas esperanças não são tão grandes.

No entanto, desta vez a sorte está ao seu lado e ela é selecionada, o que deixa sua família desolada. Principalmente seu pai, cujo único conselho para a filha é: NÃO CONFIE EM NINGUÉM!

Cia fica meio confusa, pois ser selecionado para o Teste é uma coisa muito boa. Ou não?

Depois de anunciadas as escolhas em Cinco Lagos, Cia parte com outros alunos de sua colônia para Tosu City, onde se juntaram a outros 104 alunos de outras colônias. O problema é que, desses 108 alunos, apenas 20 serão escolhidos para a universidade. O que acontece com o restante? Eles voltam para casa? Conseguem trabalho?

Ao começarem as provas do Teste, Cia percebe o motivo de seu pai não ter ficado feliz quando ela foi selecionada e se dá conta de que um bom desempenho no Teste é uma questão de vida ou morte. Literalmente.


Quando eu li a resenha desse livro no blog Leitora Compulsiva, eu fiquei doida pra poder conferir essa história de perto! A fórmula da distopia não muda: mundo pós-apocalíptico, sociedade dividida em distritos/castas/facções/colônias e adolescentes lutando pela vida e se revoltando contra o sistema. No entanto, eu ainda não enjoei desse gênero e tenho visto muita coisa boa saindo daí.

O livro traz uma história envolvente, cheia de o mistério em torno do teste, que os alunos vão descobrindo pouco a pouco e ficando horrorizados diante da verdade.

Cia é adolescente é uma adolescente muito gentil, que causa espanto aos outros colegas quando comete simples atos de bondade. E quando lhe perguntando o motivo de suas gentilezas, ela simplesmente diz: É assim que fui criada. Ela também é forte e determinada, não tem nada de "protagonista mimimi" nessa menina, rs.

E o que mais gostei no livro é que não tem o romance como foco.
Há muita coisa ainda por ser desvendada e muitas máscaras para cair. Mal posso esperar para ler os outros dois livros. :)

Recomendo muito!




Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos