O Substituto - Philippa Gregory

Título original: Changeling
Autora: Philippa Gregory
Editora: Galera Record
Série: A ordem da escuridão - livro 1
Páginas: 271

— Seu nome é Ishraq? — perguntou Luca. — Não falo italiano — disse ela, num italiano perfeito. — Está falando agora. Ela sacudiu a cabeça e repetiu: Não falo italiano. — Seu nome é Ishraq? — Ele tentou outra vez, em francês.— Não falo francês — respondeu, num francês de pronúncia perfeita. — Seu nome é Ishraq — perguntou ele, em latim. — Sim — concordou ela, em latim. — Mas não falo latim. — Que língua fala? — Eu não falo.



Se você, caro(a) leitor(a) é como eu, você pensa nas Cruzadas como um período em que a vida era difícil, as oportunidades para mulheres escassas, homens ricos e religiosos eram os poderosos na sociedade e que as pessoas acreditavam em coisas como lobisomens e bruxas. 

Esta nova série de Philippa Gregory, Ordem da Escuridão, busca fazer com que a Idade Média seja mais acessível e complexa do que nossos livros de História querem que acreditemos.

Este primeiro livro da série começa com a história de Luca Vero, um aspirante a monge de 17 anos, que foi acusado de heresia. No entanto, sua heresia nada mais é do que sua curiosidade e talento para cálculos, pesquisa e opinião própria.
Ele é recrutado para viajar pela Europa com um monge mais velho, irmão Peter, como seu supervisor, e um amigo de infância, um servente, com o intento de registrar crimes e fenômenos desconhecidos em pequenas cidades e estados.
Enquanto Luca embarca em sua jornada – com a única ordem de que obedeça ao irmão Peter, a quem foram dadas cartas seladas com instruções –, nós conhecemos o mundo de Lady Isolde, uma jovem adolescente que perdeu seu pai recentemente, e seu irmão mais velho. Quando o testamento de seu pai foi lido, Isolde fica chocada ao descobrir que ela não herdou nada e que deve escolher entre se casar com o príncipe Robert – um fanfarrão mau caráter – ou entrar para o convento da região como a nova abadessa.
Obrigada pelas circunstâncias, Isolde escolhe o convento e leva consigo sua servente e melhor amiga Ishraq. Na mesma época em que as duas chegam ao convento, coisas estranhas começam a acontecer naquele lugar. As freiras juram estar tendo visões e muitas delas fazem coisas estranhas durante o sono.
Esses mesmo eventos chegam ao conhecimento de Luca, que é enviado para esse convento a fim de investigar obras de bruxaria. Quando Luca chega, ele encontra como aliada a madre esmoler, que diz suspeitar de que Isolde e Ishraq estão praticando bruxaria e trazendo a desgraça ao lugar.  E quanto mais ele investiga, mais coisas estranhas lhe acontecem e mais parece que a madre esmoler está certa a respeito de suas suspeitas.
 

Bem, contrário ao que possa parecer, O Substituto não é um livro com enredo envolvente. Na verdade, chega a ser bem pouco convincente para um primeiro livro de uma série. As coisas demoram demais a acontecer até o meio do livro, e depois somos surpresos por um final muito rápido e, ouso dizer, meio sem noção.
O que me envolveu mesmo foi o mundo que a autora criou.
Enquanto podemos pensar que o destino de Isolde no convento é o fim de sua vida, a autora nos mostra como as abadias, na época, eram um dos poucos lugares onde uma mulher podia ser educada, ser responsável por outras tantas pessoas e administrar um lugar sem a influência masculina.
As superstições, embora ridículas para nós, eram levadas muito a sério no século XIV. Devemos nos lembrar de que as pessoas daquela época eram ignorantes e cheias de crendices, enxergando o mal e o diabo em todas as coisas, entendendo como "puro" apenas alguém que pertencesse ou se dedicasse à igreja.
Sobretudo, a personagem que mais me chama a atenção é Ishraq. Ela é uma moura, levada ainda muito pequena para ser criada com Isolde. Ela sabe como lutar, conhece a medicina, fala várias línguas e há algo de muito misterioso em torno dela. Quero muito ver como ela se desenvolve no segundo livro.
Como eu já disse antes, para um primeiro livro de série, este não foi dos melhores, apesar do mundo interessante que foi criado nele. No entanto, ainda tenho intenção de ler o segundo e espero que ele seja melhor e explique mais coisas, inclusive sobre o próprio Luca.




Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos