Dama da meia-noite - Cassandra Clare

Título original: Lady Midnight
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Trilogia: Os artifícios das trevas - livro 1
Páginas: 547

"Quando você ama alguém, a pessoa se torna parte de quem você é. Está presente em tudo que você faz. Ela é o ar que você respira, a água que você bebe e o sangue que corre em suas veias. O toque dela fica na sua pele, a voz permanece nos seus ouvidos e, os pensamentos, na sua cabeça."



Depois de ter decidido dar uma segunda chance à série OsInstrumentos Mortais e ter me apaixonado pela escrita de Cassandra Clare, eu mal podia esperar para fazer parte desse mundo tão fantástico criado por ela mais uma vez.

Em Dama da Meia-noite, a história se passa  em Los Angeles, com novos personagens e uma nova família em foco, 5 anos depois de os acontecimentos de Os Instrumentos Mortais terem terminado.

Emma Carstairs tem 17 anos e é a melhor caçadora de sombras do Instituto de Los Angeles. O boato que corre pelo mundo das sombras – e pelo submundo também – é que ela é o novo Jace. Emma é determinada, teimosa, destemida e vive correndo perigo, chegando até a ser irresponsável às vezes. O objetivo de sua vida é descobrir quem matou seus pais 5 anos atrás. A Clave entendeu que eles haviam sido mortos por Sebastian Morgenstern – um poderoso caçador de sombras que se rebelou contra os Nefilim e cuja intenção era acabar com os caçadores de sombras e governar o mundo – e deram o caso por encerrado. Porém, Emma nunca acreditou nisso e jurou vingança.

Ela mora no Instituto junto com os irmãos Blackthorn, sob a supervisão de Arthur Blackthorn, tio dos irmãos.

Julian Blackthorn, apesar de não ser o mais velho dentre todos os irmãos, é o mais velho que está presente na casa – com 17 anos – e, desde os 12 anos, se viu obrigado a cuidar de seus 4 irmãos mais novos, uma vez que seus pais haviam morrido e seus irmãos mais velhos – Mark e Helen – foram enviados para longe pela Clave. Julian também é o melhor amigo e também parabatai de Emma, o que faz com que eles tenham um laço muito forte, ao ponto de um não conseguir ficar longe do outro.

Ao invés de ter uma vida normal e se preocupar com as coisas normais de sua idade, Julian viu-se obrigado a assumir uma imensa responsabilidade e se tornar um adulto, pois ele seria o único pai que seus irmãos conheceriam. Mas, além dessa responsabilidade, há outras das quais tomamos conhecimento no decorrer da leitura. E muitos, muitos segredos.

A ação tem início quando vários assassinatos misteriosos começam a acontecer em Los Angeles. Tanto humanos quanto fadas têm sido sequestrados e submetidos a rituais de magia negra, sendo brutalmente mortos em seguida. Ao saber desses assassinatos, Emma não estava preparada para o que descobriu: as marcas encontradas nos corpos das vítimas eram as mesmas que foram encontradas nos corpos de seus pais, 5 anos atrás. É a oportunidade de que ela precisava para obter vingança e provar que a Clave estava errada quanto à morte de seus pais.

No entanto, ela e seus amigos têm um prazo para resolver esse mistério e, para isso, os caçadores de sombras terão de desobedecer à Clave e aliar-se a seus inimigos.

Mas há ainda uma outra batalha para Emma e Julian, e esta pode ser a pior de todas elas.




Os novos personagens têm seu papel e seu caráter muito bem desenvolvidos na série. Cassandra Clare, como sempre, é mestre em tornar seus personagens verossímeis e colocá-los num mundo em que você é capaz de jurar que existe.  

Cada um tem sua própria personalidade e suas batalhas particulares para vencer. Inclusive, ouso dizer que a maior parte da trama gira em torno dos conflitos pessoais deles do que dos assassinatos em si.

Emma, sem dúvida, é a versão feminina de Jace. Ela trabalhou duro para chegar ao nível em que está agora. É uma lutadora habilidosa e muito ágil, e dificulta muito a vida dos demônios que cruzam seu caminho.

Julian é o responsável, o cuidadoso. Aquele que mantém os pés de Emma no chão – ou pelo menos tenta. Ele é muito maduro e sempre reflete muito bem sobre as coisas antes de tomar alguma decisão. Não é comum ele ser impulsivo, embora às vezes isso aconteça. As coisas que se referem a ele nunca importam muito, ele pode esperar. Seus irmãos estão acima de tudo em sua vida. Julian os ama tanto que daria a vida por eles sem hesitar.

E é claro que, assim como em Os Instrumentos Mortais, há um romance proibido nessa trama.

Sobre os assassinatos e o mistério em si, não há muito o que dizer. As investigações aconteciam, mas tudo demorava muito para acontecer. Levou muito tempo para que descobrissem o que estava acontecendo de fato e, quando descobriram, tudo se resolveu muito rápido e o bem venceu. Simples assim.

Como eu já disse, o foco maior mesmo foi nos problemas pessoais de cada personagem e como esses problemas afetavam em suas atitudes. Isso foi ok pra mim, embora eu tenha sentido muita falta de toda a ação que havia em Os Instrumentos Mortais.

Uma coisa que me incomodou um pouco foi o fato de Cassandra Clare ficar falando o tempo todo sobre a rotina dos personagens. Os momentos de refeições eram ricamente detalhados, várias vezes a narrativa repete que Julian tornara-se responsável pelos irmãos e que desistira de ter uma vida pra cuidar deles, sem contar as várias cenas e diálogos desnecessários.

Até mesmo Cristina – amiga de Emma – me desapontou bastante. Ela passa o livro todo dizendo que estava muito machucada por causa de uma coisa muito grave que acontecera no México (onde ela morava) e não conta a ninguém o que é. No entanto, quando eu soube o que aconteceu de verdade, pensei: “Caramba, todo esse drama e mistério eram só por causa disso?”. Sei lá, na minha cabeça a coisa não foi tão séria assim pra ela fazer todo o drama que fez.

Enfim, o livro tem 547 páginas, mas acredito que Cassandra Clare poderia ter escrito um livro melhor, com mais ação, em menos páginas.

Mas, pontos negativos à parte, ainda assim eu dei 4 estrelas, pois o mundo dos Shadowhunters continua fantástico e os personagens continuam sendo ricamente construídos.

Com certeza lerei o segundo livro e recomendo Dama da meia-noite para todos aqueles que são fãs da série. :) 




Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos