A guardiã de histórias - Victoria Schwab

Título original: The archived
Autora: Victoria Schwab
Editora: Bertrand Brasil
Trilogia: The Archived - livro 1
Páginas: 322


“Histórias são registros (...) Imagine um arquivo da sua vida inteira, de cada momento, cada experiência. Tudo. Agora, em vez de uma pasta ou livro, imagine que esses dados são guardados num corpo”


Vida e morte são uma coisa complicada para Mackenzie Bishop. Desde criança, ela foi treinada por seu avô (a quem ela carinhosamente se refere como Da) para se tornar uma Guardiã, para que ela o substituísse quando ele morresse. E ela o amava e idolatrava de uma maneira tão intensa, que ela tinha apenas uma certeza na vida: ela faria qualquer coisa para fazer com que seu avô sentisse orgulho dela. Mesmo que ele já não estivesse mais ao seu lado.

Mackenzie herdou o estranho ofício de seu avô – e fora treinada para isso – e se tornou uma Guardiã cuja missão é recuperar as Histórias para o Arquivo.


Esse Arquivo é o lugar para onde todos vão depois da morte. Lá, suas memórias são guardadas e eles são mantidos quietos em gavetas organizadas em imensas fileiras e mais fileiras de prateleiras, numa colossal “biblioteca” dos mortos. E quando os mortos vão para o Arquivo, eles são chamados de Histórias.

Quando uma História acorda e tenta escapar dos Estreitos (corredores que levam ao Arquivo) para o mundo exterior, é função de Mackenzie capturá-la e levá-la de volta ao seu lugar de descanso.

Aos 16 anos – trabalhando como Guardiã há 4 –, Mackenzie já está acostumada a mentir para todos – pois ninguém no mundo exterior pode saber sobre o Arquivo – sobre os seus frequentes e repentinos sumiços. Outra coisa a que ela se acostumou é a não tocar as pessoas e não se deixar ser tocada, pois, a cada vez que isso acontece, ela é invadida pelas histórias de quem a toca, todas de uma vez, o que causam uma grande confusão e um barulho ensurdecedor, fazendo com que Mackenzie quase perca seus sentidos.

Após a morte de seu irmão – Ben –, seus pais decidem mudar-se para um edifício muito antigo – o Coronado –, que, originalmente, havia sido um hotel, tornando-se um prédio residencial depois da guerra, em 1950. 

É nesse lugar que as coisas começam a ficar mais estranhas do que já são para Mackenzie. Enquanto o normal é que ela precise caçar uma história uma vez ou outra, de repente ela vê sua lista de nomes se encher todos os dias e, quanto mais o tempo passa, mais e mais Histórias estão acordando e tentando escapar pelos Estreitos. 

E para tudo ficar ainda mais estranho, alguém vem interferindo nas memórias do passado, tanto do mundo exterior quanto do Arquivo.

O trágico passado do Coronado, com uma história de assassinatos e sofrimento, é o centro de todo o mistério e Mackenzie, com a ajuda do Bibliotecário Roland, deve descobrir a verdade antes que o Arquivo seja destruído. 


Este é o primeiro livro de Victoria Schwab que eu leio e tenho que dizer que foi uma grata surpresa pra mim. O livro é lindamente escrito, de uma maneira envolvente e com uma premissa muito intrigante.

A história é narrada por Mackenzie e ela alterna entre o presente e as memórias de seu avô. Apesar de ter apenas 16 anos, ela tem segredos e mentiras suficientes para uma vida inteira. Sem contar seu sofrimento pela perda do irmão, morto há um ano, e pelo fato de jamais poder se abrir e desabafar com ninguém, o que faz com que tudo – seus medos, seu desespero e sua solidão – se torne mais intenso. 


Adorei a leveza que Wes trouxe à história, com seu jeito fácil, cativante, e o efeito que ele causa em Mackenzie, fazendo-a perceber que ela não precisa mais se sentir sozinha. 

A atmosfera e o mundo construído por Victoria Schwab são fantásticos e vão ganhando vida a cada capítulo.

No entanto, tenho que dizer que a fixação-quase-obsessão de Mackenzie pelo irmão morto chega a ser um pouco irritante, por mais que eu entenda sua dor. Ela é teimosa e desrespeita regras para poder ficar perto dele, mesmo que nunca adiante nada e que ela nunca possa vê-lo, e isso é meio cansativo.

Fora isso, A Guardiã de Histórias é um livro brilhante, com uma premissa bem diferente dos YA atuais, e que tem tudo pra ser uma trilogia incrível.

Recomendo!




Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos