O terceiro testamento - Christopher Galt

Título original: Biblical
Autor: Christopher Galt
Editora: Jangada
Páginas: 416


"- Há algo que preciso lhes dizer antes - começou Macbeth. - Além de ter tido a experiência do terremoto como os demais, tive pelo menos duas, talvez três alucinações menores em que vi pessoas ou coisas inexistentes." 


O terceiro testamento começa já com uma história complicada envolvendo a presidente dos Estados Unidos, que é uma religiosa fundamentalista; uma epidemia mundial de alucinações e terremotos que não deixam danos físicos.
Muito da primeira metade do livro estabelece os elementos do mundo frágil criado pelo autor e obscurece seu tema de consequências involuntárias.
O protagonista da trama, Dr. John Macbeth, é um psiquiatra americano treinado no Projeto de Mapeamento Cognitivo de Copenhagen, na Dinamarca. Esse empreendimento está replicando o cérebro humano em um computador, apesar de todas as preocupações sobre a possibilidade de isso permitir que a tecnologia e a inteligência artificial superem a mente humana.
Quando vai até Boston, sua cidade natal,  para uma conferência, Macbeth aproveita para visitar seu irmão, Casey, que também tem sua própria conferência para participar. Ele é aguardado em Londres para um encontro científico sobre Prometheus, a definitiva e elegante solução que resolve, de uma vez por todas, todos os mistérios de como o universo funciona.
Enquanto isso, outro psiquiatra é chamado a Camp David para uma consulta com a presidente Elizabeth Yates, que vem tendo visões de outros presidentes já mortos. Acontece que Elizabeth não é a única que está tendo visões. Em todo o mundo, bizarros fenômenos psíquicos vêm acontecendo: uma adolescente francesa acredita estar assistindo à execução de Joana D’Arc; um garoto alemão observa um ataque viking; uma mulher em Boston se vê no meio de uma floresta no período Paleozoico.
Todas essas “ temporárias síndromes ilusórias não-patológicas” vêm com uma lista bem complicada de terminologias da psiquiatria e da física quântica e referências regulares a um misterioso autor e seu livro que está – ou não – escondido em algum lugar na internet.  

Quando li a sinopse do livro, achei que seria uma super trama de mistério e ficção científica, mas acabei me enganando. Li outras resenhas pela internet e vi que bastantes pessoas gostaram, mas infelizmente não foi o meu caso. Os personagens são rasos, não consegui me conectar a nenhum deles. A narrativa é um emaranhado de assuntos diversos e, para aqueles que levam a religião a sério, aviso que há várias referências depreciativas a esse assunto.
Terminei o livro bem frustrada, pois, como eu já disse, a história é bem diferente do que eu pensava que seria. Mas para quem ainda assim se interessou, esteja preparado para uma leitura que pode levar alguns a crer que a Ciência nos fará Deus.   


Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos