Melodia Mortal - Pedro Bandeira e Guido Carlos Levi

Título: Melodia Mortal
Autores: Pedro Bandeira e Guido Carlos Levi
Editora: Fábrica 231
Páginas: 240


"Meu processo, ao investigar um caso, parte da suposição de que, quando eliminamos tudo o que é impossível, aquilo que permanece, ainda que improvável, deve ser a verdade."



Antes de qualquer coisa, preciso dizer que, na minha vida de leitora, li apenas dois livros da série Sherlock Holmes (há muito tempo!), e nenhum do Pedro Bandeira (Shame! Shame! Shame!), embora eu tenha aqui a coleção Os Karas em e-book, ainda intocada. Isto posto, vamos à resenha.

Melodia Mortal, diferente do que eu esperava, nos traz alguns contos narrados por John Watson, médico, e amigo do famoso detetive Sherlock Holmes, nos quais ele relembra de alguns casos “inéditos”, em que o detetive investiga as mortes de grandes famosos da música, como Chopin e outros.

Cada conto é dividido em duas partes: a primeira se passa na época de Holmes mesmo, narrando sobre suas investigações. A segunda, nos dias atuais, onde um grupo de médicos, fãs do detetive, formam a Confraria dos Médicos Sherlockianos (oi?) e discutem as descobertas de Holmes sobre as mortes dos gênios da música, para averiguarem se as suspeitas dele estavam corretas ou se os músicos morreram de uma causa diferente, já que hoje em dia eles têm todos os aparatos da medicina e muito mais informações, o que era bem diferente da realidade do século XIX.


Eu escolhi esse livro justamente pelo motivo que comentei lá em cima, no começo da resenha. Seria meu primeiro contato com a escrita dos dois autores. Na minha opinião, Sherlock está tão arrogante e convencido quanto nos livros de Conan Doyle.

O livro é ok, mas não entrou para minha lista de melhores livros. A parte dos contos que se passa no século XIX, com Holmes e Watson investigando os crimes, é muito boa, mas a outra parte, da confraria dos médicos, eu achei bem sem graça e completamente desnecessária. A conversa entre eles não parece natural, ficou forçada.

Mesmo assim, acho que para quem leu toda a série de Conan Doyle e sentia saudade da dupla famosa, acredito que o livro será muito bem-vindo.



Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos