Jane Austen roubou meu namorado - Cora Harrison

Título: Jane Austen stole my boyfriend.
Autora: Cora Harrison
Editora: Rocco - Jovens leitores
Páginas: 288 


"'...Querido Newton, a essa altura de minha vida, considero-me salva da perseverança de amantes desagradáveis e da perseguição de pais obstinados...' (é uma citação de um de seus romances). Todos os cavalheiros e damas franceses - aqueles que falam inglês - estavam olhando para ela tão espantados que eu quase consegui parar de rir."


J
enny Cooper é uma menina órfã, que descobriu o verdadeiro amor no momento em que conheceu o Capitão Thomas Williams e eles pretendem ficar noivos antes de seu aniversário de 17 anos. Porém, sua cunhada – que é uma mulher detestável – convenceu Edward-John, irmão de Jenny e tutor dela, a não aceitar a proposta do Capitão Thomas. O motivo para a recusa é o fato de que, se Jenny se casar, eles perderão a “pensão” de 50 libras ao ano que eles recebem por Edward-John ser o tutor da irmã. Então eles querem mantê-la solteira até os seus 21 anos, que é quando essa pensão chegará ao fim. Por esse motivo, Edward-John proibiu todo e qualquer tipo de contato entre Jenny e o Capitão Thomas.

Mesmo Jenny não morando com o irmão e sim na casa do Sr. Austen, seu tio, este se sente obrigado a cumprir as ordens de Edward-John.

Porém, Jane, prima e também melhor amiga de Jenny, encontrou uma maneira para que Jenny e seu Capitão continuem se correspondendo sem ninguém saber. Ela pediu para que um de seus vizinhos, Harry Digweed, ajudá-las. Jenny escreverá as cartas e Harry as colocará no correio para ela. Quando Thomas responder, ele enviará sua carta para o endereço de Harry, e ele entregará a Jenny.

Tudo acertado, as primas agora viajarão com uma tia a uma cidade chamada Bath, onde passarão algum tempo e terão a oportunidade de participar de vários bailes. Inclusive, Thomas também participará de alguns deles, para poder encontrar com Jenny. 

Enquanto isso, Jane Austen continua a prestar atenção a tudo o que acontece à sua volta e fazer anotações, pois tudo ajuda a enriquecer sua escrita para suas futuras novelas. Ela é uma jovem bonita, alegre e bastante sagaz. Por esse motivo, ganha a atenção de um grande número de rapazes que se tornam seus admiradores. O problema é que, com isso, ela também ganhando algumas inimigas, já que ela está “roubando” os pretendentes delas para si e, por causa disso, algumas fofocas a seu respeito começam a ser espalhadas.

Além das fofocas, há um outro problema que as primas precisam enfrentar: uma de suas tias está sendo acusada de roubo e elas precisam investigar tudo para descobrir a verdade.


Este é o primeiro livro de Cora Harrison que eu leio e confesso que já quero ler os demais. Segundo a autora, ele foi baseado nos diários e memórias de Jane Austen, ou seja, temos nesta história uma boa ideia de como Jane era em sua adolescência.

Agora que terminei a leitura, devo dizer que achei bem estranho o nome do livro, já que a protagonista é Jenny e ela não teve seu namorado roubado por Jane Austen, sua prima. Não entendi o porquê desse título. Até porque o temo “namorado”, por si só já é estranho, uma vez que essa palavra é moderna e não era usada na época em que se passa a história. E desta vez nem podemos culpar a tradução, já que o título original é exatamente esse... rs.

Estranhezas à parte, Jane Austen roubou meu namorado é um livro doce e muito divertido e, apesar de eu ter gostado muito dos diálogos entre Jenny e Jane, e de ter simpatizado com as duas, quem ganhou meu coração mesmo foi Harry! Ele é o personagem que mais se desenvolve no livro e se torna cada vez mais um rapaz melhor. É bem nítido o seu amadurecimento e eu amei todas as cenas em que ele apareceu.

Jenny e Jane também são muito divertidas juntas e confesso que ri com elas em vários momentos, principalmente quando Jane escrevia trechos de seus romances e os dava para que Jenny guardasse em seu diário.

Enfim, recomendo este livro para todos que gostam de romances de época e, é claro, de Jane Austen. A leitura é ótima!


Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos