Graça e maldição - Laure Eve

Título original: The Graces
Autora: Laure Eve
Editora: Galera
Série: The Graces - livro 1
Páginas: 350 


"As palavras têm poder. Mas as palavras não são nada sem a intenção por trás delas, guiando-as."


River é uma adolescente que se mudou para uma cidade nova – e pequena – com sua mãe depois que seu pai desapareceu sem deixar vestígios. Uma noite ele simplesmente foi embora e nunca mais voltou nem deu sinal de vida.

Apesar de River não se encaixar em nenhum grupo da escola – o que já acontecia na escola anterior –, ela quer muito ser aceita no trio dos Grace, que são três irmãos (Summer, Thalia e Fenrin) que acabaram se tornando celebridades na cidade e na escola. Há um rumor – ainda que não confirmado – de que os Grace são uma família de bruxos. Existe até mesmo um site sobre eles, cujo autor é desconhecido.

Nossa protagonista já sabe, é claro, de todos os rumores que rodeiam o trio, mas mesmo assim, e mesmo sendo meio tímida, ela acaba dando um jeito de se tornar amiga de Summer (mas ela quer mesmo é o Fenrin, por quem está apaixonada), que é a menos discreta dos irmãos, não se importa com a fama que eles têm e, aliás, se comporta de uma maneira que acaba por confirmar os rumores. Apesar de fazer tudo para parecer uma bad girl que não está nem aí pra nada, ela é uma boa amiga, tanto que River logo se vê cativada por ela.

Ao conseguir essa amizade, River começa a fazer planos. Ela quer tanto fazer parte daquele grupo que, devagar, acaba desejando ser parte da família também. E, além disso, ela também deseja algo que acredita que eles podem ajudá-la a conseguir. O que é esse algo nós saberemos quando descobrirmos o motivo de ela ter mudado de escola e de cidade.

Eu preciso dizer que quanto mais eu lia o livro, mais eu queria saber sobre o que foi que aconteceu na antiga escola de River e qual era o motivo de ela querer tanto ser próxima aos Grace. No entanto, o mesmo não aconteceu com a personagem em si. Eu não conseguia me conectar a ela, não havia simpatia nenhuma. Porém, quando cheguei ao final do livro, fui entender o motivo da minha quase antipatia por ela. Aliás, quando descobrimos os motivos que ela tem para se tornar tão próxima dos Grace, percebemos que talvez ela não seja mesmo aquele tipo de protagonista de quem gostamos logo de cara. Ouso dizer que ela não é uma pessoa com a gente simpatiza de maneira nenhuma. Ela é misteriosa, mas, à medida que ela vai revelando mais e mais de si, nós vemos o quão atrevida e arrogante ela pode ser, considerando a si mesma a melhor pessoa que os Grace poderiam ter como amiga.
Sobre os Grace, além de serem misteriosos, eles também são desejados por todos na cidade, pois são exageradamente bonitos, todos eles. E, por causa dos rumores, também são temidos por todos. Os adolescentes da escola morrem de vontade de fazer parte do grupo deles, mas, apesar da reputação majestosa e da fortuna que eles têm, ainda há os rumores, e é isso que mantém outros jovens bem longe, com exceção de River, é claro.
A história em si se desenrola bem devagar. Há momentos em que as descrições de River sobre determinadas situações ou pessoas parecem muito dramáticas e um tanto forçadas, dando a impressão de que o intuito disso é fazer com que o leitor veja os personagens apenas pela perspectiva egoísta e manipuladora de River, e não por si mesmos.
Apenas uma ou outra coisa acontecem no livro, não há muita ação. O que predomina mesmo é a aura de mistério, o que é até bem legal. Porém, quando os acontecimentos no final se desenrolam e o mistério é revelado, eu achei um pouquinho forçado, mas acabou por confirmar as desconfianças que eu tinha a respeito da personalidade de River.

Enfim, Graça e Maldição não foi o melhor livro YA que já li na vida, mas mesmo assim eu gostei da história e estou curiosa para saber como ela irá se desenrolar nas sequências. Aguardemos. 


Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos