Carbono alterado - Richard K. Morgan

Título original: Altered carbon
Autor: Richard K. Morgan
Editora: Bertrand Brasil
Série: Carbono alterado - livro 1
Páginas: 490


“Se você quiser fazer justiça, terá que fazer isso com as próprias mãos. Leve para o lado pessoal. Cause o máximo de estrago que puder, deixe sua mensagem bem clara. Assim será bem mais provável que levem você a sério. De que considerem você uma pessoa perigosa.”


Num futuro distante, a morte já não é mais um problema. Tudo isso porque agora a consciência humana pode ser armazenada em um cartão de memória. Assim, quando o corpo morre por algum motivo, o cartão de memória é retirado, podendo ser colocado em outro corpo, realizando, assim, o download da consciência no novo corpo e - voilà! – trazendo a mesma pessoa de volta, apenas “vestindo” um corpo diferente.

Outra coisa muito comum é o fato de agora as viagens interplanetárias serem bem corriqueiras. A maioria dos planetas é habitada e as pessoas podem tranquilamente ir de um planeta a outro.

É nesse cenário que somos apresentados a Takashi Kovacs – um mercenário que teve seus sentidos melhorados e amplificados para um melhor desempenho de seu trabalho – , que foi contratado por  um famoso e poderoso empresário, chamado Laurens Bancroft, para investigar a sua morte. 

Bancroft foi morto e suas últimas horas antes de morrer foram apagadas de seu cartucho. A polícia não gastou muito tempo na investigação, classificando o corrido como um simples caso de suicídio, mas o empresário tem certeza de que não se matou, pois não havia nenhum motivo para isso.

Para ter certeza de que Kovacs irá até o fim da investigação, Bancroft não economiza dinheiro, equipando o emissário com as melhores armas, roupas e uma conta no banco bem recheada para seus gastos pessoais.

Para solucionar o caso, Kovacs se alia à tenente Ortega. Juntos, eles vão descobrindo pistas que os levam a entender que aquilo é muito mais do que uma simples investigação de assassinato.


Antes de mais nada, preciso dizer que nunca fui fã de sci-fi, seja nos livros ou nos filmes. Esse não é meu gênero preferido nem de longe. No entanto, quando eu li a sinopse de Carbono Alterado, fiquei muito curiosa e não pude evitar: me joguei na leitura! E o melhor de tudo é que eu realmente gostei do que li!

Na minha opinião, o que torna o livro mais legal é o fato de a narrativa ser em primeira pessoa e como os elementos de ficção científica são descritos, não importando o quão estranhos eles pareçam ser. A maneira com que esses elementos são explicados na voz de Kovacs é muito interessante, pois nos leva a conhecer todo o seu histórico como emissário e o motivo de ele ter tanto conhecimento a respeito de tantas coisas, permitindo a construção simultânea de mundo e personagem, o que é MUITO bacana.

A narrativa é repleta de ação e, quando isso acontece, o leitor se torna um pouco mais fã de Kovacs, pois ele coloca todo o seu treinamento em prática e não tem dó nenhum de ninguém.  Porém, mesmo tendo gostado muito do mundo criado pelo autor e da história em si, eu acho que pelo menos um terço do que acontece ali poderia ser cortado, pois certos acontecimentos deixam bem claro que foram escritos apenas para deixar o livro mais longo.

Mesmo assim eu gostei muito da história e estou bem curiosa pra ver como ela ficará na tela, já que a Netflix está produzindo uma adaptação em 10 episódios baseada nela. Vai ser bem legal ver Kovacs em ação.


Recomendo muito o livro, turma, principalmente para os que são grandes fãs de sci-fi!

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos