A Porta dos Leões: nas linhas de frente da Guerra dos Seis Dias - Steven Pressfield

Título original: The Lion's Gate: On the Front Lines of the Six Day War
Autor: Steven Pressfield
Editora: Contexto
Páginas: 478

"Assim era Sharon. Ele aspirava à grandeza. Não precisava pregar. Ele fazia você sentir que a segurança, a honra, a sobrevivência da nação, e mesmo a dos judeus pelo mundo, estavam sobre os ombros dele. Desistir ou dar as costas antes de completar uma missão era algo impensável na Unidade. Era preferível cortar um braço. Se estou rastejando numa trilha à noite, sozinho ou com outros soldados, e avisto cinco ou sete homens da Legião Árabe da Jordânia se aproximando na direção oposta, prefiro enfrentar a morte do que voltar para encarar Sharon e ter que lhe dizer algo como: 'Eles eram muitos, não havia o que pudéssemos fazer'. Esse espírito é o que você vê hoje. Apossou-se do Exército inteiro. Esse espírito herdamos de Sharon, de mais ninguém".



Em 1967, o Egito expulsou as forças de paz do Sinai e assentou suas próprias defesas preparadas para uma invasão a Israel. Discursos inflamados eram ouvidos de todas as nações árabes na vizinhança, e suas forças estavam se preparando para varrer Israel do mapa. Mesmo assim, com todas as probabilidades contra os israelitas, eles atacaram seus inimigos de uma maneira que eles jamais esperaram.  

Em 5 de Junho de 1967, Israel atacou primeiro, destruindo a força aérea do Egito em questão de horas e então avançando para expulsar os egípcios do Sinai. Uma semana depois, quando a poeira baixou, Israel ocupou o oeste do rio Jordão, a faixa de Gaza, o Sinai, Jerusalém e a maior parte das Colinas Golã. Independentemente de quem estivesse certo ou errado naquela guerra, essa foi uma grande conquista. Pela primeira vez desde a destruição do templo no ano 70 d.C., a cidade de Jerusalém estava novamente sob o comando judeu.  

Mais uma vez, Steven Pressfiled faz um trabalho primoroso ao relatar os fatos acontecidos durante a Guerra dos Seis Dias. No entanto, o livro não traz uma narrativa romanceada como, por exemplo, em Portões de Fogo (que continua sendo meu livro preferido do autor até agora). Neste livro, o autor entrevistou vários membros de três unidades (um esquadrão da Força Aérea Israelita, a Companhia de Reconhecimento e o Batalhão de Paraquedistas) e seu objetivo era juntar material não sobre os grandes feitos realizados durante a guerra, mas sobre as experiências individuais das pessoas que lutaram nela. Pressfield, mais uma vez, mostra-nos uma guerra sob a perspectiva dos soldados.

Para isso, ele conduziu mais de 400 horas de entrevistas com 63 sobreviventes da guerra e a narrativa se dá quase que inteiramente pelas vozes deles. Em A Porta dos Leões, nós lemos sobre o que eles viram e ouviram durante a guerra e, de alguns veteranos, ainda recebemos informações sobre suas experiências em 1957 e 1948.

O livro todo é muito, muito interessante, mas as partes que eu mais gostei foram o ataque surpresa que destruiu a Força Aérea egípcia e a tomada de Jerusalém. Foi muito emocionante acompanhar esses acontecimentos pelo ponto de vista dos soldados que participaram desses eventos.

Israel tinha apenas quatro aviões, todos melhorados para carregarem uma bomba cada.  No ataque surpresa, cada campo de aviação egípcio foi alvejado por um avião cujo piloto havia sido treinado exaustivamente a melhor maneira de atacá-los. Cada avião seguia uma altitude específica, bem baixa, para acertar o seu alvo, cuidadosamente evitando ser captado pelo radar.  

Assim, os pilotos faziam as manobras corretas para que as bombas, ao caírem, explodissem de maneira que fizessem o maior estrago possível. Depois, eles retornavam para suas bases para abastecer os aviões, e tornavam a sobrevoar o assentamento egípcio para um novo ataque. Dessa maneira, os egípcios acreditavam que a força aérea israelita era muito maior do que a deles.

Eu poderia escrever parágrafos e mais parágrafos comentando sobre as partes mais emocionantes do livro, mas aí a vontade de comprar o livro e ler perderia toda graça. :)

Apesar de o livro ser o resultado de vários relatos de sobreviventes, o autor tomou certas liberdades, como ele mesmo relata na introdução. Quando faltava algum detalhe em um dos relatos, ele usava de sua criatividade, mas sempre baseando-se no que já conhecia sobre a guerra e no que sabia a respeito das pessoas que lhe forneciam tais relatos.  

Eu fiquei realmente encantada com A Porta dos Leões! Minha noção de Israel era apenas aquela que a maioria tem: a pobre nação que foi subjugada pelos egípcios por muitos anos e depois libertada com a ajuda de Moisés. Sempre sob a perspectiva bíblica, nunca a política, real.

Enfim, para todos os que se interessam por História, ou gostam de um bom livro escrito com maestria, A Porta dos Leões é leitura obrigatória.  


E se você quiser comprar este livro, pode aproveitar os cupons de desconto do Cupom Válido para as seguintes lojas:


Até a próxima! :)

Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos