Um pai de cinema - Antonio Skármeta

Título original: Un padre de película
Autor: Antonio Skármeta
Editora: Record
Páginas: 112

"Não é que as palavras vagueiem incertas em torno de algo; o próprio mundo é incerto, as palavras são exatas." 


Em Um pai de cinema, conhecemos a história de Jacques, um jovem professor que mora na pequena aldeia de Contulmo, no Chile.

Apesar de já ter uma profissão – da qual gosta muito –, Jacques é bem jovem e teve sua vida marcada por uma coisa bem triste: no dia em que ele volta para a casa formado, para dar aulas para as crianças do seu povoado, ao sair do trem, ele encontra com seu pai, que está subindo. Naquele momento ele estava abandonando a Jacques e sua mãe, pois sentia falta da França e não aguentava mais morar ali. Depois desse dia, a mãe de Jacques nunca mais foi a mesma, sempre triste por ter sido abandonada pelo marido.

Convivendo com a tristeza da mãe e a sua própria, Jacques também tem descobertas a respeito de si mesmo pela frente, bem como o envolvimento profundo na vida de um aluno e de algumas outras pessoas que cruzam o seu caminho. E o livro ainda nos traz algumas revelações surpreendentes sobre a vida de nosso protagonista.

Mais que isso eu não posso contar.


Um pai de cinema é curtinho, tem apenas 112 páginas, e, por essa razão, apesar da escrita poética de Skármeta, não é uma história que preza pela profundidade, mesmo tratando sobre assuntos como a descoberta do amor e da sexualidade, os desafios do primeiro emprego e a vida monótona de uma pequena aldeia.

Foi produzido um filme sobre o livro, assinado por Selton Mello. Eu ainda não assisti, mas já vi muita gente dizendo que o filme ficou bem melhor e mais interessante que o livro e que, mesmo tendo várias coisas diferentes, a essência da trama foi mantida. Eu ainda não pude assistir para comparar, mas quero fazer isso em breve.

A leitura é leve e gostosa, mas desde o começo o leitor precisa saber que não encontrará nada em profundidade ali, com exceção  da escrita deliciosa e poética de Antonio Skármeta. 




Abaixo, o trailer do filme:




Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos