O azul entre o céu e a água - Susan Abulhawa

Título original: The blue between the sky and water 
Autora: Susan Abulhawa
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 322


"Atônitos e confusos com aquele destino inimaginável, os aldeões continuaram a percorrer os 35 quilômetros até Gaza. Ao longe, ouviram o som de um único tiro, seguido do grito abismal de uma mulher. Logo, uniram-se a uma procissão maior de desespero humano, vinda dos outros vilarejos. De vez em quando, atiradores de elite miravam e pessoas tombavam. Não restava nada a fazer, exceto recolher os mortos e os feridos e prosseguir."


Os problemas que ocorrem no Oriente Médio são graves e, atualmente, nos são mostrados todos os dias nos jornais e na tv. E nós preferimos sempre fechar os olhos. No máximo dizemos que sentimos pena pelas pessoas que vivem lá. Aí acabamos de tomar o café, desligamos a tv e continuamos nossa vida. Está tão longe daqui, não é problema nosso. Não há nada que possamos fazer. 

1947. Palestina.

Num piscar de olhos, o tranquilo vilarejo de Beit Daras é invadido por forças israelenses e incendiado. Pegas de surpresa e em meio às chamas, as famílias que moram ali fogem – as que conseguem – para os campos de refugiados em Gaza, passando por todos os tipos de dificuldade. 

Nazmiyeh é a filha mais velha da família Baraka e sua vida não é nada, nada fácil. Sua mãe sofre de problemas mentais e vive saindo sozinha para depois ser encontrada vagando sem destino. Mamdouh, seu irmão, cuida de abelhas na vila e Mariam, sua irmã, passa o dia conversando com amigos imaginários e escrevendo. 

Quando a família Baraka chega aos campos de refugiados, percebe que não lhes resta muita coisa além de tentar sobreviver e juntar-se aos demais para resistir. 

O livro tem muitas personagens femininas fortes. Nazmiyeh e Nur são duas delas. Nazmiyeh é uma mulher com uma forte força de vontade que faz de tudo para manter sua família junta. Nur passou a maior parte da infância em um orfanato nos Estados Unidos e tem seus próprios problemas para preocupá-la. Sua redenção chega apenas quando ela volta às suas raízes para estar com seu povo e fazer parte de sua luta diária por liberdade e justiça. Ambas as personagens são fascinantes e nos levarão a uma jornada pelo presente e o passado de palestinos que perderam sua terra para um terrível acordo político.

Há ainda um outro personagem importante, que se faz presente em todo o livro: Khaled, neto de Nazmiyeh e um garoto que se encontra em coma, é um narrador invisível cuja voz nos conta alguma coisa de tempos em tempos. Suas interpretações sobre os acontecimentos à sua volta são totalmente diferentes das dos demais personagens, e o seu tom na narrativa muda perceptivelmente durante o progresso do livro. Suas observações são inocentes, perspicazes e, às vezes, cheias de sarcasmo.

O livro de Susan Abulhawa é ficção, mas o terror vivido por seus personagens é real e muito cruel. Derramei algumas lágrimas em várias partes durante a leitura, pensando nas milhares de pessoas que enfrentam os todos os dias o medo descrito no livro. 

O azul entre o céu e a água é um livro muito, muito bonito. Se você gosta desse tipo de história, certamente não pode deixar de ler!




Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos