Um de nós está mentindo - Karen M. McManus

Título original: One of us is lying
Autora: Karen M. McManus
Editora: Galera Record
Páginas: 384 
(Prova para leitura antecipada)


"Agora eis o dever de casa: liguem os pontos. Será que está todo mundo mancomunado ou alguém está no controle? Quem é o manipulador e quem são as marionetes?Vou dar uma pista para vocês começarem: todo mundo está mentindo."


Numa segunda-feira à tarde, um grupo de cinco alunos é enviado para a detenção. O motivo: um celular foi encontrado dentro da mochila de cada um, por um professor que não permitia celulares em sala de aula.

No entanto, quando os cinco se encontram na sala de detenção, eles percebem que alguém armou para eles, pois os celulares encontrados não eram os seus. Cada um deles havia deixado seu respectivo celular dentro do armário da escola.

Mesmo depois de várias tentativas de convencer o professor de aquilo havia sido uma armação, ele não cede e faz com que os cinco permaneçam na sala de aula. São eles: Bronwyn, a cdf; Cooper, o atleta; Addy, a popular; Nate, o criminoso, e Simon, o garoto que tem um aplicativo no qual publica todas as fofocas e segredos dos alunos, todos eles verdadeiros.

O problema é que, durante a detenção, Simon acaba morrendo e agora os quatro alunos restantes são suspeitos de tê-lo assassinado.

Como se isso não bastasse, todos os quatro tinha motivos para matar Simon, pois seu próximo post contaria os segredos deles, o que traria grandes problemas para eles, podendo prejudicar suas vidas. No entanto, cada um deles jura que não matou o garoto.

Antes disso acontecer, eles não eram um grupo, tampouco amigos. Apenas se conheciam de vista. Agora, eles são obrigados a se falar e andarem juntos, pois, além de estarem sofrendo o desprezo dos antigos amigos, eles também precisam descobrir quem foi que armou pra eles e por quê.



Apesar de a história conter todos os estereótipos adolescentes já tão batido nos livros e filmes, o livro de estreia de Karen M. McManus traz uma boa narrativa, com um ritmo que consegue prender o leitor.

Sinceramente, quem matou Simon não é a grande revelação do livro, até porque, durante a leitura, fica bem fácil de descobrir o desfecho do crime antes que ele seja revelado. Então, essa parte é bem previsível.

A grande sacada da história está no desenvolvimento dos personagens. A narrativa do livro é em primeira pessoa, cada capítulo sendo narrado por um dos quatro suspeitos e, a cada capítulo, o leitor começa a perceber que eles não eram bem quem pareciam ser, o que nos permite ir conhecendo-os mais a fundo. O que é muito bacana, pois a evolução do caráter de cada um é nítida e eles não chegarão ao fim da história sendo as mesmas pessoas do início. Acho que a personagem que mais me surpreendeu nisso tudo foi a Addy. Eu jamais teria imaginado como ela terminaria ao final do livro.

De resto, é um suspense jovem adulto bem normal, sem nenhum grande plot twist surpreendendo o leitor.

Eu gostei da leitura, sim, mas mais não achei o livro mais maravilhoso do gênero como a maioria dos leitores. 

E sim, sem dúvida eu recomendo!








Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos