Uma história de verão - Pam Gonçalves

Título: Uma história de verão
Autora: Pâm Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 304


"Não tenho certeza se criar lembranças novas é a melhor opção para esquecer uma das minhas grandes decepções amorosas. Mas o que eu poderia fazer? São as últimas semanas que terei para aproveitar com eles antes que tudo mude. 
- Seja o que tiver que ser - digo. 
- Não. - Gisele pega a mão de Yuri e a minha. - Seja o que q gente quiser que seja. 
Ela tem razão."


Analu acabou de prestar vestibular e, junto a seus amigos Gisele e Yuri, espera pelo resultado sair na internet. Quando este sai, a tensão dá lugar ao alívio. Todos passaram. No entanto, ao invés de ficar feliz, Analu fica mais tensa ainda. Sim, ela queria muito passar no vestibular e ficou muito feliz por isso. Porém, ela não passou em Direito, como seus pais queriam, mas em Cinema, que foi o curso que ela escolheu. E agora era chegada a hora de dar a eles a terrível notícia.

O problema é que seus pais estão dando um jantar super chique, cheio de convidados muito importantes, para comemorar a entrada dos filhos gêmeos – sim, Analu tem um irmão gêmeo – na faculdade e no curso que eles tanto queriam, e seria difícil dizer a eles que ela não havia escolhido Direito. E quando ela o faz, eles não ficam nada felizes.

E, para piorar as coisas, também havia Murilo, o garoto que havia “acabado com sua vida” (palavras da personagem) quando eles namoraram e ele acabou a traindo, no verão passado. Murilo estava na festa e bem disposto a se fazer notar.

Apesar de ter sido muito magoada por Murilo e isso doer até agora, Analu ainda gosta muito dele e terá de lutar contra seus sentimentos se não quiser se machucar novamente.

Porém, não é só Murilo que vem preocupando nossa protagonista. As coisas em sua casa também não vão nada bem. Há muito tempo. André Luiz é o filho preferido e mimado de seus pais, ao passo que ela parece ter ali uma função de figurante. Seu pai tem uma coleção de amantes e pouco fica em casa, sempre preferindo passar seu tempo com a “outra” do momento. E sua mãe, apesar de saber de tudo isso, finge não perceber e continua distribuindo sorrisos para os amigos e os vizinhos, para mostrar o quanto sua família é maravilhosa.

Cansada de todas essas coisas, Analu decide passar alguns dias na praia com seus amigos, já que logo ela irá mudar de cidade, o que tornará muito difícil para os três se reunirem com frequência como foi até agora.

E é nessa praia que ela também irá reencontrar Murilo.



Eu gosto muito dos vídeos da Pam Gonçalves e há anos que a acompanho. Gostei de seu primeiro livro solo, Boa noite, e amei o seu conto no livro O amor nos tempos de likes. Mas, infelizmente, não aconteceu o mesmo com Uma História de verão.

Sim, é uma história adolescente, não me esqueci disso. O problema é que, mesmo como uma história adolescente, não funcionou pra mim.

Começo falando sobre o jantar para comemorar a entrada de Analu e o irmão na faculdade. Até a família oferecer o tal jantar, achei ok. Tudo bem até aí. O problema foi quando ela revelou para os pais, na frente dos convidados, que não havia escolhido Direito e sim Cinema. A fúria de seus pais caiu sobre ela, pois ela os havia envergonhado na frente de todos os amigos. Ah, me desculpem, mas achei um exagero. A cena não ficou natural, me lembrou drama de novela mexicana.

Porém, meu problema maior foi com a construção da própria Analu. Num momento ela é aquela menina que morre de medo de contar para os pais que não escolheu estudar o curso que eles queriam que ela estudasse. Noutro, ela é tão experiente sexualmente que, a certa altura do livro, ela diz que nunca havia dormido e acordado com um cara antes, que ela sempre transava e ia embora depois, nunca ficava, então, agora que tinha dormido e acordado, não sabia o que fazer. Essa “maturidade sexual” não combina nem um pouco com as outras atitudes dela, nem com sua personalidade.

Outra coisa que me incomodou bastante foi uma conversa entre Analu, Gisele e Bárbara. As três falavam sobre um cara com quem Bárbara tinha saído e “precisou procurar o pênis do cara em meio ao pelo e não encontrou” (pg. 201) e, em seguida, Bárbara afirma que “tem piroca pra todo mundo” (pg.202). Eu, por mais que fale palavrão numa boa, achei bem grosseiro o uso dessas frases. Enfim, achei a cena desnecessária e de mau gosto.

Uma última coisa que me incomodou, direi a seguir, mas devo avisar que é um pequeno spoiler, então, se você não quiser saber, pule este parágrafo e vá para o próximo. Durante todo o livro Analu fala sobre o quanto Murilo a machucou, que ele acabou com a vida dela, que jamais confiaria nele de novo e que eles nunca dariam certo juntos. Mas ela aceita transar com ele uma última vez, porque ela lembrava muito bem de como era o sexo com ele e sentia muita falta. Ou seja, o cara não te faz bem, te machuca e você sabe que não pode confiar nele, esse relacionamento não te faz bem nenhum, mas tudo bem transar com ele de novo, porque ele é lindo e gostoso. O que não pode é ter um relacionamento firme. De novo a “maturidade sexual” que não combina com a personagem. Num livro de ficção juvenil.

Não consegui tirar nada do livro, não me acrescentou em nada, achei vazio. Um acidente aconteceu e, aparentemente, sem motivo algum, uma vez que não mudou nada na história. Os personagens são todos rasos, não consegui me conectar a nenhum deles.  


Gosto muito da Pâmela e pretendo continuar lendo seus livros. Acho que ela escreve bem, de verdade. Mas pra mim, infelizmente, Uma história de verão não ficou legal.







Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos