Boa noite - Pâmela Gonçalves

Título: Boa noite
Autora: Pâmela Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 240


"Acho que a maioria das pessoas que chega na universidade espera que a vida tome um rumo completamente diferente... Obviamente eu também. Tudo o que eu quero é começar de novo. É nisso que eu penso enquanto encaro a parede de tijolinhos à frente. Só quero deixar tudo pra trás e enfim ser alguém legal."


Alina é uma garota de 18 anos, recém-formada no Ensino Médio, que mora no interior de Santa Catarina. Ela é muito apegada à sua família e se dá muito bem com seus pais e seu irmão, mas ela não quer mais ter uma vida previsível.

Assim, ao invés de ir para a faculdade na sua própria cidade, que era o esperado, ela decide se mudar para Florianópolis e estudar Engenharia da Computação numa faculdade de lá, num lugar totalmente novo, cheio de coisas novas e com a promessa de uma vida nova..

Ela sempre fora uma garota muito centrada e certinha, nunca havia bebido ou fumado na vida. Então, quando ela conhece seus colegas de república – a República das Loucuras –, um mundo completamente novo e repleto de possibilidades se abre à sua frente.

Nessa república moram Manu, estudante de Comunicação e doida do pedaço; Talita e Bernardo, estudantes de Administração e insaciável casal de namorados; e Gustavo, estudante de Medicina e o cara mais lindo que Alina já vira na vida.

Para se enturmar e já ser apresentada à vida noturna, ela concorda em sair com os novos amigos para conhecer os bares e participar das melhores festas, principalmente das que o curso de Medicina organiza. Uma vez que ela deseja se reinventar, nada melhor do que seguir os novos amigos, certo?

Numa dessas saídas, ela acaba conhecendo Artur, o segundo cara mais lindo que ela já viu na vida, carismático, dono de um sorriso encantados e também aluno de Medicina.

Na faculdade, ela tem de lutar contra o preconceito de seus colegas e professores homens (há apenas 4 mulheres na classe, contando com ela), que insistem em afirmar que Engenharia da Computação é um curso 100% masculino e estão sempre com piadinhas idiotas, cheias de preconceitos e duplo sentido. Fora o assédio frequente por parte deles, é claro.

Com essa vida nova, estressante e cheia de desafios, tendo que lidar com seu envolvimento com Artur e o aparente desprezo de Gustavo por essa situação, Alina ainda se verá obrigada a enfrentar os horrores dos abusos sexuais sofridos por mulheres nas festas universitárias.

E, para terminar, uma página no Facebook com uma lista de garotas com as mais perversas classificações, onde figura o seu nome.

Como ela vai lidar com todos esses conflitos?


Aí vocês me perguntam: “Mas San, você não disse que não lê livros de youtubers? Como que leu esse então?”

Sim, é verdade, eu não leio livros de youtubers e acho que não preciso explicar o motivo. No entanto, a Pâmela há muito tempo tinha um blog sobre livros, que eu seguia e onde eu lia várias resenhas sobre os livros que ela lia. Depois de um tempo ela parou com o blog e ficou só com seu canal no Youtube, que tem o mesmo fim do blog: falar sobre livros. Até que ela resolveu escrever seu próprio livro. De ficção, e não sua biografia. E foi aí que eu fiquei curiosa. Como gosto de seu canal e gostei muito do seu conto no livro O amor nos tempos de #likes, resolvi ler seu livro solo. E aqui estamos nós.

Gostei muito da maneira com a qual ela foi desenvolvendo a personalidade de Alina, fazendo-a ir se descobrindo e mudando as coisas aos poucos.

Alina é uma garota tímida, bem na dela, que nunca viveu muitas emoções na vida e que, de repente, é levada para um mundo de festas, bebidas e garotos, descobrindo um novo mundo onde ela é independente e não precisa mais dar satisfações a ninguém – ou quase isso.

Seus novos amigos da república são a apaixonantes e eu gostaria muito de ter passado mais tempo com cada um deles.

E aqui vem a parte mais interessante pra mim: mesmo sabendo que o tema do livro era abuso sexual, só durante a leitura é que eu fui descobrir que o título – Boa Noite – é uma alusão à droga “Boa-noite-Cinderela”, muito usada em festas para dopar as garotas para que os caras possam abusar delas. E é exatamente sobre isso mesmo que o livro trata.

Só preciso registrar minha pequena frustração referente a isso. Como o livro trata sobre essa temática de abuso sexual, eu achava que a experiência da protagonista com isso seria absurdamente devastadora – eu queria que fosse assim! –, mas não foi. Eu gostaria muito que a Pam tivesse ousado mais nessa parte e feito a gente soluçar enquanto lia.

Uma outra coisa que eu acho que ela poderia ter feito, era desenvolver mais a parte da investigação policial. Ali tinha gancho para várias situações bem legais que ela poderia ter aproveitado.

O romance é fofo e lindo de viver, mas eu queria muito, muito mesmo, que tivesse mais! Apesar de o nível de fofura ter sido alcançado, eu tinha necessidade de muito mais páginas dedicadas a esse amor. Fica aqui o meu registro: eu desesperadamente quero mais! <3

Enfim, mesmo tendo feito essas observações, quero dizer que a Pam está de parabéns! Quando eu comecei a ler o livro, eu simplesmente não conseguia mais parar e segui madrugada a dentro, até chegar à última palavra da última página.


Boa Noite é um ótimo livro e faço questão de recomendar.



Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos