A outra casa - Sophie Hannah

Título original: Lasting damage
Autora: Sophie Hannah
Editora: Rocco
Série: Spilling - livro 6
Páginas: 460

"Abro os olhos e vejo um volume vermelho. Inicialmente não sei para o que estou olhando, e então... Ai, Deus, não pode ser. Ai, cacete, ai, Deus. Sangue. Uma mulher caída de barriga no meio da sala, e sangue, um lago dele, sobre o carpete bege."


Uma definição para esta resenha: CONFUSA.


Connie e Kit Bowskill sempre quiseram morar em Cambridge e, notando que a mansão Bentley Grove estava à venda, Connie entrou no site da corretora onde a mansão estava à venda para dar uma olhada. Já era tarde – 01h00 da manhã – e ela teve que esperar Kit dormir para que pudesse fazer isso. 
Depois de clicar em todas as fotos e avaliá-las muito bem, ela resolve fazer um tour virtual. Girando lenta e panoramicamente pela casa, a câmera de remente mostra uma mulher caída no chão, com o rosto para baixo, numa poça de sangue. Morta. 

Horrorizada, Connie corre para acordar o marido, mas quando ele faz o tour virtual pela casa, não há nenhuma mulher morta, nem sangue, nem nada. Apenas um tapete bege numa sala comum. 

Depois disso, infelizmente, nas próximas 250 páginas a narrativa fica muito lenta e trata, na maior parte do tempo, sobre a sanidade – ou a falta dela – de Connie, seu relacionamento com Alice, sua terapeuta homeopática, com seus pais, a irmã e o marido.
 
Também ficamos sabendo um pouco sobre as vidas confusas de alguns personagens que trabalham em uma delegacia.

Charlie e Simon, ambos policiais, agora se casaram e estão em lua-de-mel. Nós ficamos sabendo dos acontecimentos nesse cenário através de Charlie, que narra tudo ao mesmo tempo em que tenta decidir se ela e Simon se amam de verdade. 

Connie conversa com Alice sobre tudo o que aconteceu e esta a aconselha a informar o “assassinato” a Simon. Porém, quem atende ao seu chamado é Sam, substituto de Simon. Connie conta tudo a Sam nos mínimos detalhes, enquanto ele presta atenção e anota tudo. Depois de investigar a casa e não encontrar nada, Sam fala novamente com os Bowskill e acaba dizendo que, talvez, Connie possa ter imaginado o corpo na casa.

Algum tempo depois, uma outra mulher aparace na história dizendo ter visto o mesmo corpo no mesmo tour virtual pela mansão
Bentley Grove. Com isso, Sam liga para Simon, que acaba encurtando a lua-de-mel para ver o que está acontecendo.

Nesse ínterim, Connie faz contato com a dona da mansão, uma médica chamada Selina, e tenta falar com ela sobre o ocorrido, mas isso só serve para piorar as coisas e deixa-la mais confusa. Ela começa a ter desmaios e ataques de pânico frequentemente, o que a deixa preocupada sobre sua saúde mental e física, se perguntando se o assassinato realmente aconteceu. 

Como podemos ver, o livro é repleto de personagens (
E há ainda outros personagens que eu nem mencionei!) e a narrativa é feita sob várias perspectivas diferentes. Tantas coisas acontecem que fica difícil de lembrar com quem e porquê que tudo aconteceu. 
Depois de voltas e mais voltas na narrativa, o livro melhora nas últimas 150 páginas, preocupando-se em esclarecer mais como e porquê o assunto principal – a suposta morte de uma mulher – aconteceu e menos em quem foi o autor da coisa toda.

Quando vi esse livro no catálogo, eu quis ler na hora, pois eu adoro romances policiais. Mas toda minha empolgação desvaneceu-se quando, em várias vezes, me vi perdida em meio a personagens que falavam de sobre coisas das quais eu não fazia ideia do que fossem.

Outra coisa que me desagradou: Muitas e longas reflexões dos personagens sobre si mesmos, com várias conjecturas inúteis que não levavam a nada e com as quais a gente precisava conviver dentro da cabeça deles.
Por fim, há uma coisa a ser ressaltada: eu não sabia que este livro era o em uma série policial. Assim, as muitas vezes em que me vi perdida no meio da história, devem-se ao fato de eu não ter lido os livros anteriores. Acredito que isso tenha influído muito no meu desapontamento com a trama.
Sim, no final da história, o mistério é resolvido e podemos entender grande parte do que ficava sem resposta durante a narrativa, mas também outras coisas relacionadas a personagens secundários ficaram pendentes, certamente porque serão melhor desenvolvidas numa outra sequência.
Tenho certeza de que eu gostaria muito mais do livro se eu tivesse lido os anteriores e estivesse 100% em sintonia com o mundo dos personagens. O problema é que apenas os livros 2 e 6 da série foram lançados aqui no Brasil. Desta forma, quem se interessou vai ter que caçar os demais livros em inglês na internet.




Nenhum comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos