AMOR DE PERDIÇÃO por Camilo Castelo Branco


Autor: Camilo Castelo Branco
Editora: Martin Claret
Páginas: 160
Classificação:


Amor de Perdição é a história de um herói, Simão Botelho, que, junto às personagens Tereza e Mariana formam a tríade da “Religião do Amor”, como o diz o próprio autor. Daí a explicação do título da obra “Amor de Perdição”.
É uma novela de amor, de sofrimento, de ironias e de riquezas. Começa com Domingos José Correia Botelho de Mesquita e Meneses, um fidalgo de linhagem, patriarca da família de Simão casado com Dona Rita Tereza Margarida Preciosa Da Veiga Caldeirão Castelo Branco, filha de um Capitão de Cavalos. Domingos Botelho era extremamente feio, não tinha grandes bens de fortuna, autoritário e inflexível. Foi Corregedor de Viseu. Apresenta ainda a família de Tereza em seu patriarca Tadeu de Albuquerque.


“Tereza respondeu, chorando, que entraria num convento, se essa era a vontade de seu pai; porém, que se não privasse ele de tê-la em sua companhia, nem a privasse a ela dos seus afetos, por medo de que sua filha praticasse alguma ação indigna, ou lhe desobedecesse no que era virtude obedecer. Prometeu-lhe julgar-se morta para todos os homens, menos para seu pai. Tadeu ouvi-a e não lhe replicou.”

Após apresentar as famílias nobres, volta-se a história de Simão, seu pai era Fernão Botelho. Simão quer casar-se com D. Rita, mesmo diante da rivalidade das famílias. Ao se apaixonar por Tereza, fiel aos sentimentos desse amor, ao perceber que seu primo que separá-los, num duelo mata Baltazar e se entrega para polícia, sua prisão determina seu fim na obra. Tereza tem 15 anos, bonita, de caráter forte, apaixonada por Simão, luta contra a família para não casar com Baltazar, é presa no Mosteiro de Monchique longe de todos, mas sua felicidade não chega. Mariana é a outra ponta do triangulo amoroso. Mulher de 24 anos, de família mais popular, torna-se amante de Simão, silenciosa, camponesa e obediente vivia aos afazeres do lar, era extremamente prendada. Tinha formas bonitas e um rosto que mesclava o belo de sua paixão e o triste dos ciúmes que era obrigada a sentir em seu silêncio. Infelizmente nesse triângulo ninguém se realiza. Todos perdem com o desfecho trágico da prisão de Simão e a condenação ao degredo na Índia. 



Daqui

Um comentário

Anonymous disse...

Por que nao:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos