As Memórias do Livro: Manuscrito de Saravejo (People of the Book) - Geraldine Brooks






Ediouro. 400p.


Da Espanha de 1480 até a enfraquecida Sarajevo de 1996, um livro sagrado de valor incalculável é caçado por fanáticos políticos e religiosos. Seu destino está nas mãos de uma talentosa conservadora de livros a charmosa protagonista Hanna, e sua recuperação resulta em um mistério histórico arrebatador.Quando Hanna é chamada a Sarajevo para examinar o Hagadá, um código judaico do século XV que havia desaparecido durante a guerra da Bósnia, ela não pode acreditar que um documento tão maravilhoso estava preservado depois de tantas guerras e tanto preconceito. A partir de pistas encontradas no próprio manuscrito uma asa de inseto, manchas de vinho e um pêlo branco Hanna desvenda uma série de enigmas fascinantes e reconstrói as memórias do livro. E o resultado é um verdadeiro épico, uma corrida contra o tempo para revelar o passado e dar espaço à crônica da história do livro, enquanto Hanna procura a cura para uma criança vítima da intolerância da guerra, um amor impossível, sua própria identidade e proteção: do Hagadá e de sua própria vida.

***************************************************************************************************
Há tempos que esse livro estava na minha estante, o comprei naquelas promoções tentadoras em lojas na internet. Fui lendo outros livros, outras histórias, outros personagens, mas agora me decidi por ele e não me arrependi.
Nesse romance ficcional, a autora nos leva por vários países em diversas épocas na trajetória de um livro, sim, ele tem memórias, assim como quaisquer documentos.
A fascinante trajetória da Hagadá judaica por várias épocas, mãos e situações nos mostra o quanto somos diversificados como seres humanos e ao mesmo tempo unos.
A cultura é diferente em diversas partes do mundo, mas a fé, a amizade são universais. Independente do seu gosto literário, vale a pena ir com Geraldine Brooks no caminho d'As Memórias do Livro.


Recomendo a leitura!

3 comentários

Almeida Lucius ™/ Ulisses Reis ®/Heleno Vieira de Oliveira disse...

Fico fascinado pela maneira que descreve o livro e como me ajuda, muito obrigado, beijos !!!!

Louise Oliveira disse...

Obrigada pelo convite, mas eu n escrevo resenhas, nao sei. rss
Eu só converso sobre o que li, eu n gosto muito de se formal, me atrapalho toda, mas agradeço a sua generosidade. E o seu blog é lindo, muito bem arrumado, amei, vou sempre passar p aqui.
Bjs, amiga. Lu

Editora Muiraquitã disse...

Olá.
Passando por aqui para avisar que temos sorteio no blog da Editora. Passa lá: http://editoramuiraquita.blogspot.com/2010/04/sorteio-do-livro-roteiro-sentimental-do.html

Abraços.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos