JANE EYRE - Charlotte Brontë



Editora Landmark. 528p. Edição Bilíngue.
Classificação:

Ainda não consigo descrever tudo o que senti enquanto lia este romance que se tornou meu clássico preferido.
Mozi não poderia ter me dado livro melhor! :)
Bem, vamos à resenha:

Jane Eyre é uma autobiografia ficcional.
Órfã de pai e mãe, Jane era uma menina comum, sem nenhuma beleza que chamasse a atenção de alguém para si, criada pela mulher de seu falecido tio, a Sra. Reed. No entanto, o tempo todo Jane é alvo do ódio da tia e de seus primos, principalmente de John, que a espanca em todas as oportunidades que tem.
Sempre vista como uma criança mentirosa e malvada, Jane é frequentemente submetida a castigos e falsas acusações, o que só faz aumentar sua mágoa e rancor contra a família.

Algum tempo depois, é mandada para o Instituto Lowood que é, na verdade, uma instituição de caridade para crianças órfãs.
Mesmo sob uma educação rígida, Jane consegue algum tempo de bonança na escola e faz suas primeiras amigas: Helen Burns e Miss Temple. Ambas exercem uma influência muito positiva sobre Jane e a ajudam a moldar seu caráter genioso e melhorar sua personalidade.

Oito anos depois, com 18 anos, Jane já é professora no Instituto Lowood, mas sente que ali já não é mais seu lugar. Ela quer conhecer novos lugares, novas pessoas e ter uma vida nova. Assim, coloca um anúncio no jornal procurando um trabalho. Na semana seguinte, seu anúncio é respondido e Jane fica exultante. Despede-se da escola com ótimas referências e parte para Millcote, para ser governanta na mansão de Thornfield Hall e dar aulas a uma pequena menina chamada Adele.

Ao chegar em Thornfield Hall, Jane é recebida com todo carinho pela Sra. Fairfax, uma senhora muito amável, que é a administradora da casa. Sua primeira impressão é de que o lugar é simpático e de que será muito feliz ali.

Adele é uma menina de 9 anos, muito ativa e tagarela, mas ela e Jane ficam muito apegadas uma a outra. Passam o dia entre aulas e brincadeiras. Jane habitua-se à casa, se apega aos empregados, ao lindo lugar cheio de jardins e campos verdejantes, e sente que finalmente tem um lar.

Pouco tempo se passa e então o Sr. Rochester, dono da mansão, chega para passar ali uma temporada. Conhece Jane e fica muito intrigado com sua personalidade singular. Assim, passa a chamá-la para conversas na biblioteca todas as noites.


“- Está me examinando, Miss Eyre – disse ele. – Acha que sou bonito?
- Não senhor!
- Ah! Palavra de honra que existe alguma coisa de singular em você! (...) E quando a gente lhe faz uma pergunta ou uma observação que é obrigada a responder, você dá uma resposta direta que, se não é indelicada, é pelo menos brusca. O que quer dizer com isso?
(...) – Mr. Rochester, permita-me retirar minha resposta anterior. Não pretendia fazer uma réplica espirituosa. Foi apenas um erro.
- Apenas isso. Também acho(...). Você parece muito embaraçada, Miss Eyre, e já que não é mais bonita do que eu sou, um ar de embaraço fica-lhe bem. Além disso, ajuda a manter esses olhos penetrantes longe do meu rosto e os distrai com as piores flores do tapete. Assim, continue embaraçada. Minha jovem, estou disposto a ser comunicativo e sociável esta noite.”

Numa noite, Jane acorda com alguém mexendo na maçaneta da porta de seu quarto. Depois ouve risos abafados no corredor e, em seguida, sente cheiro de fumaça. Quando sai para ver o que está acontecendo, vê o quarto de Mr. Rochester em chamas, onde este dormia em sono profundo sem nada perceber. Com muito custo, Jane consegue acordá-lo jogando-lhe uma bacia d’água no rosto e salva-lhe a vida.



“- Isso é uma enchente? – gritou ele

- Não senhor – respondi -, mas era um incêndio (...).
- Em nome de todos os santos da cristandade, é Jane Eyre que está aí? – ele perguntou. – O que fez comigo, sua feiticeira? Quem mais está aqui, além de você? Planejava afogar-me?
(...) – Você salvou minha vida: tenho prazer em ser devedor de uma dívida tão grande (...) e não toleraria mais ninguém como credor de um favor assim imenso. Mas com você é diferente. Sinto que seus favores não me pesam, Jane.”

A amizade cresce entre os dois e Mr. Rochester passa a ter Jane como confidente e grande amiga. Ela, por sua vez, fica muito feliz com isso, apesar do humor inconstante do patrão.
  
Obviamente, o inevitável acontece: patrão e governanta se apaixonam um pelo outro. Jane acreditava que seu amor era um sonho distante e sequer percebe os esforços de Mr. Rochester para causar-lhe ciúme, até que chega o dia em que finalmente se declaram um ao outro.

Depois disso, Jane, que já se considerava razoavelmente feliz, passa a viver em estado de graça. O casamento é marcado para dali um mês e a cada dia do noivado Jane se encontra mais e mais apaixonada.

“Meu futuro marido estava se tornando meu mundo. Mais do que o meu mundo: minha visão do paraíso. Ele se interpunha entre mim e meus princípios religiosos, como o eclipse se interpõe entre o homem e a plenitude do sol. Naqueles dias, eu não podia ver Deus na sua criatura, pois havia feito dela um ídolo”.

O dia do casamento chega e, antes que a cerimônia termine, chega ao conhecimento de Jane um segredo terrível, que impedia cruelmente que seu sonho se realizasse.
Desesperado, Rochester tenta dissuadi-la a ser sua mulher a todo custo, mas Jane é firme em negar, embora estivesse aos pedaços por dentro.
Assim, enquanto todos dormem, Jane foge para longe de Thornfield Hall e para longe do amor de sua vida.

Mas sua história não termina aí. Muitas coisas e reviravoltas ainda acontecem na vida de Jane. No entanto, ela jamais deixou de amar a Rochester e pensar nele um dia sequer, e continua seguindo sua vida rumo ao desfecho que a mão do destino lhe escrevera, levando-a a acertar as contas com seu passado... e com seu amor.

Não posso deixar de mostrar a letra da linda música que Rochester cantou e tocou para Jane, num de seus momentos românticos. Porém, como a música é grande e este post ficará maior ainda se eu a colocasse nele, quem quiser conhecer a música, basta clicar AQUI. Asseguro que valerá a pena!

Com várias edições publicadas e adaptações para o cinema, Jane Eyre é um dos maiores clássicos da literatura de todos os tempos. E um dos livros mais lindos que já li na vida.


Abaixo, o trailer da mais recente adaptação do romance para o cinema, que estreou dia 21 de Abril nos cinemas.





Recomendadíssimo!

29 comentários

Luciana Mara disse...

Ai gêmea...
Agora eu quero desesperadamente!
Adoro clássicos assim...
Mais um livro para o planejamento de maio =P
Espero encontrá-lo num preço bacana...

Bjins
Ps.: Adorei a resenha apaixonada!

Kellen Baesso de Sousa disse...

Ai que linda sua resenha.
Já tinha ouvido falar do livro, mas nunca parei para ler nada mais sobre. Amei. Quero ler.
Mais um para a lista.
Beijos

Kate disse...

Vc já sabe né??? EU QUERO!!!

A série é uma graça mas tenho q ler o livro!!! =)

http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

Joe Silva disse...

Nunk li nada da Jane... já ouvi falar tanto dela em blogs e em alguns filmes, mas roamnce... (=P), não é bem minha cara...

O post ficou legal e muito bem escrito... parabéns pela resenha...

HUGS =D

Lilian Britto disse...

Nossa, que super resenha San, muito caprichada mesmo! Isso demonstra o quanto vc ficou apaixonada pelo livro! O único clássico que li (e q gostei) foi "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, mas confesso q fiquei c muita vontade de ler "Jane Eyre"... Onde tem pra vender?? rsrsrsr

Beijos, bom final de semana =*

@morenalilica

Tatiana disse...

Ai San... Só de ler as suas palavras eu já fiqueio emocionada. A música é linda! Quando eu ler o livro acredito que vou me debulhar em lágrimas!

Beijo

Gabriela Orlandin disse...

Já ouvi falar muito deste livro, afinal, é um clássico, rsrs. Mas nunca tinha lido uma resenha dele, adorei e agora quero ler.

Beijo!

Andréa disse...

É a segunda vez hoje que entro em um blog e dou de cara com esse livro!!! Eu já queria compra-lo, agora então nem se fala!!
É linda essa história!! (Neste momento estou baixando a mini série feita com base no livro!) E aguardando o novo filme!!

Bjus!!!

Entre Fatos & Livros disse...

Oi Sanzinha!
Tenho certeza que meus olhos brilharam lendo a resenha! EU PRECISO LER ESSE LIVRO! Adorei tudo e a resenha me deixou com água na boca!

Mas, tenho que confessar que não conhecia esse livro até agora! Parece ser o tipo de história capaz de entrar na minha lista de favoritos! Amei!

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Bruna Andrade disse...

Gente, sou louca pra ler Jane Eyre desde que uma guria leu o resumo na frente da turma na 6ª série! HAHA. Com essa capa linda então, só deu mais vontade de ler.

Ana Ferreira disse...

San, fiquei empolgada com a sua resenha :)
Não tenho certeza, mas acho que já assisti ao respectivo filme deste livro e achei-o muito, muito emocionante e belo.
Com toda a sua descrição, deu para notar o quão longa e cheia de reviravoltas é a história. Gosto de coisas assim, firmes e duradouras. Ainda mais sendo de época. haha

Beijos,
Ana - Na Parede do Quarto

Nanda disse...

Ei San,

Ai que resenha linda, eu nunca li o livro e nem vi nenhum filme. Quero ler antes, agora fiquei tão curiosa para saber o que acontece. ^^

bjo

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Sanzinha! Muito em breve pretendo ler Jane Eyre. Beijos!

Janaina disse...

Caramba Sanzinha ! Q resenha hein ?? Agora me deu vontade de ler ... ai ai ai ... mais um na lista de desejados.

Bjo

Paola Patricio disse...

Super resenha!!!!
Se superou!!! Sempre indicando livros super legais!

Seu Mozi tem super bom gosto!rsrsrs

Beijos

Camila disse...

Oi San,
Adorei a sua resenha super empolgante!! Parabéns!!
Preciso inserir uns clássicos na minha lista de próximas leituras!!
Beijos
Camila

Clícia Godoy disse...

Ahhhh!

Li sua resenha super empolgada!
E agora quero saber o final!
Juro, que fiquei morrendo de vontade de ler, se o livro estivesse aqui eu começaria a ler agora!!!

Bjinhos
Psiu!
Silencio Que Eu To Lendo

Ruthléa Nascimento disse...

Nossa Sanzinha, eu sou a-pai-xo-na-da por essa história! Amo os livros da Jane Austen, amo O morro dos ventos uivantes, mas Jane Eyre exerce um fascínio inexplicável sobre mim. Algumas falas do Sr. Rochester, quando seu segredo é revelado, são tão lindas que estou até decorando.

Parabéns pela resenha!

Abraços!

Mariana Ribeiro disse...

Olá, San!!
Adorei a sua resenha!!
Espero ter a oportunidade de algum dia poder ler este livro, pelas suas palavras me pareceu se mesmo imperdível!
Adoro histórias assim, com um bom toque se suspense também que agrada qualquer leitor.
Tenha uma ótima semana.
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Niii disse...

Tô com invejaa mortal sua, eu quero tanto ler esse livro *_*

vou participar da promo Glee o/
Quero ganharrr!

Diego disse...

Não conhecia esse livro...
Parece ser bem interessante, apesar de não ser o meu estilo preferido de leitura. =P
Ótima resenha! ^^
Beijos!

Mireliinha disse...

Que resenha linda *-*
Tenho uma SUPER vontade de ler esse livro :P

=*
Mi
Inteiramente Diva

­Nanda disse...

ÓOOTIMA resenha *-* Eu sempre tenho preguiça de ler suas enormes resenhas, mas nunca me arrependo, pq simplesmente num consigo me cansar! HAIUHEUAH :P Ai ai, esse livro parece ser mt bom! E não sabia desse filme recente, que vontade de ler, que vontade de ver, aaaaah. :(

Beeijos, nanda
www.julguepelacapa.blogspot.com

Lis disse...

oi flor!
A resenha ficou ótima, ainda não conhecia o livro, mas parece ser muito bom. To bem desinformada porque não conhecia nem as adaptações para o cinema. Ótima dica

Beijos
Bom FDS
Lis
Batalha Literária

deiare disse...

Sempre tive vontade de ler esse livro, mas essa sua resenha me deixou enlouquecida e curiosa...
Amei!!!
Bjos!!!
Andréia
Sentimento nos Livros

Adriana Brazil disse...

Que livro mais lindo!
A resenha tá totalmente convidativa a conhecer mais de perto essa história, pq já fiquei hiper curiosa!

Linda resenha San!
Lindo livro!

bjs

Hope Lavelle disse...

Ah, agora eu quero ler mais ainda! :) *---*

RUDYNALVA disse...

Esse livro é daqueles que nos transporta no tempo.
San, pela sua resenha, pude perceber o tamanho do impacto que o livro causou em vocÊ...
Vi otrailler e achei ainda mais interessante.
Tenho de ler.
cheirinhos
Rudy

Mariana Renz disse...

Tem filme deste livro?
Eu amaria ver

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos