O MISTÉRIO DO CÍRCULO - Leandro Luzone


Editora Novo Século. 428p.
Classificação: 
Sinopse: Em pleno século XXI, em meio a uma série de mortes misteriosas, cujos indícios revelam o ressurgimento da Inquisição, um assassino, à solta em Londres, mata as suas vítimas com instrumentos assustadores, desafiando o inspetor Kent Moreton e o seu assistente Jacques Gilly a solucionar o mistério antes que seja o fim do Círculo, uma ancestral ordem mística.
Nesse contexto, um padre italiano, Gianluca Bonera, conhece Ayna Fulke, uma cientista pesquisadora de um laboratório especializado em células-tronco, em virtude da doença de sua mãe. Aos poucos, eles despertam para o amor, à medida que ocorrem os assassinatos. Porém, o que Bonera não podia imaginar é que Ayna, além de cientista, era uma sacerdotisa do Círculo.

Envolvidos nessa inesperada trama policial, Ayna e Bonera participam das investigações e tentam ajudar a Scotland Yard a descobrir a verdadeira identidade do assassino. Entretanto, após a descoberta de novos indícios, a Congregação para a Doutrina da Fé – a seção da Cúria Romana que substituiu a Inquisição – torna-se a principal suspeita dos assassinatos das sacerdotisas, pela possível participação de um de seus membros.
Após o convite de Ayna, Bonera conhece o Círculo e passa a acompanhar as cerimônias da Roda do Ano Celta. Apesar do ceticismo inicial, aos poucos, ele percebe um renascimento em sua espiritualidade, que lhe proporciona uma nova perspectiva de entender o mundo, esquecida através do tempo e da evolução da humanidade.


Londres, 2006.

Uma mulher é encontrada morta, vítima de uma terrível tortura. A Scotland Yard é chamada e os próprios agentes ficam chocados com a cena. A vítima havia sido eviscerada viva.

O assassino psicopata está cumprindo ordens e matando sacerdotisas da cultura celta. As vítimas são oito e, para cada uma, está reservado um instrumento de tortura que foi usado pela Igreja Católica na época da Inquisição.

No meio disso tudo, dois personagens se destacam: Ayna Fulke e Gianluca Bonera.

Ayna é uma mulher linda e uma das principais médicas do laboratório Life, que está realizando uma promissora pesquisa sobre a utilização de células-tronco em pacientes que sofrem do Mal de Alzheimer.

Gianluca é um jovem padre italiano, que procura Ayna no auge do seu desespero, pedindo para que ela ajude sua mãe, que sofre do Mal de Alzheimer. Sim, ele sabe que a igreja é contra a utilização de células-tronco, mas, para salvar sua mãe, ele é capaz até de contrariar a igreja. Até porque não compartilha das mesmas opiniões.

Ao se conhecerem, ambos ficam interessados um pelo outro.

Gianluca conhece Ayna ao mesmo tempo em que o agente da Scotland Yard e fica por dentro do que está acontecendo. Fica sabendo que a primeira vítima era amiga de Ayna e teme por sua vida, o que o deixa determinado a proteger Ayna a todo custo.

O tempo vai passando, mais mulheres vão morrendo – todas do círculo de amizade de Ayna – e a polícia continua sem pistas.
Ayna e Gianluca começam uma investigação paralela à da polícia, procurando saber sobre os instrumentos de tortura. Com isso, passam a se encontrar mais vezes e o interesse entre ambos só aumenta. O padre tem a chance de conhecer melhor a médica e, também, de ser apresentado à cultura celta, da qual ela é descendente. Ela passa a lhe explicar e a contar tudo sobre os rituais, a importância da natureza e a influência de tudo no espírito.

Gianluca, então, passa a questionar tudo aquilo em que acredita e o que aprendeu no seminário, olhando as questões da vida e do espírito sob uma nova perspectiva. Tudo isso acontece enquanto correm contra o tempo para salvar a vida de Ayna, que faz parte da lista de vítimas do Inquisidor de Londres.

As informações culturais e geográficas contidas no livro são muito, muito interessantes e muito bem explicadas. Essa parte eu adorei.

Só o que não gostei no livro foi a falta de ação da polícia. O agente só mostrava serviço quando uma nova vítima aparecia. E, já que toquei nesse ponto, não entendi porque as sacerdotisas, sabendo que certamente morreriam no dia do ritual, continuaram levando a vida numa boa e se preparando para as cerimônias. Afinal de contas, se corriam risco de morte, a lógica era que fossem protegidas e levadas para outro lugar, cancelando as cerimônias. Tudo bem que as cerimônias eram importantes, mas a vida é mais, não? Enfim, a história teria muito mais lógica com elas sendo protegidas e também muito mais ação e emoção, uma vez que o assassino teria de driblar a proteção para sequestrá-las.
Claro, esta é só a minha humilde e particular opinião.

Mas O Mistério do Círculo é um bom livro, com uma história muito interessante, principalmente por abordar temas como ciência, espiritualidade e o poder da Igreja. Torno a dizer que as informações culturais e geográficas são um show à parte!





15 comentários

Bianca Wagner disse...

Agora que eu quero ler :D

Tatiana disse...

Caramba San... São tantos livros que eu pretendo ler após a sua indicação que terei que ganhar na Mega Sena...rsrs

Um beijo muito carinhoso para você!

Nanda disse...

Ei San,

Concordo com vc, a parte da descrição de lugares e a parte histórica é muito legal e muito bem escrita.

Já a parte da trama policial para mim deixou a desejar, polícia não faz nada, as vítimas sem ação... ah sei lá rs.

bjooo

Luciana Mara disse...

Ei gêmea!
Agora que tô vendo Bones, estou totalmente inserida no meio investigativo e policial...kkk
Se a parte de ação fica a desejar, acho que tô dispensando viu...kkk
E 3 estrelas?
Vou deixar este livro passar...
Bjins

Mariana Ribeiro disse...

Olá, San!!
É uma pena que o livro não foi tão bom quanto o esperado. Realmente em livro policiais tem que ser tudo elucidado direitinho, não é bom deixar peças soltas e tem que ter coerência na história.
Concordo com seu ponto de vista.
Bom findi.
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Adriana Brazil disse...

Oi San!
Não conhecia o livro. Parece ser interessante, porém, como minha lista de "vou ler", é bem grande, esse seria um dos últimos, não sou muito fã dessas combinações.
Porém sua resenha foi ótima!
bjuus

Entre Fatos & Livros disse...

parece interessante.
Se eu tiver oportunidade, eu leio. Gosto do estilo, mas nunca tinha ouvido sobre esse livro.

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Kate disse...

Adorei a resenha, estranho mesmo esse povo naum lutar pela própria vida...

http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

Elcio Tuiribepi disse...

Oi San...to ficando doido, já nm lmbro se comentei lá no seu blog da suposta coletiva...rsrs...acho que comentei, mas pra não ficar no devo...rsrsrs
To por aqui absorvendo as dicas...rsrs
Um abraço na alma
Beijoooo

Camila Monteiro disse...

Nossa, que resenha, impossivel nao gostar do livro, vou procurar com certeza!!!

Ahhh me fala onde vc achou esse passarinho do twitter que fica acompanhando??? Eu quero pra mim também, me conta?

Beijos

Niii disse...

Pena que não foi o esperado!
Odeio quando isso acontece. Pelo jeito dele não faz meu estilo. =x

bjs

★★ GIZA ★★ disse...

OUTRO DIA QUASE COMPREI ESSE LIVRO AMIGA.
GOSTEI DEMAIS DA SUA RESENHA!!!!
BEIJOS

Paola Patricio disse...

Simplesmente adorei a resenha!!!
Adoro livros assim, mistério, religião... Tudo de bom!!!

Marcela Vasconcelos disse...

Sanzinha, seu blog é ótimo! Como sempre, você enriquecendo nosso "universo literário" com suas excelentes dicas!

Beijos!

Marcela
Giro Letra
www.giroletra.com.br

deiare disse...

Eu estou lendo, mas concordo com você na questão de segurança às sacerdotizas.Mas eu amo tudo relacionado a mitologia celta, então esou adorando o livro...
Bjos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Últimos livros lidos